Polo Astronômico Itaipu

Polo Astronômico de Itaipu – uma aula de astronomia.

Tempo estimado de leitura: 3 min

Sabe aquele passeio imperdível para os pequenos curiosos? O Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho , em Itaipu, é o local perfeito para matar algumas das curiosidades dos pequenos e porque não dos adultos!

É um dos passeios menos conhecidos do Turismo Itaipu, mas nem por isso perde seu brilho. Muito pelo contrário. Onde mais podemos encontrar planetário, observatório, plataforma de observação a olho nu e ficar cara a cara com um extraterrestre?

O Polo Astronômico de Itaipu faz parte do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e, portanto, não é apenas uma atração para visitação, mas um centro de pesquisa. E logo de cara a pesquisadora aqui notou algumas pesquisas interessantes em andamento por lá, que logo em breve poderão estar disponíveis para os visitantes.

+ No post sobre o Refúgio Biológico mostrei todos os passeios disponíveis pela Turismo Itaipu em Foz do Iguaçu.

 COMO FUNCIONA O PASSEIO:

Como todos os outros passeios que fizemos em Itaipu o ônibus sai no horário marcado do Centro de Visitantes, levando todos ao espaço do Polo Astronômico. A quantidade de vagas por visitação é limitada.

Polo Astronômico Itaipu

No Polo Astronômico assistimos as explicações, vivenciamos algumas experiências e aprendemos muito sobre o espaço, as estrelas, os planetas e outros corpos celestes.

O passeio completo entre saída do centro de visitantes e retorno leva em torno de 2:30.

Fique atento aos horários. As saídas ocorrem 2 vezes ao dia de terça a quinta. Se sua intenção é ter a experiência do céu noturno terá que fazer a visita as sextas ou sábados onde acrescentam um último horário noturno. E esse último horário varia se estivermos no horário de verão.

Para não ter dúvidas sobre valores e horários do passeio, aconselho visitar o site oficial da Turismo Itaipu.

VISITAÇÃO EXTERNA

A visitação começa do lado externo do Polo Astronômico onde recebemos algumas informações sobre o sol, e sua influência nas estações do ano.

Aprendemos sobre o observatório solar indígena e como eles identificavam os solstícios de verão e inverno e os equinócios de primavera e verão. Também vimos como funciona um completo relógio solar.

Polo Astronômico Itaipu
Observatório Solar Indígena
Polo Astronômico Itaipu
Relógio Solar

ESPAÇO UNIVERSO

Nossa primeira parada na parte interna do Polo Astronômico é no Espaço Universo onde fizemos o experimento das bolas de boliche: perceber a diferença de peso de uma bola de boliche em diferentes planetas e na lua.

Polo Astronômico Itaipu

Nesse espaço também foi onde tivemos contato com o extraterrestre.

Antes vale uma explicação: extraterrestre é qualquer objeto de origem fora do Planeta Terra. Não necessariamente um ser vivo!

Nesse caso o nosso extraterrestre é um meteorito! Hauhauha Então, aprendemos sobre como os meteoritos são formados, sua composição (ferro) e como eles entram na atmosfera terrestre. E por fim, pudemos segurá-lo (é pesadinho apesar de pequeno).

Polo Astronômico Itaipu

Nessa área também estão expostas réplicas em miniatura de sondas e naves espaciais, protótipos de planetas e simuladores do sistema solar.

Polo Astronômico Itaipu

OBSERVATÓRIO

A terceira parte da visita foi no andar superior, no observatório. Com uma cúpula de 6 metros de diâmetro possui telescópios para observação do sol (diurna) e observação noturna.

Como nossa visita se deu durante o dia, utilizamos o telescópio sol (diurno) e pudemos ter a chance, ainda que rápida já que as nuvens começaram a atrapalhar a observação, de visualizar o astro rei.

Polo Astronômico Itaipu

Lembrando que não é recomendada a observação do sol a olho nu. Então também experimentamos observá-lo através da máscara de proteção.

Polo Astronômico Itaipu
Observando o sol com a máscara de proteção através da lente da câmera fotográfica (gambiarra kkk).

Fiquem atentos a previsão do tempo já que em dias de chuva ou de céu nublado não há observação (mas ocorre o restante do passeio).

PLANETÁRIO

A última parte da visitação ocorreu no planetário. Uma grande sala onde no teto é projetada uma sessão temática de um céu virtual em condições excelentes para observações, que varia de acordo com a época do ano (no nosso caso observamos um céu de inverno). Nesse vídeo acompanhamos explicações sobre os planetas, constelações, galáxias, etc., em 360º, como se estivéssemos abordo de uma espaçonave imaginária.

O vídeo é interessantíssimo! Mas um pouco longo (cerca de 30 minutos). E as poltronas mega confortáveis junto com o escuro total do espaço são propícios a um cochilo nos mais cansados. kkk

Importante destacar que esse planetário é o único com construção 100% brasileira! Palmas!!!

Nessa parte não é possível filmar ou fotografar para não atrapalhar a projeção, e até mesmo pelo escuro total do ambiente.

Lembrando que o espaço fica totalmente escuro para que a projeção saia perfeita, então crianças menores podem se assustar. E a questão do silêncio também é muito importante nessa hora. Então, se você ou suas crianças tiverem problemas com escuro e silêncio, melhor evitar essa parte para não comprometer a visitação do resto do grupo 😉


*Gostaria de agradecer ao Turismo Itaipu pela cortesia no ingresso, mas ressalto que todas as opiniões, recomendações e sugestões são baseadas em experiência própria.*

10 comments

  1. Que demais este passeio, a criançada de deve adorar. Eu amo conhecer Planetários, acho um passeio bem divertido e enriquecedor. Com certeza uma ótima opção de lugar para conhecer quando estiver em Foz.
    Abraços

  2. Que legal!!! Também quero segurar um meteorito! Hahaha… esse seu passeio me lembrou um pouco o Observatório de Griffith, em Los Angeles. Gostaria de ter conhecido esses lugares durante as aulas de física da escola. Certamente teria conseguido assimilar a matéria mto melhor.

  3. Oi, Aline!
    Também não sabia deste passeio. Deve mesmo ser interessante. Quando fui à Itaipu só consegui fazer a vista panorâmica e adorei. Obrigada por compartilhar!
    Gabi Pizzato

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.