Visita Panorâmica Itaipu – Conhecendo uma das maiores Hidrelétricas do Mundo.

Foz do Iguaçu possui diversos passeios para os mais variados perfis de turistas. Mas sempre 2 passeios se destacam nas listas de roteiros: Visitar as Cataratas do Iguaçu e conhecer a Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Já mostrei para vocês alguns dos vários passeios que podemos fazer pela Turismo Itaipu, mas sem dúvida um dos mais conhecidos é o Passeio Panorâmico onde podemos ter uma visão geral da imensidão dessa grandiosa obra, além de ser uma visita permitida para crianças. Outro passeio bem interessante e recomendado é Circuito Especial com a visitação na parte interna da usina até chegar a uma de suas turbinas, mas esse, infelizmente, só é permitido para maiores de 14 anos.

Aqui já peço desculpas pelo post enorme, mas uma obra desse porte merece um post a altura! 😉

O passeio da Visita Panorâmica tem saídas a cada 30 minutos, dura aproximadamente 2 horas, 3 paradas (Vertedouro, Mirante Central e Porto Kattamaram) e permite visualizar a imponência dessa construção já que além das 3 paradas o ônibus passa ao lado dos condutos forçados (tubos brancos que levam a água às turbinas) e também por cima da crista da barragem!

Já se você quiser fazer o Circuito Especial é preciso reservar com antecedência porque são apenas 24 vagas por horário e tem duração aproximada de 2 horas e meia. Se você estiver acompanhado por menores de 14 anos e não puder fazer esse circuito, não precisa desanimar. No Ecomuseu Itaipu existe uma réplica de uma turbina girando como se fosse de verdade. Vale para matar a curiosidade. 😉

+ No post sobre o Refúgio Biológico mostrei todos os passeios disponíveis pela Turismo Itaipu em Foz do Iguaçu.

Para não perder nenhuma postagem, que tal seguir o Vem que te Conto no Facebook, no Instagram e no Twitter?

UM POUCO DE HISTÓRIA DA USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU:

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma construção binacional, pertencendo metade ao Brasil e metade ao Paraguai.

O nome Itaipu vem do Tupi-Guarani e significa “pedra que canta”. Nesse trecho do rio onde hoje está instalada a usina havia uma pedra (na verdade, uma pequena ilha) que quando a água passava por ela emitia um som, como um assobio.

Durante a década de 1960, Brasil e Paraguai estudaram uma forma de aproveitar conjuntamente os recursos hídricos naturais que o Rio Paraná apresentava. Vale destacar que o Rio Paraná é o segundo maior rio da América do Sul e considerado o 8º rio mais extenso do mundo. As negociações para a construção da usina demoraram muitos anos e só em 1973 o Tratado foi assinado.

A Hidrelétrica de Itaipu foi construída no Rio Paraná entre 1975 e 1982, mas seu completo funcionamento só ocorreu em 2007 com a instalação das 2 últimas unidades geradores, totalizando 20.

A magnitude da Usina é indiscutível. Foram necessários cerca de 40 mil trabalhadores para sua construção, o que gerou um enorme aumento populacional em Foz do Iguaçu. Eram tantos trabalhadores juntamente com seus familiares que Itaipu teve que construir 3 grandes vilas para abrigá-los (vilas do tamanho de bairros) – contei um pouco dessa história no post sobre nosso City Tour em Foz. 12 milhões e 570 mil m³ de concreto (equivalente a 210 Estádios Maracanã), e uma quantidade de aço equivalente a 380 Torres Eiffel. A escavação retirou 23,6 milhões de m³ de solo. É muita coisa!!!!

O seu enorme lago possui cerca de 1350 km² de área inundada indo de Foz do Iguaçu até Guaíra em 150 km de distância. Apesar de não ser o maior reservatório de hidrelétrica do Brasil, é o que possui a maior capacidade, já que aproveitou um grande desnível natural do Rio Paraná nessa região. Em seu volume máximo comporta 29 bilhões de m³ de água.

Porto Kattamaram Itaipu

Infelizmente, como nem tudo são flores, principalmente quando falamos de grandes obras de engenharia, a construção de Itaipu fez desaparecer o Salto das Sete Quedas (Salto Guaíra) que foi, até 1982, a maior cachoeira do mundo em volume d’água. 😦

A estrutura da barragem é de concreto, enrocamento e terra tendo 7.919 metros de extensão total e alcançando 196 metros de altura máxima (equivalente a um prédio de 65 andares). São mais de 3 km de barragem de terra total (margem esquerda + margem direita), cerca de 2 km de barragem de enrocamento (pedras) e quase 3 km de concreto massa. Para quem tiver curiosidade de ver os detalhes da barragem e de cada um desses trechos pode encontrar informações nesses links: https://www.itaipu.gov.br/energia/caracteristicas-da-barragem e https://www.itaipu.gov.br/energia/barragem .

Detalhes sobre a construção da usina podem ser observados no Ecomuseu Itaipu e durante o percurso do Passeio Panorâmico.

Após bater o seu próprio Recorde em geração de energia, Itaipu alcançou o título de maior geradora de energia limpa e renovável do mundo, superando a China.

O acordo da Usina Binacional prevê a divisão meio a meio de tudo dentro de Itaipu, o que significa que metade dos funcionários são Paraguaios e metade Brasileiros, inclusive a parte da diretoria. Das 20 unidades geradoras, 10 são paraguaias e 10 são brasileiras, fazendo com que exatamente metade da energia gerada seja do Paraguai e a outra metade do Brasil. Ou seja, tudo é dividido certinho, como irmãos. 😉

Curiosamente a quantidade de energia produzida pelas 5 unidades geradoras do Paraguai é muito mais do que o Paraguai necessita (o país só usa a energia de 2 unidade geradoras), o que sobre, o Brasil compra. 🙂

Outra curiosidade é que apesar de Itaipu estar localizada em Foz do Iguaçu, a cidade não é abastecida pela energia de Itaipu. Isso porque não é possível usar apenas parte da energia de cada unidade geradora, e 1 unidade geradora é demais para Foz. A energia produzida por Itaipu abastece a região sudeste.

Perdoem-me se me estendi demais nessa parte da postagem, mas como Engenheira acabo me apaixonando pelas fantásticas grandes obras! Eu fico realmente embasbacada quando vejo essas obras frente a frente, assim como foi em Machu Picchu.

Procurando hospedagem em Foz do Iguaçu ? Utilize o banner do Booking localizado na lateral direita do blog, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

A VISITA PANORÂMICA

A visitação começa no Centro de Visitantes como a maioria dos passeios de Itaipu. No horário marcado somos direcionados ao auditório onde é apresentado um documentário de aproximadamente 10 minutos sobre a Hidrelétrica de Itaipu, juntamente com o pessoal que vai seguir para o Circuito Especial.

Após o vídeo somos direcionados ao ônibus panorâmico (daqueles de 2 andares, sem janelas). E nosso passeio começa. Um guia bilíngue segue explicando sobre a Usina de Itaipu, alguns detalhes de sua construção e dos locais por onde vamos passando.

Visita Panorâmica Usina Hidrelétrica de Itaipu

Visita Panorâmica Usina Hidrelétrica de Itaipu

Ao passar pela guarita somos alertados que saímos do Brasil e entramos numa área de segurança máxima Binacional.

Visita Panorâmica Usina Hidrelétrica de Itaipu

Pelo caminho avistamos algumas capivaras que fazem parte da paisagem de Itaipu.

Também pudemos ver o canal da Piracema que é um canal/rio artificial construído para ajudar os peixes a subir contra a correnteza do rio no período de desova já que a barragem impediria esse retorno. “O Canal da Piracema permite aos peixes migradores chegar às áreas de reprodução e berçários acima da usina no período da piracema, a migração reprodutiva, e seu retorno no período de outono e inverno, quando ocorre a migração trófica para áreas de alimentação.” Além da reprodução dos peixes, o Canal também é utilizado para esportes: parte das corredeiras, o chamado Canal de Itaipu, serve para a prática de esportes náuticos de competição, como canoagem de rafting e slalon.

Podemos ver, também, o bosque que Itaipu está promovendo onde cada funcionário que se aposenta ou completa 30 anos de empresa planta uma árvore. Já comentei no post sobre o Refúgio Biológico que Itaipu possui o maior programa de reflorestamento do mundo feito por uma hidrelétrica.

E durante esse trajeto, lá vem ela se aproximando, majestosa em meio as árvores. E a ansiedade de vê-la de perto foi tomando conta de mim!

Visita Panorâmica Usina Hidrelétrica de Itaipu

VERTEDOURO – 1ª PARADA

Nossa primeira parada nessa Visita Panorâmica foi para apreciarmos o Vertedouro. Para quem não sabe, essa é a parte da barragem que permite escoar a água excedente do reservatório para que ele não transborde por cima da barragem em épocas de grandes cheias.

Visita Panorâmica Usina Hidrelétrica de Itaipu

Para frustração de muita gente, ele não fica vertendo água o ano inteiro. Mas quando abre sua vazão máxima pode chegar a 40 vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu!!! Impossível um Macuco Safari por aqui. Hauhauaha

Dica: não é garantido, mas faz alguns anos o vertedouro tem sido aberto no mês de maio. Inclusive semana passada estava vertendo muito água por ele!

É nesse ponto da visita que podemos fotografar no famoso letreiro de Itaipu! *.*

Visita Panorâmica Usina Hidrelétrica de Itaipu

MIRANTE CENTRAL – 2ª PARADA

Retornamos ao ônibus para uma nova parada, dessa vez no Mirante Central.

Aqui encontramos o Painel do Barrageiro e a escultura do Homem de Aço ambos confeccionados por trabalhadores da usina. Nessa parada temos lanchonete e banheiro.

Visita Panorâmica Usina Hidrelétrica de Itaipu

Visita Panorâmica Usina Hidrelétrica de Itaipu

É nesse momento que visualizados a plenitude dessa imensa barragem de concreto. Conseguimos ver os 20 condutos forçados que levam a água até as turbinas. Se prestarmos atenção conseguimos identificar os 2 últimos a serem construídos, em 2007, já que a cor do concreto é um pouco mais clara neles.

Visita Panorâmica Usina Hidrelétrica de Itaipu

Também podemos perceber um jato de água saindo “por baixo da barragem”. Essa água é a água utilizada no resfriamento da usina. Não é a água que sai das turbinas, pois estas estão em cota bem mais baixa.

PASSEIO PELA CRISTA DA BARRAGEM

Retornamos ao ônibus para continuar nosso passeio e dessa vez o trajeto é sem paradas, mas temos a visão da barragem de um ângulo bem interessante: por cima da crista da barragem. Ou seja, subimos no topo dela!

Visita Panorâmica Usina Hidrelétrica de Itaipu

Passamos pelo lado dos imensos tubos brancos (onde dentro estão os condutos forçados com cerca de 10,5 metros de diâmetro) – a vazão de água que passa por 2 desses condutos equivale a vazão média das Cataratas do Iguaçu!!!! Continuamos por cima do vertedouro e por fim chegamos ao topo da barragem!

Visita Panorâmica Usina Hidrelétrica de Itaipu

De um lado o calmo Rio Paraná após passar pelas Turbinas de Itaipu com Foz do Iguaçu ao fundo e do outro lado o imenso lago.

Visita Panorâmica Usina Hidrelétrica de Itaipu

Vimos as grandes torres de transmissão que trazem a energia de Itaipu até aqui, no sudeste.

Visita Panorâmica Usina Hidrelétrica de Itaipu

E seguimos para nossa última parada.

PORTO KATTAMARAM – 3ª PARADA

Em Porto Kattamaram fica a última parada da Visita panorâmica. Esse é o local de onde sai o Passeio de Kattamaram, que nós fizemos no por do sol.

Porto Kattamaram Itaipu

Nesse local tem restaurante, lanchonete e um píer para apreciar a imensidão do lago.

Essa parada não tem tempo mínimo, você pode descer ali e ficar quanto tempo quiser, retornando nos próximos ônibus que forem chegando. Ou até mesmo já emendar no passeio de Kattamaram. 🙂

De lá o ônibus retorna para o Centro de Visitantes, terminando o passeio.


Nós fizemos os passeios em Itaipu em 2 dias já que visitamos o Refúgio Biológico, o Ecomuseu, o Polo Astronômico, a Visita Panorâmica e o Passeio de Kattamaram. Mas se você não tiver tantos dias em Foz, sugiro fazer o Ecomuseu, a Visita Panorâmica e emendar no Kattamaram para fechar o dia. 😉

Lembrando que se você sair de Itaipu muito tarde é ideal que esteja já com transporte agendado pois fica tudo deserto e sem táxi por ali. Nossos transfers para Itaipu foram realizados pela Guia Nilsa. Ela guia cadastrada pela Cootrafoz e possui uma van de 15 lugares, podendo atender desde famílias até grupos maiores. Para orçamentos e agendamentos ela atende pelo wahtsapp (45) 91083151 e pelo e-mail iguassulife@gmail.com.

Precisando alugar carro em Foz do Iguaçu? Utilize o banner do Rentcars localizado na lateral direita do blog, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página você não paga nada a mais por isso e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

Deixo pra vocês um vídeo de um documentário muito interessante sobre a história da construção dessa fantástica obra de Engenharia.


Se quiser saber mais sobre Foz do Iguaçu, não deixe de ler nosso Roteiro de 8 dias em Foz do Iguaçu e dicas de 20 passeios pela região.

Continue acompanhando nossas séries de postagens sobre Foz do Iguaçu para descobrir ainda mais desse destino encantador. 🙂

*Gostaria de agradecer ao Turismo Itaipu pela cortesia no ingresso, mas ressalto que todas as opiniões, recomendações e sugestões são baseadas em experiência própria.Reservando através de algum link do programa de afiliados no nosso blog, você não pagará nada a mais por isso e ainda contribuirá com uma comissão para ajudar o blog a melhorar cada vez mais.*

Na hora de planejar e reservar as viagens, lembre-se que você pode fazer as reservas de hotéis, carros e seguro viagem diretamente no nosso blog. Você não paga nada a mais por isso e ainda contribui com uma comissão para ajudar o blog a melhorar cada vez mais.

Nós só indicamos os serviços que testamos e aprovamos.

14 comments

  1. Gente, é o 6º artigo que leio sobre Foz. Semana passada fiz um roteiro para uma cliente pra lá. Acho que é um sinal, né? Preciso ir pra Foz urgente! Adorei o post, parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ah, que saudade que deu. Fizemos este passeio em 2004 e nossa caçula tinha só 3 meses e estava lá, heheheh. Foi maravilhoso e também não estava vertendo água, hahahah, também me frustrei. Adorei o post, super completo, parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s