Como se locomover em Foz do Iguaçu?

*Viagem de casal com criança de 6 anos em Janeiro de 2017.

Você está pensando em ir para Foz do Iguaçu e não tem ideia de como se locomover por lá? Você não está sozinho! Sempre que vejo as pessoas comentando sobre uma nova viagem umas das primeiras dúvidas é como se locomover na cidade. Vale a pena alugar um carro? E contratar um transfer? Táxi é caro? Transporte público funciona?

E sobre Foz do Iguaçu essa discussão acaba sendo muito longa! Já que os principais passeios por lá são em pontos extremos da cidade.

Nós estivemos por 8 dias em Foz do Iguaçu e fiz uma análise sobre os prós e contras de algumas formas de transporte por lá. Como tive quase 6 meses para programar a viagem, estudei bastante sobre as 4 possibilidades que vou listar para vocês aqui.

Claro que a decisão de qual tipo de transporte usar vai depender de alguns fatores como: quantidade de dias na cidade, tamanho do seu grupo, disponibilidade de horários, valores, dentre outros. Então, decidir qual transporte usar não é uma conta fechada que vale igual para todo mundo. Cada família tem que fazer a sua análise do que vai ser melhor para o perfil.

ALUGAR CARRO

Essa é normalmente a primeira opção da maioria das famílias. E era a minha primeira opção também.

Alugar carro te dá flexibilidade de horários e mais liberdade.

Mas algumas coisas pesaram para eu desistir do aluguel:

  • Como eu ficaria 8 dias, o aluguel do carro teria um custo alto;
  • Além do custo do aluguel teria que acrescentar o custo da gasolina, da “carta verde” (seguro obrigatório para cruzar a fronteira com a argentina) e dos estacionamentos dos passeios que são pagos;
  • Havíamos definido 1 passeio por dia, então o carro ficaria mais tempo parado (seja no hotel ou nos estacionamentos) do que andando;
  • Nenhuma locadora autoriza entrar com o carro alugado no Paraguai, então, inevitavelmente teríamos que contratar outro transporte para esse dia, e a diária do aluguel do carro seria desperdiçada.

Para poucos dias na cidade, o aluguel de carro se mostra uma ótima opção. Já para grupos grandes talvez fique caro alugar 2 ou mais carros (ou até inviável quando tem só 1 motorista no grupo).

TRANFLIX DA LOUMAR TURISMO

Nem sempre as pessoas estão dispostas a dirigir quando viajam. Seja por medo ou por querer relaxar do trânsito, ou até mesmo para ter liberdade de tomar um vinho a noite.

A Loumar Turismo teve uma excelente sacada ao lançar o Pacote Transflix (pacote de transporte ilimitado para os principais passeios durante 7 dias com custo fixo).

Com o Transflix você pode ir, quantas vezes quiser, às Cataratas Brasil, Cataratas Argentina, Itaipu, Paraguai, Duty Free, Parque das Aves, Complexo Museu de Cera, Noite Italiana e ainda tem transporte aeroporto-hotel-aeroporto. (Lembrando que os ingressos não estão inclusos).

São diversos horários de ida e de volta para você escolher qual melhor se encaixa em sua programação.

Ao adquirir o pacote você recebe um código de acesso ao site do sistema do Transflix e pode fazer suas reservas e alterações de forma bem prática, sem precisar entrar em contato com eles. Quer cancelar passeio? Alterar data? Incluir passeio? Tudo isso pode ser feito pelo site. No site você tem acesso aos horários exatos em que o transporte vai passar no hotel de sua hospedagem.

Nós utilizamos esse serviço e posso afirmar que o transporte é super pontual e confortável. Em alguns passeios nos atenderam com van e em outros passeios com micro-ônibus. Dependendo da quantidade de pessoas agendadas por horário.

1-20170111_125828
Van da Loumar que nos pegou no aeroporto.

Na chegada do transfer sempre recebemos uma pulseira informando qual seria o nosso passeio do dia, os possíveis horários de retorno e marcavam (circulavam) qual era o nosso horário agendado. Muito organizado.

01-aimg_8861
Pulseira de identificação do Transflix da Loumar.

É uma ótima opção para quem está em grupo pequeno e vai ficar muitos dias na cidade.

Logicamente, já que o valor é fixo, pode não ser muito interessante para quem vai ficar pouco tempo na cidade ou para grupo muito grande.

A Loumar Turismo também oferece transporte privativo (com ou sem guia) e pode atender grupos grandes dessa forma. Também possui transporte separado para cada um dos passeios se não quiser contratar o Transflix.

TRANSFER PRIVATIVO

Em alguns passeios, onde os horários do Transflix da Loumar não nos atendia, contratamos um transfer Privativo que conhecemos através de indicações de outros viajantes.

Nossos transfers para Itaipu foram realizados pela Guia Nilsa. Ela guia cadastrada pela Cootrafoz e possui uma van de 15 lugares, podendo atender desde famílias até grupos maiores. Para orçamentos e agendamentos ela atende pelo wahtsapp (45) 91083151 e pelo e-mail iguassulife@gmail.com.

TÁXI

Outra opção para quem não quer alugar carro em Foz do Iguaçu é utilizar os serviços de táxi.

Uma de suas facilidades é não depender de horário marcado. É fácil chamar um táxi, seja por aplicativo, ou pelos atendentes do hotel.

Mas os principais passeios em Foz do Iguaçu ficam distantes da maioria dos hotéis e do centro da cidade. Utilizando uma calculadora de tarifa de táxi disponível na internet podemos ver que a tarifa de táxi do Hotel Bourbon (hotel em que nos hospedamos) até Itaipu custa em média R$45,00 o trecho. Desse mesmo hotel até as cataratas R$33,00 o trecho. Fazendo essas contas para todos os dias de passeio e considerando ainda passeios ao Paraguai e a Argentina (que não usam taxímetro), analisei que não é tão vantajoso financeiramente.

Sem contar que nem sempre temos o táxi disponível com facilidade. Ao final do passeio noturno de Kattamaram em Itaipu (21:00), por exemplo, não havia nenhum táxi disponível no complexo. E tudo já estava fechado, deserto, já que era o último passeio da noite.

TRANSPORTE COLETIVO – ÔNIBUS

É plenamente possível visitar os pontos turísticos de Foz do Iguaçu de ônibus. Inclusive é possível (e fácil) ir para o Paraguai e Argentina também.

Nós, inclusive, pensávamos em utilizar o transporte público para ir às Cataratas Brasil e Parque das Aves já que nosso hotel ficava na mesma estrada e teríamos que pegar apenas um ônibus para esse trajeto. Mas a questão é que os ônibus já chegavam perto do nosso hotel lotados, e a última coisa que queríamos era andar em pé, em ônibus lotado, nas nossas férias.

Já para ir a Itaipu, por exemplo, não compensava o tempo gasto no deslocamento no nosso caso. Teríamos que ir do hotel até o terminal urbano em um ônibus e lá fazer baldeação para outro ônibus. O aplicativo Moovit marcava que levaríamos 1 hora nesse deslocamento, tanto para ir quanto para voltar. Cansativo demais, principalmente com crianças.

Mas se você estiver hospedado no centro, próximo ao terminal urbano, tudo ficará mais fácil. 🙂


Como eu disse no começo dessa postagem: não tem uma regra que seja boa para todo mundo. Todos devem pesar suas necessidades e gastos e analisar qual a opção de transporte se encaixa melhor no seu estilo de viagem 🙂

Se quiser saber mais sobre Foz do Iguaçu, não deixe de ler nosso Roteiro de 8 dias em Foz do Iguaçu e dicas de 20 passeios pela região.
Continue acompanhando nossas séries de postagens sobre Foz do Iguaçu para descobrir ainda mais desse destino encantador. 🙂

*Gostaria de agradecer a Loumar Turismo pelas cortesias em nossos transfers, mas ressalto que todas as opiniões, recomendações e sugestões são baseadas em experiência própria.
Reservando através de algum link do programa de afiliados no nosso blog, você não pagará nada a mais por isso e ainda contribuirá com uma comissão para ajudar o blog a melhorar cada vez mais.*

Gostou das nossas informações? Então que tal seguir o blog por e-mail, no Instagram e em nossa página no Facebook para não perder nenhuma postagem? 🙂

E na hora de planejar e reservar as viagens, lembre-se que você pode fazer as reservas de hotéis e carros diretamente no nosso blog. Você não paga a mais por isso e ainda contribui com uma comissão para ajudar o blog a melhorar cada vez mais.

Nós só indicamos os serviços que testamos e aprovamos.

Procurando hotel em Foz do Iguaçu?

Utilize o banner do Booking localizado na lateral direita do blog, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

Quer alugar um carro em Foz do Iguaçu?

Utilize o banner da Rentcars localizado na lateral direita do blog, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

18 comments

  1. Nós estivemos em Foz ano passado e em alguns passeios utilizamos os serviços da Loumar e em outros uma van privativa, pois estávamos em família. E concordo com vc, que é muito melhor do que alugar carro.
    Foz é incrível.
    Parabéns pelo post!

    Curtir

  2. Legal suas dicas, realmente o quesito transporte nas viagens sempre deixa a gente de cabelo em pé pra planejar tudo certinho. Quando estive em Foz usei o transporte publico pra ir até o parque das áves, alem de ter sido barato foi bem fácil.

    Curtir

  3. Acabamos de voltar de Foz e fizemos praticamente tudo de transporte público,utilizamos transfer apenas para as Cataratas Argentinas, como já tínhamos nós programados em ir de ônibus nas atrações, ficamos hospedados do lado do terminal urbano assim pegamos os ônibus sempre vazio. mas como você estava com criança e longe do terminal urbano pareceu ser a melhor opção.

    Curtir

  4. Oi Aline, quero agradecer sua visita a nossa cidade, fiquei muito feliz com seu blog, falando da nossa regiáo. Eu amo Foz!!
    curto muito trabalhar com turismo
    Gostei muito de te conhecer, Parabéns blog maravilhoso! Com certeza vai ajudar muito os visitantes.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s