City Tour em Foz do Iguaçu – Marco das 3 Fronteiras, Mesquita Islâmica e Templo Budista

*Viagem de casal com criança de 6 anos em Janeiro de 2017.

É muito comum viajarmos por conta própria e nós mesmos decidirmos nossos roteiros e fazermos nossos próprios traslados. Acontece que, por mais que estudemos nosso destino, existem informações valiosas que só um bom guia local pode nos fornecer.

E por esse motivo, topamos fazer o City Tour em Foz do Iguaçu. Um passeio de 3 horas com visitações ao Marco das 3 Fronteiras, Mesquita Islâmica e Templo Budista. E regado de muita informação histórica sobre o surgimento da cidade de Foz do Iguaçu.

COMO É O CITY TOUR

O City Tour ocorre em um ônibus panorâmico aberto, com um guia bilíngue, com duração aproximada de 3 horas e acontece em dois horários: pela manhã e na parte da tarde.

ônibus Panorâmico do City Tour de Foz do Iguaçu

Nós realizamos nosso passeio com a Loumar Turismo e optamos por fazê-lo na parte da manhã para termos a tarde livre para curtir o hotel.

Aqui temos o link para compras pela TourON: Comprar ingressos City Tour Foz do Iguaçu

O passeio que fizemos incluía o Marco das 3 Fronteiras, a Mesquita Islâmica e o Templo Budista. Porém, o Marco das 3 Fronteiras tinha sido reinaugurado poucos dias antes da nossa visita e passou a funcionar apenas na parte da tarde e nós não aproveitamos bem essa parada.

Mas isso agora não é mais um problema! O City Tour foi reorganizado e os passeios da parte da manhã visitam o Ecomuseu de Itaipu e os da tarde mantiveram o Marco no roteiro.

PARADAS DO CITY TOUR

São sempre 3 paradas no City Tour. Todos os outros pontos a visitação é externa, pelo ônibus mesmo.

MARCO DAS 3 FRONTEIRAS

O Marco das 3 Fronteiras na verdade são 3 marcos. Kkk Explico: Foz do Iguaçu possui uma localização muito interessante geograficamente. A cidade fica na região em que o Brasil faz divisa com o Paraguai e com a Argentina. E o que separa esses 3 países são 2 rios, o Rio Iguaçu e o Rio Paraná.

A configuração é essa do mapa abaixo:

Mapa da fronteira Brasil, Argentina, Paraguai
Fonte: Google Maps

O Rio Iguaçu, nesse ponto, já passou pelas Cataratas e o Rio Paraná, já passou por Itaipu.

Para representar a “amizade” entre esses 3 países eles fizeram o acordo de cada um construir um Marco. O Marco do Brasil e da Argentina é no formato triangular (como previa o acordo). O Paraguai, que não ficou muito satisfeito com essa questão de amizade após a guerra do Paraguai, construiu o seu Marco em base quadrada como forma de protesto.

Do lado brasileiro é possível avistar os outros 2 Marcos. O problema é que a pessoa aqui não levou a lente de zoom e teve que se contentar com uma foto minúscula de cada Marco. 😦

Marco das 3 fronteiras Argentina e Paraguai
Marco da Argentina acima e Marco do Paraguai a baixo.

E para completar minha frustração, como eu comentei lá no começo do post, o Marco das 3 Fronteiras brasileiro passou a abrir só na parte da tarde. E eu tive que me contentar em vê-lo por cima do muro. 😦

MESQUITA ISLÂMICA Omar Ibn Al-Khatab

Quando Itaipu começou a ser construída, a quantidade de moradores em Foz do Iguaçu aumentou imensamente. Foram cerca de 120 mil novos moradores (entre trabalhadores e familiares). Era tanta gente que Itaipu construiu 3 grandes vilas, do tamanho de bairros inteiros, para atender às moradias dos funcionários.

Com esse grande aumento populacional, muitos vislumbraram a necessidade de um grande comércio. E, por esse motivo, muitos descendentes de turcos se instalaram na cidade. Dessa forma, Foz do Iguaçu se tornou a segunda maior comunidade muçulmana do Brasil.

A Mesquita de Foz do Iguaçu foi inaugurada em 1983. Uma arquitetura bem interessante, com torres de 15 metros de altura e uma cúpula de 400m².

Mesquita Islâmica Foz do Iguaçu

Interessante notar que Foz do Iguaçu possui 2 Mesquitas: essa grande e famosa da linha sunita e uma outra menor da linha xiita.

A visitação é permitida, tanto na parte externa quanto na parte interna do templo. Também é permitido fotografar dentro do templo (obviamente em horários liberados).

Mulheres não podem entrar na área da Mesquita (jardins) com as pernas de fora. Então, se você estiver de saias curtas ou shorts receberá uma saia linda como a que eu usei #soquenao kkkk E para entrar no templo também é necessário cobrir os cabelos e ombros.

Mesquita Islâmica Foz do Iguaçu

ENDEREÇO: Rua Meca, 599 – Jardim Central.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30 / Sábado, das 9h às 11h30.

OUTRAS INFORMAÇÕES: Telefone/fax (45) 3573-1126 / (45) 3025-1123

O pessoal (e os guias) recomendam comprar doces numa loja de doces árabes que tem em frente à mesquita. São vendidos a peso e, se não me engano, estava custando R$50,00 o kilo. Achei o preço muito bom, mas não posso dizer o mesmo do sabor. Açucarados demais, talvez eu não curta mesmo doces árabes…

TEMPLO BUDISTA

O templo budista de Foz do Iguaçu é, sem dúvidas, o ponto alto e mais aguardado do City Tour. Talvez por isso seja o último local a ser visitado.

O espaço é lindo, com muito verde e muitas esculturas e com uma vista panorâmica das cidades de Foz do Iguaçu e Ciudad del Leste, já que o templo fica situada numa área mais alta da cidade, próximo da usina de Itaipu.

Templo Budista de Foz do Iguaçu

A visitação acontece de terça a domingo, das 9:30 às 16:30. A entrada é grátis. Mas existe um fotógrafo que vende fotos da família na entrada do templo no valor de R$10,00 (janeiro/2017).

São mais de 120 estátuas representando budas, divindades, demônios, cada estátua com seu significado.

O grande templo de 1600 m² e 2 andares, não pode ser fotografado por dentro, e apenas o andar térreo pode ser visitado.

Templo Budista de Foz do Iguaçu

Também possui uma lojinha de lembrancinhas chinesas no meio do jardim.

É um lugar realmente encantador, que transmite muita paz e merece uma visitação “sem preconceitos“.


Se quiser saber mais sobre Foz do Iguaçu, não deixe de ler nosso Roteiro de 8 dias em Foz do Iguaçu e dicas de 20 passeios pela região.

Continue acompanhando nossas séries de postagens sobre Foz do Iguaçu para descobrir ainda mais desse destino encantador. 🙂

*Gostaria de agradecer a Loumar Turismo pelas cortesias no passeio, mas ressalto que todas as opiniões, recomendações e sugestões são baseadas em experiência própria. Reservando através de algum link do programa de afiliados no nosso blog, você não pagará nada a mais por isso e ainda contribuirá com uma comissão para ajudar o blog a melhorar cada vez mais.*

Gostou das nossas informações? Então que tal seguir o blog por e-mail, no Instagram e em nossa página no Facebook para não perder nenhuma postagem? 🙂

E na hora de planejar e reservar as viagens, lembre-se que você pode fazer as reservas de hotéis e carros diretamente no nosso blog. Você não paga a mais por isso e ainda contribui com uma comissão para ajudar o blog a melhorar cada vez mais.

Nós só indicamos os serviços que testamos e aprovamos.

Procurando hotel em Foz do Iguaçu?

Utilize o banner do Booking localizado na lateral direita do blog, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

Quer alugar um carro em Foz do Iguaçu?

Utilize o banner da Rentcars localizado na lateral direita do blog, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

 

6 comments

  1. Oie! Adorei o texto, bem detalhado e instrutivo! Mas fiquei na dúvida quanto aos horários de funcionamento dos locais aos fins de semana. Vc sabe dizer se esse city tour q vc fez tbm faz essa mesma rota no fim de semana?
    Abraços!

    Curtir

    1. Oi. Obrigada pela visita 🙂
      O city tour funciona de terça a domingo. Sabado a tarde a Mesquita nao abre. Todo o resto fica normal ja q o templo budista nao abre às segundas, mas tb nao tem city tour às segundas. 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s