Mesquita Muçulmana e Templo Budista de Foz do Iguaçu

Visitando a Mesquita Muçulmana e o Templo Budista de Foz do Iguaçu

Tempo estimado de leitura: 4 min

Em épocas de grandes intolerâncias é preciso conhecer para respeitar. E por isso fizemos questão de visitar e conhecer um pouco mais da Mesquita Muçulmana e do Templo Budista em Foz do Iguaçu.


Foz do Iguaçu é um destino perfeito para muitas atividades. Desde passeios em meio à natureza, como os do Parque Nacional incluindo as Cataratas, até passeios envolvendo grandes obras de Engenharia, como os oferecidos por Itaipu.

Mas também em Foz do Iguaçu é possível conhecer diferentes templos religiosos e desmistificar um pouco a questão da cultura religiosa, principalmente as orientais. E foi lá que visitamos uma Mesquita Islâmica e um Templo Budista, no mesmo dia!

Nós fizemos esses 2 passeios junto com o City Tour em Foz do Iguaçu.
Veja nosso Roteiro de 7 dias em Foz do Iguaçu.

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva Templos Religiosos

Mesquita Muçulmana e Templo Budista de Foz do Iguaçu

Mesquita Islâmica Omar Ibn Al-Khatab

A história da Comunidade Muçulmana de Foz do Iguaçu está intimamente relacionada à construção da Usina de Itaipu. Naquela época a quantidade de moradores em Foz aumentou imensamente. Foram cerca de 120 mil novos moradores (entre trabalhadores e familiares).

Com esse grande aumento populacional, muitos vislumbraram a oportunidade de um grande comércio. Por esse motivo muitos descendentes de turcos se instalaram na cidade. Dessa forma, Foz do Iguaçu se tornou a segunda maior comunidade muçulmana do Brasil (atrás apenas de São Paulo).

A comunidade é tão grande que não existe apenas uma, mas duas Mesquitas em Foz do Iguaçu. A Mesquita Omar Ibn Al-Khatab é a mais famosa e segue a linha sunita. Existe outra Mesquita menor da linha xiita, mas essa não é aberta a público.

A Mesquita de Foz do Iguaçu foi inaugurada em 1983. Possui uma arquitetura bem interessante, com torres de 15 metros de altura e uma cúpula de 400m².

Fachada Mesquita Muçulmana Foz do Iguaçu

A visitação é permitida, tanto na parte externa quanto na parte interna do templo. Também é permitido fotografar dentro do templo (obviamente em horários liberados).

O interior da Mesquita Muçulmana de Foz do Iguaçu é realmente muito bonito apresentando arabescos em tons de azul, transmitindo uma paz incrível aos seus visitantes.

Interior da Mesquita Muçulmana Foz do Iguaçu
Reparem nas áreas azuis no chão. Cada uma delas é exatamente o espaço necessário para uma pessoa em oração.

Um fato curioso sobre a religião Muçulmana é que suas orações devem ser feitas de joelhos e virados na direção da cidade Santa de Meca, por isso existe uma indicação dessa direção na parede posterior da Mesquita.

Mulheres não podem entrar na área da Mesquita Muçulmana (jardins) com as pernas de fora. Então, se você estiver de saias curtas ou shorts receberá uma saia linda como a que eu usei #soquenao kkkk. E para entrar no templo também é necessário cobrir os cabelos e ombros.

Se você fizer essa visita com o City Tour receberá uma saia de empréstimo. Mas se você for por conta própria é possível alugar uma saia na entrada da Mesquita por R$2,00 (esse valor pode estar defasado). Já o véu é emprestado pela própria Mesquita na entrada do templo, sem custo.

ENDEREÇO: Rua Meca, 599 – Jardim Central.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30 / Sábado, das 9h às 11h30. Não é permitida visitação nos horários em que as orações são feitas. Durante esse período a Mesquita Muçulmana fica fechada ao público.

Entrada Grátis.

OUTRAS INFORMAÇÕES: Telefone/fax (45) 3573-1126 / (45) 3025-1123

TEMPLO BUDISTA CHEN TIEN

O Templo Budista de Foz do Iguaçu foi construído em 1996 e é considerado o segundo maior da América Latina, ocupando um parque de 50 hectares de área.

O espaço é lindo, com muito verde e possui uma vista panorâmica das cidades de Foz do Iguaçu e Ciudad del Leste, já que fica situada numa área mais alta da cidade, próximo da usina de Itaipu.

São mais de 120 estátuas representando budas e divindades, cada uma com seu significado.

A estátua mais simpática do Templo Budista de Foz do Iguaçu é o Buda Sorridente (MilaPusa) que tem 7 metros de altura e representa abundância e alegria.

 Buda Sorridente (MilaPusa) Templo Budista de Foz do Iguaçu

Mas a estátua mais imponente, e que dominou minhas fotografias, é a do Buda Siddhartha Gautama (O Iluminado). Com 10 metros de altura, é considerada a maior representação de Buda na América do Sul. É à esse Buda que o Templo Budista de Foz é dedicado.

Buda Siddhartha Gautama (O Iluminado) Templo Budista de Foz do Iguaçu

Ainda na praça principal estão mais de 100 estátuas idênticas de 2,5 metros de altura representando o Buda Amitabha. A posição de suas mãos representam boas-vindas e energia positiva.

No Templo Budista de Foz do Iguaçu também encontramos 4 estátuas representando os 4 principais Boddhisatvas, que seriam seres iluminado protetores das reencarnações de Buda.

O grande templo, Santuário Ksitigarbha, possui 2 andares. Na parte de baixo é a “sala dos guardiões”, onde podemos entrar mas não é permitido fotografar ou filmar. Nessa área estão 18 estátuas de Arahants (guardiões do Templo Budista). O andar superior é a residência do mestre e onde acontecem os cultos aos Domingos.

Templo Budista de Foz do Iguaçu

Na entrada do Templo encontram-se duas estátuas representando os guardiões de Buda que impediriam a entrada de maus espíritos.

A grande estátua do Buda Deitado também chama atenção para fotografias. Essa estátua representa o Buda Shakyamuni.

No meio do jardim do Templo Budista existe uma lojinha de lembrancinhas com artigos chineses.

Endereço: Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99

Horário de Funcionamento: terça a domingo, das 9:30 às 16:30.

A entrada é grátis. Mas existe um fotógrafo que vende fotos da família na entrada do templo no valor de R$10,00 (Janeiro/2017).


Tanto a Mesquita Muçulmana quanto o Templo Budista são lugares realmente encantadores, que transmitem muita paz e merecem uma visitação “sem preconceitos”. #conhecerpararespeitar

Nós fizemos os dois passeios através do City Tour de Foz do Iguaçu, mas é possível realizá-los por conta própria.

Veja Como se Locomover em Foz do Iguaçu.

Blogagem Coletiva

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva #templosreligiosos, onde alguns blogs de viagem escreveram sobre diversos Templos Religiosos.

Não deixe de ler os outros posts:

17 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.