Museu Histórico de Campos dos Goytacazes

Museu Histórico de Campos dos Goytacazes

Tempo estimado de leitura: 4 min

Você já visitou os museus da sua cidade? Quando viaja dentro do Brasil costuma incluir museus locais em seus roteiros? O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, apesar do acervo pequeno, conta um pouco da história da cidade e de algumas personalidades importantes no cenário local e nacional.


Após o incêndio no Museu Nacional no início de setembro muitas discussões surgiram em torno da valorização do patrimônio e da preservação dos nossos acervos.

Algumas reportagens, como essa aqui sinalizaram que o brasileiro visita mais museus no exterior do que dentro do próprio país.

Baseado nessas discussões, percebemos que o #conhecerParaPreservar nunca fez tanto sentido. E eu te pergunto: você já visitou os museus da sua cidade? Quando viaja dentro do Brasil costuma incluir museus locais em seus roteiros?

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva Museus Brasileiros #museusbrasileiros / #lutomuseunacional

Banner Blogagem Coletiva

Conheça também o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro e o Palácio Quitandinha, em Petrópolis.

Museu Histórico de Campos dos Goytacazes

O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes foi criado em 1997 e instalado no Solar do Visconde de Araruama, mas funcionou por apenas 1 ano já que o edifício foi interditado pela defesa civil em 1998.

Passou, então, a funcionar no Palácio da Cultura até 2006 quando foi novamente transferido, para o Museu Olavo Cardoso.

O Palácio da Cultura abriga(va) uma grande biblioteca pública além do Pantheon dos Heróis Campistas guardando os restos mortais de José do Patrocínio, Saldanha da Gama e Nilo Peçanha. Porém encontra-se fechado desde 2014 para uma reforma que não acaba nunca 🙁 . O Museu Olavo Cardoso não teve um rumo muito diferente e está fechado há 7 anos.

Em 2009 iniciaram-se as obras de restauração do Solar do Visconde de Araruama e, em 2012, o Museu retorna para o edifício na Praça São Salvador.

Na 1ª sala, no térreo, estão equipamentos da coleção da Rede Ferroviária Estação Leopoldina Railway. São equipamentos utilizados nas construções das linhas férreas, balanças, malas, miniaturas de bondes e trens, dentre vários outros itens.

Museu Histórico de Campos dos Goytacazes

Solar Visconde de Araruama

O Solar foi construído no final do séc. 18 e herdado por José Carneiro da Silva, que viria se tornar o Visconde de Araruama em 1847.

O 2ª andar do museu representa um pouco de como era a residência naquela época, com alguns mobiliários, tapetas e louças.

Museu Histórico de Campos dos Goytacazes

Após o falecimento de José Carneiro da Silva, sua esposa vende o imóvel para a Câmara Municipal de Campos permanecendo o edifício nessa função até 1968.

Quando a Câmara Municipal recebeu a doação de 555 volumes de livros, o edifício ao lado da Câmara foi adaptado para receber a instalação da Biblioteca Municipal, inaugurada em 21 de abril de 1903.

Em 1987 o prédio do Solar do Visconde de Araruama é tombado pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural).

História de Campos dos Goytacazes no Museu

A História de Campos dos Goytacazes inicia-se em 1677 com a criação da Vila de São Salvador de Campos.

Não poderia falar da história de Campos sem mencionar a produção de açúcar. Foi a produção de açúcar que alavancou o crescimento econômico da região já que esse era o principal produto de exportação do período colonial, até meado do séc. 19.

Museu Histórico de Campos dos Goytacazes

Na 2ª metade do séc. 18 a produção de açúcar na região cresce de maneira expressiva. O clima e o solo são propícios para o plantio da cana-de-açúcar, além da abundância da mão de obra escrava.

Em 1785 foi contabilizado o número de 12.085 escravos na Vila de São Salvador de Campos.

No início do séc. 19 a produção de açúcar se torna ainda maior, tendo 400 engenhos produtores. Infelizmente essa situação econômica não se manteve e hoje a produção de açúcar de Campos se resume a 1 ou 2 usinas.

Alguns fatos importantes da história de Campos dos Goytacazes:

  • Em 28 de março de 1835 a Vila de São Salvador de Campos é elevada à categoria de cidade.
  • Durante o séc. 19, Campos dos Goytacazes recebeu alguns visitantes ilustres como Dom Pedro II, Princesa Isabel e Conde d’Eu.
  • Em 1883 Campos é a primeira cidade da América Latina a receber luz elétrica.
  • Em 1974 a descoberta de poços de petróleo na Bacia de Campos transforma a região na maior reserva petrolífera do Brasil.

Figuras históricas importantes retratadas no Museu

Campos dos Goytacazes sempre teve destaque no cenário histórico nacional. Por isso, alguns nomes famosos tiveram sua história iniciada na cidade e estão retratados de alguma forma no Museu Histórico de Campos dos Goytacazes.

Dentre essas figuras podemos citar José do Patrocínio, o maior representante do movimento abolicionista brasileiro.

Mas o grande destaque da nossa história é Nilo Peçanha, que assumiu a presidência da republica em 1909.

Museu Histórico de Campos dos Goytacazes

Nilo Peçanha, dentre tantas atuações, foi o responsável por nomear a 1ª mulher funcionária pública e inaugurou no país o ensino técnico.


O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes funciona de 3ª à 6ª feira das 10:00 às 17:00. Sábados e Domingos das 10:00 às 14:00. Entrada gratuita.

Você, morador de Campos, corre lá para visitá-lo e conhecer um pouco mais da nossa história.

E você, viajante, se estiver de passagem por Campos, aproveite para apreciar um pouco da nossa cidade, que, apesar de tudo, guarda alguns tesouros escondidos. 😉

Blogagem Coletiva

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva #museusbrasileiros  / #lutomuseunacional, onde alguns blogs de viagem escreveram sobre alguns Museus Brasileiros.

Não deixe de ler os outros posts:

45 comments

  1. Olá Aline! Esse solar eu sei qual é e sempre tive curiosidade em visitar, mas não é ele não. VIndo sentido Itaperuna, após a entrada da usina, essa construção fica a uns 300 metros em um morrinho no lado direito da pista. Da estrada só dá pra ver o muro e por isso a curiosidade. Ali sempre teve muito canavial, então, nunca tinha visto essa muralha… Puxando imagens pelo satelite, vi que tem uma construção ali…

  2. Não conheço o museu, mas adoro história e sempre que passo pela BR 356, na altura da usina sapucaia, avisto um muro alto, que, atraves do google earth, descobri se tratar de uma enorme construção. Sabem o que tem naquela construção?

      1. Olá Aline! Esse solar eu sei qual é, mas não é ele não! Passando pela usina,sentido Itaperuna, essa construção fica a uns 300 mts, em um morrinho do lado direito. Mas você não vê casa, só vê o muro! Eu vi que tem uma casa porque me chamou a atenção o muro e ai fui procurar pelas imagens de satélite, porque até então eu nunca tinha visto aquele muro, já que ali tinha sempre muito canavial em volta….

        1. Ah entendi.
          Deu uma olhada aqui no Maps e acho que identifiquei o que está relatando.
          Acredito que seja a casa do dono da fazenda. Não me parece ser nada a mais que isso. 🙂

  3. Claro que nunca tinha pesquisado sobre o que fazer em Campos dos Goytacazes, mas agora já sei 1a coisa para fazer quando for te visitar! hahahaha Adoro museus históricos!

    1. Quem melhor que os pais para estimular a crianças com história e arte, né?
      Parabéns por garantir a eles essa oportunidade 🙂

  4. Os museus preservam e resgatam histórias importantes do Brasil e neste post aprendi sobra a contribuição de Nilo Peçanha para a educação no Brasil. Nomear um mulher funcionaria publica e criar o ensino técnico num país de base escravocrata não seria nada fácil …

    Excelente post!

    1. Nilo Peçanha foi realmente um exemplo. Uma pena que nossa história já tenha se perdido 🙁
      Mas seu comentário me deu uma reflexão bem pertinente para o dia de hoje. Obrigada!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.