Berlin Welcome Card: o passe turístico de Berlim.

Tempo estimado de leitura: 4 min

O Berlin Welcome Card é uma opção muito interessante de passe turístico para quem vai visitar Berlim. Ele combina o passe de transporte público, com desconto em mais de 200 atrações da cidade. Veja nesse post como utilizá-lo.


Em setembro de 2018 aproveitamos a oportunidade do marido correr a Maratona de Berlim e fizemos uma rápida visita à cidade. Como o nosso foco era a Maratona, tivemos relativamente pouco tempo para turistar.

Devido a esse pouco tempo, achei bem interessante a possibilidade de utilizar o Berlin Welcome Card que recebemos da Visit Berlin, órgão oficial do turismo de Berlim, assim não precisaríamos ficar preocupados com as rotas dos transportes públicos, já que poderíamos usar todos eles ilimitadamente durante a nossa estadia.

Além disso, garantimos descontos em todas as atrações que planejamos visitar. Uma ótima economia. 😊

Berlin Welcome Card

Como funciona o Berlin Welcome Card?

Para entender como funciona o Berlin Welcome Card é preciso entender um pouco de como funciona o transporte público na cidade.

Pode parecer complicado, mas te garanto que é mais fácil do que parece. 😉

Como funciona o Transporte público em Berlim?

Primeira informação importante: o transporte público por lá não tem guichê, não tem cobrador! Você deve comprar um passe em uma máquina de auto atendimento. Esse passe pode ser para uma única viagem ou por alguns dias, de acordo com sua necessidade.

Antes de usar o transporte público de Berlim pela primeira vez, é necessário validar esse passe numa máquina, onde a data do seu primeiro uso será impressa. Depois você não precisa mais fazer nada com esse passe, mas deve estar sempre de posse dele para uma possível conferência.

Repare na marcação impressa no topo do passe.
Nos dias em que estivemos por lá não vimos nenhuma conferência, mas se você for pego sem o passe ou sem a validação de uso dele, será multado em $60 euros!

Outra informação importante é que o transporte público de Berlim funciona por zonas. A Zona AB atende a área central de Berlim, incluindo o Aeroporto Tegel TXL. A Zona C atende, além de Berlim central, regiões ao redor como Postdam e o Aeroporto Schönefeld  SXF.

Zonas de transporte de Berlim

Então, na hora de comprar seus bilhetes deve ficar atento se está comprando para a Zona de utilização correta. Aqui vale novamente o alerta: se for pego com o bilhete errado, multa de $60 euros.

E o Berlin Welcome Card entra onde nessa história?

Com o Berlin Welcome Card você já recebe o passe para o transporte público de acordo com a quantidade de dias escolhido para uso e de acordo com a Zona necessária.

Existem passes para 48 horas, 72 horas, 4 dias, 5 dias e 6 dias. A escolha de qual passe comprar vai depender de quanto tempo você terá na cidade, além de um estudo do seu roteiro.

No nosso caso, por exemplo, recebemos o passe turístico para 6 dias pois ficaríamos 6 dias na cidade, mas seria totalmente possível ajustarmos nosso roteiro para fazermos 2 dias de passeios a pé e os outros 4 dias utilizando o transporte público. Nesse caso, compraríamos o passe de 4 dias.

Porém, a quantidade de dias do seu passe turístico também equivale a quantidade de dias em que poderá usar o desconto das atrações.

Lembra que falei lá no início que o Berlin Welcome Card dá acesso ao transporte público e também da direito a descontos em mais de 200 atrações? Esses descontos só podem ser utilizados dentro do prazo de validade do seu passe.

Os descontos variam entre 25% e 50% para adultos e podem chegar até 100% para crianças dependendo da atração. Podem ser utilizados em museus, tours, restaurantes , visitas guiadas e nas mais diversas atrações.

Todas as informações sobre os descontos e onde é válido estão no guia de bolso que acompanha o Berlin Welcome Card.

Berlin Welcome Card - guia de bolso

Esse Guia de Bolso é uma ótima ferramenta já que ele também oferece sugestões de roteiros, mostrando, inclusive, a quantidade de desconto garantida em cada um desses roteiros.

Ande sempre com o seu guia de bolso pois algumas atrações, como a Catedral de Berlim, só garantem o desconto com a apresentação do passe validado e do guia de bolso.

Quanto custa o Berlin Welcome Card?

Como comentei ali em cima, no Berlin Welcome Card existem passes para 48 horas, 72 horas, 4 dias, 5 dias e 6 dias. Também existe o passe de 72 horas combinado com os museus da Ilha dos Museus.

Além dessas opções ainda temos as combinações de acordo com as zonas AB ou C, que também comentei anteriormente.

Sendo tantas variações, mais fácil apresentar a foto da página oficial da Visit Berlin com as opções de passes disponíveis e seus valores:

Berlin Welcome Card
Valores do passe turístico de Berlin em ago/2019.

Importante destacar que cada adulto com o Berlin Welcome Card tem direito a até 3 crianças menores de 14 anos utilizando o mesmo passe. Uma excelente economia para as famílias viajantes!

Como comprar o Berlin Welcome Card?

O Berlin Welcome Card é vendido presencialmente em diversos estabelecimentos como o centro de turismo dos aeroportos, em alguns hotéis e em algumas estações de transporte público, sendo que nesse último caso, o guia de bolso não é disponibilizado. A lista completa está nesse link aqui.

A forma mais prática de compra-lo, a meu ver, é com antecedência pela internet mesmo. Nesse caso você receberá um voucher para retirar o passe junto com o guia de bolso em algum dos pontos de atendimento presencial.

Aproveite e acesse esse post sobre o que fazer em Berlim, do blog Mapa na mão. 😉

Afinal, o Berlin Welcome Card vale a pena?

Para respondermos a essa pergunta, é necessário algumas contas que vão depender da forma como irá organizar seu roteiro.

Vou dar um exemplo de como ficou na nossa situação.

Utilizamos o passe de 6 dias, Zona AB, no valor de $42,50 euros. (Hoje ele já sofreu um pequeno aumento, mas o raciocínio nas contas continua válido)

O passe de transporte público diário ilimitado tem o valor de $7,00 por dia. Sendo 6 dias, teríamos um gasto de 6 x 7 = $42,00 euros apenas com transporte. Veja que já pagaria quase todo o valor do Berlin Welcome Card.

Além do uso ilimitado do transporte público, usufruímos de descontos nas seguintes atrações:

– Museu DDR – 25% de desconto = $2,37 euros

– Catedral de Berlim – 28% de desconto = $2,00 euros

– Ônibus Hop On Hop Off – 26% de desconto = $5,00 euros

– Torre de TV de Berlim (nesse caso não subimos por questões de horário, mas seria totalmente possível entrar no nosso roteiro)  – 25% de desconto = $4,87 euros

– Estádio Olímpico de Berlim (nesse caso tivemos acesso gratuito por ter sido um evento da Maratona, mas se não estivéssemos no evento teríamos que pagar o ingresso normal para acessar) –  25% de desconto = $2,00 euros

Nossa economia com ingressos foi de $16,24 euros por pessoa.

Sendo assim, no nosso caso, o Berlin Welcome Card valeria a pena, teríamos uma economia total de $15,74 euros por pessoa (desconto nos ingressos considerando o valor do transporte e do passe). E olha que poderíamos ter aproveitado muito mais atrações no nosso tempo por lá.

Portanto, podemos dizer que o Berlin Welcome Card vale a pena, desde que você se organize para aproveitar ao máximo que ele oferece.

Veja também: Economize com 14 tickets regionais para viajar pela Alemanha.


*Gostaria de agradecer a Visit Berlin pela cortesia no Berlin Welcome Card, mas ressalto que todas as opiniões, recomendações e sugestões são baseadas em experiência própria.*

2 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.