Viagens em Família e o Ano Letivo Escolar

Tempo estimado de leitura: 3 min

Viajar em Família normalmente requer uma programação de datas. Por menor que seja a viagem e por mais improvisada é sempre necessário acompanhar o calendário, ver feriados, férias dos pais que trabalham e por aí vai.

É de senso comum que viajar fora das férias escolares é mais barato, existem muitas promoções de aéreo, os hotéis também estão com preços acessíveis. As lotações nos destinos são menores e o clima costuma ser mais agradável (normalmente primavera e outono).

Motivada pela Blogagem Coletiva lançada por um grupo de Blogueiros de Viagem em Família essa semana, resolvi contar um pouquinho como tem sido a nossa experiência em programar as viagens com a nossa pequena.

Sempre ensinei que escola é o compromisso mais importante das crianças (assim como o dos pais é o trabalho). Nunca a estimulei a faltar aulas, estivesse frio, chovendo ou até um pouco resfriada. Mas, sempre li e estudei que viajar também é uma grande forma de aprendizado. Conhecemos novos lugares, instigamos a noção de geografia, vivenciamos novas culturas, integramos novos idiomas, e por aí vai.

Até o ano passado ela estava no ensino infantil, pré-escolar, e desde 1 aninho na mesma escola. Assim, nós sabíamos com tranquilidade como era o desenvolvimento escolar dela. Sabíamos que se escapássemos alguns dias, ela não ficaria tão prejudica na classe.

E conseguimos fazer com tranquilidade algumas viagens em que ela perdesse alguns dias de aula.

Mas sabíamos que quando ela chegasse ao Ensino Fundamental, isso teria que ter um fim. 🙁

Então, ano passado, em 2015, para dar adeus a essa facilidade de viajar em baixa temporada, aproveitamos 15 dias em Orlando! Nos despedimos da baixa temporada com chave de ouro! E de quebra o inglês da pequena voltou mais afinado.

Esse ano (2016) a pequena entrou no Fundamental I (alfabetização) e para deixar nossas viagens mais difíceis, em uma escola nova, com um sistema de ensino construtivista (o que torna a reposição das aulas em casa bem complicada).

Como resolvemos isso?

Simples: planejando melhor nossas viagens!

Que tal uma Road Trip em Janeiro pelo estado do RJ? Não gastamos com passagens aéreas, aproveitamos estadias na casa de parentes e pegamos pousadas com valores em conta. E assim fizemos, por exemplo, Penedo no Verão, Parque Nacional do Itatiaia24 horas em Petrópolis.

Em maio/junho foram as minhas férias no trabalho. Faltar muitos dias de aula era inviável! Então, momento perfeito para aproveitar uma viagem a 2! E Fizemos Lima, Cusco e Machu Picchu no Peru.

Já para aproveitarmos as Olimpíadas, foi necessário que a pequena faltasse 2 dias de aula. Que sufoco para colocar a matéria em dia! O método construtivista gera muitas atividades que vão conectando o aprendizado e colocar isso em dia não é fácil!

Em Setembro, mais 2 dias de aulas perdidos para fazermos Beto Carrero World com economia e Curitiba. Mais uma vez um certo trabalho para colocar as atividades em dia.

O que eu aprendi com esses 4 dias de aulas perdidos? Podem até não atrapalhar diretamente no aprendizado, mas é cansativo colocar tudo em dia!

Portanto, cheguei a conclusão que faltar mais dias de aulas, só se houver algum apoio da escola, como aulas extras de reposição (com custo a parte, sem problemas), mas que tenha uma professora específica do método para nos ajudar.

Sobre viajar na alta temporada (férias escolares) ser mais caro:

Para janeiro de 2017 vamos fazer uma viagem que envolve aéreo pela primeira vez em alta temporada. E percebi que fechando com antecedência não dá para sentir tanto o impacto do preço. Em julho, por exemplo, as passagens para janeiro ainda tinham preço de baixa temporada. E os hotéis também!

Então, mais uma vez digo: o segredo é o planejamento!

E para ajudar no planejamento das famílias viajantes, já viram as dicas de feriados em 2017 e as possibilidades de datas para as viagens? Nós temos um post contando tudinho. 😉

*Esse é um blog independente e todas as opiniões, recomendações e sugestões são baseadas em experiência própria.*

banner

Para conhecer o que pensam outros Blogueiros de Família sobre o assunto, segue os links dos blogs de todos que participaram dessa Blogagem Coletiva:

Viagens que Sonhamos

Viajar hei

Vamos Por Aí 

Diário de Viagem 

Viajo com filhos

Felipe, o pequeno viajante 

Cantinho de Ná 

Família Viagem

Viajando em Familia

Do RS para o Mundo

Passeiorama 

De Primeira Viagem

TripBaby

Dicas da Rege

Trilhas e Cantos

Andreza Dica e Indica 

O Rei do Hotel 

Ases a Bordo

No mundo com a Gente 

Ferinhas Viajantes

Vem pro Parque

Malas e Panelas

Para a Disney e além 

Descansa na Volta

Roteiro Renatours

Viagens e Filhos

Gosto e Pronto

Malas e Malinhas

Mel a Mil pelo mundo

25 comments

  1. Adorei ler a sua experiência, principalmente a dica de que se comprar com bastante antecedência a alta temporada não sai tão cara. Não existe receita, cada família vai encontrando seus caminhos e no final dá tudo certo! Boas viagens para vocês! 🙂

  2. Assino embaixo, Aline! Já fiz muita viagem em alta temporada sem tanta diferença de preço, pois planejo com até 1 ano de antecedência. É um pouco mais caro sim, mas nada tão dramático. E valorizar a importância da escola é fundamental, né? Um beijo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.