Dicas de hospedagens e restaurantes em Santa Leopoldina/ES

Conheça Santa Leopoldina – ES: História, dicas de hospedagens e restaurantes

Tempo estimado de leitura: 5 min

Conheça um pouco da história de Santa Leopoldina e descubra a região que encantou Dom Pedro II. Veja também dicas de hospedagens e de restaurantes para aproveitar um final de semana cheio de ecoturismo.


Conhecer o município de Santa Leopoldina, no ES, foi uma grata surpresa. Eu já conhecia as praias do litoral sul e sabia da fama da região das montanhas, mas descobrir a região dos imigrantes me despertou para um lado do Espírito Santo que eu não imaginava que existia.

Nesse post vou contar pra vocês um pouco da história de Santa Leopoldina que aprendi com o guia Jeferson, da Jefinho Expedições. O Jefinho é morador de Santa Leopoldina e guia credenciado.

Também vou apresentar para vocês as hospedagens que conhecemos na cidade e os restaurantes com boas opções de alimentação para indicar para vocês.

Índice

Um pouco da história e curiosidades de Santa Leopoldina

Santa Leopoldina é um município muito pequeno, são apenas 12 mil habitantes, sendo que apenas 3 mil residem na sede do município.

Apesar de estar localizado na região das montanhas capixabas, Santa Leopoldina ainda é um município de baixa altitude, estando a apenas 48 metros acima do nível do mar. Então não vá esperando um clima de serra (deixe essa sensação para o município de Santa Teresa 😉 ).

Originalmente chamada de colônia de Santa Leopoldina, o acesso ao município se dava desde a capital Vitória pelo rio Santa Maria, navegável até certo ponto. Em um determinado trecho, o rio perdia sua navegabilidade e passava a apresentar pedras e pequenas cachoeiras. Nesse ponto os pequenos barcos não avançavam mais e precisavam descarregar. Exatamente nessa região estabeleceu-se a cidade, recebendo o nome de Porto de Cachoeira.

Sua origem data de 1856 quando Dom Pedro II enviou um estudioso para conhecer e explorar a região. Esse estudioso ficou encantado com o que encontrou e graças a essa informação, Dom Pedro criou a colônia de Santa Leopoldina. A partir de 1857, enviou imigrantes austríacos, luxemburgueses, suíços, alemães, dentre outros. Em 1860 o próprio Dom Pedro II foi pessoalmente conhecer a região.

Em 1867 a colônia de Santa Leopoldina passou a ser a 3ª colônia em maior população do país! Em Santa Leopoldina foi instalado o 1º telefone do Espírito Santo e a 1ª estrada construída no estado. Em 1880 os comerciantes da região transformaram Santa Leopoldina numa verdadeira potência.

Porém, em 1929, com a quebra da bolsa de Nova York e a grande depressão, o município veio à falência e quebrou. 🙁

Mas a história não termina triste assim! Na década de 90 o município consegue retomar seu potencial se destacando como o maior exportador de gengibre do país! A partir daí, a motivação voltou e atualmente Santa Leopoldina vem se apresentando como um município turístico, focando principalmente no ecoturismo com suas cachoeiras.

Curiosidade: Santa Leopoldina teve alguns moradores ilustres, como o escritor Graça Aranha, o qual descreveu a cidade no livro Canaã de 1902.

Veja o nosso post sobre O que Fazer em Santa Leopoldina, com visitas a prédios históricos e famosas cachoeiras.

Hospedagem em Santa Leopoldina

Como comentei anteriormente, Santa Leopoldina é um município pequeno e por isso não existe uma grande oferta de hospedagens.

Visitamos 2 boas opções para famílias e vou contar um pouquinho para vocês. 😉

Pousada Vila Suíça

A Pousada Suíça fica fora do centro da cidade, aproximadamente 10 km. Sua localização favorece o contato com a natureza oferecendo uma bela vista das montanhas.

Vista da Pousada Suiça - Santa Leopoldina/ES
Que tal acordar com uma vista dessas?

Sua construção possui uma história bem interessante: Sr Pedro Busatto, farmacêutico aposentado, começou a construir a propriedade há 45 anos utilizando materiais reutilizados. Com um especial carinho e esforço, conseguiu inclusive reconstruir a mata ao redor da construção. A Pousada propriamente dita possui 16 anos.

O fato de utilizar materiais reutilizados faz da Pousada Suíça uma construção única, onde cada cantinho tem seu charme e sua história. Se você tiver a oportunidade de conversar com o Sr Pedro ouvirá algumas histórias de como ele construiu cada cantinho e de como conseguiu alguns dos itens únicos da Pousada.

A Pousada Suíça possui 22 apartamentos, todos diferentes um do outro. São acomodações simples, mas muito confortáveis. Alguns dos quartos oferecerem até banheira de hidromassagem.

O café da manhã é uma delícia com opções que caracterizam hospedagens do interior, tudo muito saboroso.

O ponto negativo fica pelo fato de não aceitar pagamento com cartão de crédito 🙁

Para reservas entre em contato com a Pousada Vila Suíça pelo e-mail pousada@suica.com.br ou pelo telefone (27) 99293-5046.

Pousada Cachoeira Véu de Noiva

A Pousada Cachoeira Véu de Noiva fica localizada no mesmo complexo recreativo Véu de Noiva (veja mais no nosso post sobre O que Fazer em Santa Leopoldina).

A pousada oferece 24 suítes, sendo 12 com banheiro de hidromassagem, mas todas com configuração idêntica.

Vista do quarto Pousada Cachoeira Véu de Noiva
Vista da varanda dos quartos

As diárias costumam começar no sábado pela manhã, estendendo-se até domingo no fim da tarde. Durante a semana a Pousada Cachoeira Véu de Noiva funciona apenas para grupos, com agendamento prévio.

Também possui estrutura para camping, com área gramada e com sombra. Estacionamento amplo, instalação de energia elétrica e banheiros com água quente. Funcionamento de sexta a domingo e feriados.

Nós não nos hospedamos nessa pousada, mas aproveitamos o nosso passeio pelo parque para conhecer as acomodações. Por isso, não posso falar sobre o café da manhã, mas ouvi dizer que é muito bom, atendendo, inclusive, aos hóspedes do camping (mediante pagamento).

A Pousada Cachoeira Véu da Noiva também oferece alimentação, sendo refeições self-service no fogão a lenha aos fins de semana e refeições a la carte, lanches e pizzas durante a semana.

Para reservas entre em contato com a Pousada Cachoeira Véu de Noiva pelo e-mail contato@cachoeiraveudenoiva.com.br ou pelo telefone (27) 3338-0037.

Dicas de Restaurantes/alimentação em Santa Leopoldina

Padaria Leopoldinense

A Padaria Leopoldinense não é um restaurante, mas é um local estratégico para um café da manhã (ou da tarde). Está localizada no centro histórico, praticamente em frente ao Museu do Colono.

A dica aqui é experimentar os biscoitos artesanais com receitas tradicionais alemãs como o pferfferkucke (pronuncia-se “fafacuca”), com uma receita que leva chocolate, canela e gengibre.

Biscoitos Artesanais Padaria Leopoldinense

Restaurante L’Incontro

Gosta de pizza assim como eu? Não pode deixar de visitar o Restaurante L’Incontro e experimentar suas famosas e premiadas pizzas.

Pizza premiada Pizzaria L'Incontro

O mestre pizzaiolo Luca Leonard é considerado um dos melhores pizzaiolos do Brasil! Já foi finalista de vários concursos de pizzas no Brasil e no exterior. O destaque vai para o 4º lugar no Campeonato Mundial de Pizzaiolos, entre os 49 concorrentes mundiais, e ficou em 1º lugar entre os italianos que vivem no exterior.

O Luca Leonard é italiano e veio para o Brasil em 2005, onde logo abriu essa pizzaria em Santa Leopoldina.

Além das pizzas, o Restaurante L’Incontro serve outros tipos de massas no jantar. E no almoço funciona no sistema de self-service.

Parque Cachoeira Véu de Noiva

E o Parque Cachoeira Véu de Noiva aparece aqui também! Porque, afinal, eles servem almoço no fogão a lenha aos finais de semana! E no jantar e durante a semana funcionam no sistema a La carte.

Comida caseira saborosa para atender tanto aos hóspedes da pousada quanto aos frequentadores do parque aquático e do camping.

Agora que você já sabe onde se hospedar, dicas de restaurantes, o que fazer e como chegar, tá esperando o que para visitar Santa Leopoldina? 😉


*Gostaria de agradecer a todos os patrocinadores do evento pelas hospedagens, refeições, transportes, passeios e brindes mas ressalto que todas as opiniões, recomendações e sugestões são baseadas em experiência própria.*

Banner dos parceiros do Pocando no ES 4

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.