roteiro patagônia argentina no verão

Roteiro pela Patagônia Argentina no verão

Tempo estimado de leitura: 3 min

Uma região com natureza quase intocável, pouco habitada, mas que guarda recursos naturais belíssimos. Assim é a Patagônia! Nós exploramos uma parte da Patagônia Argentina e compartilhamos nosso roteiro ideal.


A Patagônia é a região mais ao sul da América do Sul e que compreende quase 1/3 do território da Argentina e do Chile. Portanto temos a Patagônia Argentina e a Patagônia Chilena, separadas entre si pela Cordilheira dos Andes.

Na parte Argentina, a região denominada Patagônia Argentina vai desde San Martin de los Andes e Bariloche, passando por Puerto Madryn, Trelew, El Chalten e El Calafate até chegar em Ushuaia.

Já na Patagônia Chilena temos como principais cidades Pucón, Puerto Varas e Puerto Montt, Puerto Natales e Punta Arenas.

roteiro patagônia argentina no verão

É uma região rica em recursos naturais, de extrema beleza e pouco povoada. Sua paisagem varia a cada trecho apresentando lagos de colorações fantásticas, montanhas com neve, áreas desérticas, florestas e rios.

ROTEIROS PELA PATAGÔNIA

Com tantas cidades e variações de paisagem, nem sempre é fácil organizar um roteiro de viagem para a Patagônia. Normalmente queremos explorar todos os lugares e seria necessário, no mínimo uns 2 meses para aproveitar tudo o que a patagônia tem a oferecer.

roteiro patagônia argentina no verão
Como não querer visitar o famoso Perito Moreno?

No entanto é totalmente viável combinar a Patagônia Chilena com a Patagônia Argentina. E, nesse caso, temos 2 roteiros muito comuns. (E eu incluí um 3º roteiro de bônus 😉 )

  • Região dos Lagos Patagônicos: Roteiro belíssimo, com paisagens de montanhas cercadas por lagos cristalinos. Pode incluir, inclusive, a travessia dos lagos a bordo de barco: o Cruce Andino (esse link é do Blog Tá Indo pra Onde).

Esse é um roteiro redondinho para incluir as cidades de San Martin de los Andes, Villa la Angostura, Bariloche, Frutilar, Puerto Varas e Puerto Montt. Eu ainda incluiria Pucón nesse roteiro.

Só de lembrar das fotos lindas que vejo desses lugares já me dá vontade de marcar a minha viagem pra amanhã mesmo. 😊

Quer conhecer um pouquinho de Bariloche no verão? Dá uma olhada nesse post do blog Deusa Rodrigues.

  • Região Sul da Patagônia: Aqui já temos um roteiro que envolve maiores distâncias terrestres se quiser encaixar todas as principais cidades. Temos El Chalten, El Calafate, Puerto Natales, Punta Arenas e Ushuaia.

Sendo que Ushuaia acaba ficando de fora de muitas viagens com esse roteiro devido à dificuldade de se chegar por terra. E como estamos falando de um roteiro por 2 países, também nem sempre é fácil emitir uma combinação de passagens aéreas que viabilize esse roteiro completo.

Uma alternativa de luxo para esse roteiro é incluir o Cruzeiro Australis  *.*

  • Roteiro incluindo Trelew: Esse é um roteiro muito pouco comentado, o que eu acho uma pena. Me apaixonei por Trelew com as fotos que vi no aeroporto e fiquei sonhando com a possibilidade de encaixar esse cantinho da Patagônia Argentina em um roteiro.

Tratei logo de estudar o mapa de rotas da Aerolineas Argentinas e vi que Trelew casa muito bem com um roteiro por El Calafate e Ushuaia, tendo voos para essas duas cidades.

NOSSO ROTEIRO PELA PATAGÔNIA ARGENTINA

Diversos fatores nos levaram a escolher fazer apenas a parte da Patagônia Argentina, deixando a Patagônia Chilena de fora.

Dentre esses fatores destaco a quantidade de dias disponíveis para nossa viagem, a logística dos voos e o nosso desinteresse em conhecer a Patagônia Chilena.

Nosso “alvo” real era realmente conhecer El Calafate e Ushuaia, na Patagônia Argentina.

roteiro patagônia argentina no verão
Caminhar com os pinguins em Ushuaia era uma prioridade no nosso roteiro

No post anterior contamos como emitimos nossa passagem aérea por múltiplos destinos para consegui encaixar Ushuaia em nossa viagem, sem gastos extras com trechos  de deslocamentos internos na Argentina.

E depois de muitas simulações de datas de passagens, contas de valores de hospedagens, anotações de passeios que gostaríamos de fazer, conseguimos organizar o nosso roteiro:

Não se deixe levar pelos comentários de que El Calafate não tem nada pra fazer e que 3 noites é o suficiente! El Calafate é linda, cheio de passeios, perfeita para crianças.

Cada uma dessas cidades visitadas terá posts específicos sobre o que fazer por lá que eu linkarei aqui quando estiverem publicados 😉

Esse foi o roteiro ideal para o nosso tempo de viagem, mas não o considero um roteiro perfeito.

Como eu comentei antes, Trelew me encantou e eu tentaria incluir essa cidade também! Claro que isso significa um aumento considerável no custo. ☹

Também aumentaria mais uma noite em cada cidade da Patagônia.

E o meu roteiro perfeito seria:

  • 3 noites em Buenos Aires;
  • 5 noites em El Calafate;
  • 5 noites em Ushuaia e
  • 3 noites em Trellew.

Você já fez algum roteiro pela Patagônia? Gostaria de fazer um desses roteiros? Vamos trocar mais informações. Conte nos comentários suas dúvidas ou compartilhe suas experiências. 😊

*Esse é um blog independente e todas as opiniões, recomendações e sugestões são baseadas em experiência própria.*

5 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.