A Região dos Imigrantes Capixabas é uma rota turística do Espírito Santo que compreende muita histórica, cultura e gastronomia. Veja 7 motivos para você visitar e se encantar por essa região.



Apesar de morar praticamente ao lado do Espírito Santo, eu não conhecia a Região dos Imigrantes e confesso que ouvia muito pouco sobre essas cidades.
Visitamos Santa Teresa e Santa Leopoldina e me surpreendi positivamente com o tanto de beleza e atrações que a região oferece.
Por isso resolvi compilar aqui 7 motivos pra te animar a conhecer a Região dos Imigrantes Capixabas.
A Região dos Imigrantes no Espírito Santo
Segundo o novo Mapa Turístico do Espírito Santo, lançado em 2017, a Região dos Imigrantes compreende os municípios de Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Itarana, Itaguaçu, São Roque do Canaã, João Neiva e Ibiraçu.
No Espírito Santo encontra-se uma das maiores colônias italianas do Brasil. Em Santa Teresa, por exemplo, temos a primeira colônia de italianos no Brasil. A maioria deles vindo da região do Vêneto.
Já no município de Santa Maria de Jetibá concentram-se descendentes de Pomeranos. A região guarda tanto de sua cultura original que é uma cidade bilíngue, onde o Pomerano é ensinado nas escolas, juntamente com o Português. Alguns habitantes, inclusive, usam apenas a língua Pomerana para se comunicar.
A Região dos Imigrantes Capixabas é de fácil acesso, por estar relativamente próximo à Grande Vitória.
Em pouco mais de 1 hora de carro é possível chegar da capital Vitória até Santa Leopoldina ou Santa Teresa.
Agora nossos 7 motivos para conhecer a região:
1. Cachoeiras e lindas paisagens.
Especialmente a cidade de Santa Leopoldina é cercada de muitas cachoeiras, tanto que o município recebeu o título de “Filha do Sol e das Águas”.
Já Santa Teresa guarda surpresas nas paisagens da Serra de Caravaggio.
2. Belas igrejas históricas
Cidades históricas normalmente guardam belezas em suas igrejas. E na Região dos Imigrantes Capixabas não é diferente.
3. Gastronomia de primeira, especialmente italiana.
Santa Teresa, em especial, por ter sido colonizada por italianos apresenta excelentes opções de gastronomia. A Rua do Lazer é o point famoso onde se concentram as melhores opções gastronômicas da cidade.
Mas Santa Leopoldina não fica de fora com a Pizzaria L’Incontro e suas pizzas premiadas no Brasil e no exterior.
4. Bons Vinhos
O que esperar de uma região colonizada por imigrantes italianos? Muitos fabricantes de vinhos! E o melhor: vinhos de pequenas propriedades, deliciosos e com preços excelentes!
5. Produtos do agroturismo
Quando os imigrantes chegaram à região, não existia nada por lá. Então eles tiveram que plantar, trabalhar com o cultivo e com animais. Dessa forma, grande parte da renda da Região dos Imigrantes vem do agronegócio.
São diversos produtos fabricados em pequenas propriedades, em empresas familiares, conferindo aquele ar de cidade do interior que a gente tanto curte.
6. Esportes de aventura como voo livre, rafting, trekking, escaladas, mountain bike, trilhas, entre outros.
Com tantas cachoeiras e mata atlântica intocada, os esportes de aventura não poderiam ficar de fora. Se você for aventureiro, não vai se arrepender de conhecer a região.
7. Hospedagens aconchegantes.
E pra fechar nossa seleção de 7 dicas para visitar a Região dos Imigrantes Capixabas não poderia deixar de fora as pousadas!
Sabe aquelas hospedagens aconchegantes em que o próprio dono te recebe com muito carinho? Assim são algumas das hospedagens da região que te fazem sentir super a vontade!
Para te convencer ainda mais a visitar a Região dos Imigrantes Capixabas, veja todos os nossos posts já publicados, com as dicas do que fazer em cada cidade que visitamos:
CONHEÇA SANTA LEOPOLDINA – ES: HISTÓRIA, DICAS DE HOSPEDAGENS E RESTAURANTES
O QUE FAZER EM SANTA LEOPOLDINA – ES
*Gostaria de agradecer a todos os patrocinadores do evento pelas hospedagens, refeições, transportes, passeios e brindes mas ressalto que todas as opiniões, recomendações e sugestões são baseadas em experiência própria.*


