Porto Maravilha - Boulevard Olímpico

Conhecendo o Porto Maravilha (Boulevard Olímpico) – RJ

Tempo estimado de leitura: 2 min

Um passeio pelos grafites do Rio de Janeiro, entre o Museu de Amanhã e o AquaRio. A nova Orla Conde, conhecida como Porto Maravilha (e que também se chamou Boulevard Olímpico durante as Olimpíadas do Rio 2016), é um dos passeios grátis e fora do tradicional no Rio de Janeiro.


Porto Maravilha/Boulevard Olímpico

O Porto Maravilha é um projeto de revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro.

Constitui-se de calçadão construído às margens da Baía de Guanabara, entre a praça XV (estação das barcas) até o AquaRio, num trajeto de cerca 2,5km. O projeto completo envolve uma ligação até a Rodoviária Novo Rio.

Seu nome oficial é Orla Prefeito Luiz Paulo Conde (Orla Conde), mas ficou popularmente conhecida como Boulevard Olímpico por conta dos eventos da Olimpíada do Rio 2016 que aconteceram por lá.

No trajeto do calçadão estão 28 pontos culturais, sendo os 4 mais famosos: o Museu de Arte do Rio (MAR), o AquaRio, o Mural Etnias e o Museu do Amanhã.

Nesse post vamos falar especificamente do trecho entre a Praça Mauá/Museu do Amanhã e o AquaRio, pois o foco aqui são as street arts / grafites, que conferem a essa região um passeio fotográfico gratuito 🙂

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva Street Art Pelo Mundo

Street Art Pelo Mundo

Mural Etnias

O Mural Etnias/Todos Somos Um, do talentoso Eduardo Kobra, é o grafite mais famoso dessa região, e não é para menos: são 15 metros de altura e 170 metros de comprimento, totalizando 2550 m² . Entrou para o Guinness, Livro dos Records como o maior grafite do mundo.

Foi foi pintado em 2016 para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro num convite do COI (Comitê Olímpico Internacional).

O Mural Etnias representa a paz e união entre os povos e a diversidade dos grupos étnicos dos 5 continentes. Faz referência aos 5 arcos olímpicos, retratando 1 povo de cada continente: Huli, da Nova Guiné (Oceania); Mursi, da Etiópia (África); Kayin, da Tailândia (Ásia); Supi, da Lapônia (Europa) e Tapajós, do Brasil (Américas).

Curiosidade: para a pintura do mural foram gastos 18 baldes de tinta acrílica, 2800 latas de spray e 7 elevadores hidráulicos. 12 colaboradores trabalharam até 12 horas diárias e levou 40 dias para ser totalmente concluído.

Outros Grafites na região

O Mural do Kobra é o mais famoso grafite da região, mas esse trecho do Porto Maravilha apresenta muitos outros murais de diversos artistas.

Pintura perto do Aquario Boulevard Olimpico
Foto: Tatiana Dornelles | Blog Destino Mundo Afora

O Boulevard Olímpico/Orla Conde se tornou um corredor artístico, sendo considerada uma das maiores galerias a céu aberto do mundo. E novas streets arts vão sendo incorporadas ao 1km de extensão.

Veja também: 30 lugares para conhecer no Rio de Janeiro de graça.

O meu mural preferido é o mural de Rita Wainer, onde uma moça espera a volta do seu amor enquanto olha o mar.

Mural xx - porto maravilha

*em breve atualizarei essa sessão do post com os novos murais pintados 🙂

Vai vir ao Rio de Janeiro? Veja como escolher o melhor aeroporto no Rio de Janeiro pelas dicas do Blog Receitinhas e Viagens.

Blogagem Coletiva

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva #streetartpelomundo, onde alguns blogs de viagem escreveram sobre artes de rua pelo mundo.

Não deixe de ler os outros posts:

25 comments

  1. Amei!!!

    Excelente artigo!

    Sempre com artigos excelentes, com bastante informações e dicas extraordinárias.

    Parabéns!

  2. Aline, amei visitar essa parte revitalizada do Rio ano passado e já estou voltando novamente no fim do mês hehehe. Vou prestar atenção no mural do aquário pq da outra vez eu nem vi rs!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.