Penedo RJ

O que fazer em Penedo no verão + dicas de hospedagem

Tempo estimado de leitura: 3 min

No post anterior nós contamos sobre nossa escolha de passar uns dias das férias de verão em Penedo. Para o post não ficar muito grande, dividimos em duas partes e hoje conto sobre os passeios por Penedo e nossa dica de hospedagem numa pousadinha muito fofa.

O que fazer em Penedo?

Penedo é um destino de fim de semana. Não têm muitas atrações. E basicamente uma única rua principal.

Pelo que percebi (e aprovei) o forte lá são os restaurantes e bares. Muitas opções para todos os gostos (e bolsos). Restaurante de cozinha Alemã, Mexicana, Contemporânea, Oriental; restaurantes Gourmet; Pizzarias; Creperias; Cervejarias; Hamburguerias; especializados em peixes, carnes, etc.

+ Na parte 1 do nosso relato de Dicas de Penedo no verão, contamos sobre os restaurantes que testamos.

Além das lojas de chocolates, sorvetes, artesanatos, licores e pastas. Uhmmmm!!!

Mas também possui alguns passeios bem legais!

  • Museu Finlandês da Dona Eva, na Avenida das Mangueiras (não chegamos a conhecer): Museu com diversos objetos (antigos e modernos) trazidos da Finlândia.
  • Clube Finlândia, Ao lado do Museu Dona Eva: Todo primeiro sábado do mês, das 21:00 à meia noite ocorre baile com apresentação de grupo folclórico Finlandês.
  • Cachoeiras: Existem 3 cachoeiras de fácil acesso bem perto do centro de Penedo. Com o calor escaldante, estavam todas lotadas! Nós fomos de carro e paramos bem próximo. As cachoeiras são as Três Bacias (5 km do centro), Poço das Esmeraldas (piscina natural logo abaixo da cachoeira das três bacias) e a Cachoeira de Deus (a 4 km do centro). No caminho para essas cachoeiras ficam as Três Cachoeiras (3 quedas d’águas seguidas, a 2 km do centro), essa última estava completamente lotada!!!.
  • Parque Nacional de Itatiaia: para quem gosta de natureza e cachoeira, a 15 km de Penedo fica o Parque Nacional de Itatiaia. Esse é um passeio de dia inteiro que ficará para um próximo post. (já virou post) 😉
  • No centro de Penedo existe um parque/praça chamado Pequena Finlândia. O local é uma graça, todo decorado de Natal e com as casinhas imitando sobrados coloridos da Finlândia. Ótimo lugar para passear e descansar após o jantar. Não deixem de comer chocolates por lá!!! Possui um laguinho onde as crianças podem observar os peixes.
Pequena Finlândia - Penedo/RJ
Pequena Finlândia – Penedo/RJ
  • Casa do Papai Noel: No final da Pequena Finlândia encontra-se a casa do Papai Noel. Infelizmente não pudemos visitá-la, pois estava fechada em todas as noites que estivemos lá. Em volta encontram-se barraquinhas de pipoca, e guloseimas, além de uma área com brinquedos para as crianças (pagos).
  • Uma opção que pareceu ser bem divertida, mas acabamos não fazendo, são os passeios de quadriciclo. Existem várias empresas espalhadas pela Avenida das Mangueiras que alugam quadriciclos com guias para fazer passeios pelo distrito, inclusive visita às cachoeiras.

Onde se hospedar em Penedo?

Penedo tem um incontável número de pousadas. De todos os tipos: familiares, românticas, com ou sem piscina, com ou sem parquinho infantil, algumas não aceitam crianças, enfim, assim como os restaurantes, têm pousadas para todos os gostos (e bolsos).

A nossa escolha começou, obviamente, pelas pousadas que aceitem criança. Como segunda exigência, teria que ter piscina e estacionamento.

O “centrinho” de Penedo, onde está a maioria dos restaurantes e lojas, é bem pequeno e no meio do burburinho, teoricamente, seria complicado arrumar vagas para estacionar. Por isso nossa escolha começou a se restringir às pousadas perto do centrinho, que pudéssemos ir a pé.  (Na verdade, lá descobrimos que existem vários estacionamentos rotativos no centrinho, o que não dificultaria estacionar caso fôssemos de carro).

Também fizemos uma restrição de valor médio para a hospedagem.

Várias pousadas foram bem indicadas em grupos de viagem do Facebook, no TripAdvisor e no Booking  e acabamos escolhendo a (pouco comentada mas ótima!) pousada Viking.

A Pousada Viking é formado por vários chalés, alguns com lareira, outros com “mini cozinha”, ao que parece cada um tem uma configuração diferente.

Pousada Viking Penedo/RJ
Pousada Viking Penedo/RJ

Possui uma pequena piscina, mas ótima para refrescar do calor.

O café da manhã sempre muito variado e muito saboroso. Os bolos eram deliciosos!!!

Pousada Viking Penedo/RJ
Pousada Viking Penedo/RJ

A dona da Pousada, Senhora Inga, muito atenciosa, sempre perguntando se queríamos algo a mais no café da manhã que não estava posto à mesa (ovos mexidos, por exemplo).

No Próximo Post o relato do nosso passeio ao Parque Nacional de Itatiaia.


+ Outros passeios pelo Rio de Janeiro:

Passeio pelo Museu do Amanhã

Roteiro de 2 dias em Petrópolis

Museu do Palácio Quitandinha/Petrópolis

Penedo: Dicas e Restaurantes

Penedo: Passeios e Hospedagem

Ecoturismo no Parque Nacional do Itatiaia

Dica de Hospedagem em Búzios: Pousada Pontal da Ferradura


*Esse é um Blog independente e todas as opiniões, recomendações e sugestões são baseadas em experiência própria. *

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.