Por que não gostei de Porto de Galinhas?

Por que eu não gostei de Porto de Galinhas?

Tempo estimado de leitura: 4 min

Incrível encontrar problemas na mais famosa e badalada praia de Pernambuco. Mas nós encontramos e contamos os motivos pelos quais eu não gostei de Porto de Galinhas.


Pensei muito antes de escrever esse post, afinal, não gostar de Porto de Galinhas é um assunto bem polêmico! Como você pode dizer que não gostou da praia eleita 10 vezes uma das mais bonitas do Brasil?

Porém, como o blog não é um espaço apenas informativo, mas também onde passo as minhas impressões reais das viagens e tento ajudar pessoas com as minhas opiniões (sejam elas positivas ou negativas), resolvi me posicionar sobre Porto de Galinhas!

Em compensação, descobri o paraíso na Ilha de Santo Aleixo!

Porto de Galinhas não é uma cidade, mas apenas uma das praias do Município de Ipojuca. Ipojuca possui outras praias lindas, como Muro Alto, Cupe, Maracaípe e Serrambi, e que muitas vezes são confundidas como sendo tudo Porto de Galinhas.

Portanto, nesse post falo especificamente da Praia de Porto de Galinhas, também conhecida como Praia da Vila ou Vila de Porto de Galinhas.

Por que não gostei de Porto de Galinhas?

Antes de começar a listar os motivos, preciso esclarecer que, apesar dos problemas inerentes à época da viagem, não houve uma falta de planejamento ou uma expectativa excessiva. Apenas não rolou um amor, não entramos em sintonia.

Janeiro não é a melhor época para visitar Porto de Galinhas

Tá certo que Janeiro não é a melhor época pra visitar quase nenhum lugar turístico do Brasil, ainda mais se for região de praia! Todas as crianças estão de férias e a alta temporada é pesada!

Mas em compensação, Julho é época de chuvas na região e o mar tende a ficar turvo, perdendo aquele azul maravilhoso que vemos nas fotos.

Nós sempre verificamos o Praiômetro antes de decidir nossas viagens para o litoral.

Como precisávamos fazer nossa viagem nas férias, não tivemos muita opção de escolha e fomos nos aventurar em Janeiro mesmo! Consequentemente nossos problemas se potencializaram pelo excesso de turistas!

Faixa de areia muito pequena

A faixa de areia em Porto de Galinhas é muito estreita. Chega a ter apenas 6 metros em alguns trechos, com máximo de 20 metros.

Adicione a essa pouca faixa de areia muitas barracas e a alta lotação de Janeiro! Resultado? Por vezes você não sabe mais se ainda está na sua barraca ou na barraca do vizinho! Se está conversando com a sua família ou se já faz parte da conversa na barraca ao lado.

Porto de Galinhas na alta temporada

Recifes de corais muito próximo da praia

Se faixa de areia pequena já é complicado, área livre de mar pequena é pior ainda!

Na região da Praia de Porto de Galinhas as piscinas naturais são muuuiiito próximas da praia, permitindo, inclusive, ir a pé até elas. O blog Mineiros na estrada mostrou como ir de graça às piscinas naturais.

Isso é de certa forma ótimo para ir visitar as Piscinas Naturais! Mas para os banhistas é péssimo, ainda mais em Janeiro! Um mar de gente dividindo uma pequenina parte de água 🙁

Barreira de Recifes em Porto de Galinhas
Nessa imagem do Google Maps fica evidente a barreira de recifes bem próxima da praia.

Maré baixa x maré alta

Existe uma regrinha de ouro de analisar a tábua das marés antes de programar uma viagem para Porto de Galinhas. A maré tem que estar baixa, bem próxima da maré mínima, para poder aproveitar as piscinas naturais.

Mas como saber essa informação com antecedência suficiente para programar suas viagens de férias? A resposta é: impossível! A informação das marés para Janeiro só foi disponibilizada em Novembro. E nessa altura do campeonato já tínhamos emitido as passagens faz tempo (antecedência é tudo quando se viaja com milhas!).

 Verifique sempre a tábua de marés antes de ir para Porto de Galinhas.

Lá fomos nós sabendo que não visitaríamos as famosas piscinas naturais de Porto de Galinhas, já que a maré baixa nas nossas datas seria às 6:30 da manhã!

O que ninguém nos disse era que na maré alta a Praia de Porto de Galinhas também fica bem complicada pra banho!

Lembra que falei que a faixa de areia é estreita? Quando a maré sobe ela fica mais estreita ainda! E a praia beira o caos, com aquelas barracas cheias de gente, faixa de areia pequena, mar pequeno…

E no fim, você percebe que fica inviável até tirar uma foto da sua família sem que apareça um monte de gente na sua frente!

Isso já não acontece na Praia de Serrambi ou em Maragogi, por exemplo, onde mesmo com a maré alta é possível aproveitar muito bem a praia.

Saiba onde ver cavalos marinhos em Porto de Galinhas.

A Vila de Porto de Galinhas é mal cuidada

Até agora listei problemas que se agravaram pela alta temporada. Mas passear pela Vila de Porto de Galinhas, principalmente a noite, mostrou-nos um lado de muito descuido que reflete em pouco carinho pelo turista.

  • Muito lixo pelas ruas: os empreendimentos recolhem seus lixos e os amontoam em esquinas da região central (e turística) da Vila. Por vezes as calçadas estão intransitáveis devido ao acúmulo de lixo, sem contar o mau cheiro. Deveria existir um ponto de coleta estrategicamente definido que não causasse incômodos ao turista.
  • Falta de informações turísticas: Não há placas informativas ou mapas pelas ruas da Vila. Tivemos dificuldades para encontrar o famoso letreiro de Porto de Galinhas para tirar fotos, tendo que nos guiar pelo Google Maps, já que não havia nenhuma indicação física de onde encontrá-lo. E quando finalmente o achamos, estranhamos que ele fica num local um pouco abandonado, sem lojas ou restaurantes por perto.
Letreiro de Porto de Galinhas
  • Falta iluminação: A iluminação pública a noite não é adequada. Alguns pontos da Vila, como o próprio letreiro e as ruas adjacentes a ele, mereciam luzes mais potentes nos postes. Sentimos falta também de uma iluminação que permitisse ver o mar a noite, que iluminasse um pouco os barcos e jangadas. As luzes existentes mal possuem potência para iluminar o (pequeno) calçadão.

Para finalizar, preciso dizer que cada um desses problemas individualmente talvez não tivessem me impactado tanto negativamente, mas vivenciar todos eles ao mesmo tempo potencializou o meu sentimento. 🙁

Apesar de tudo, não posso dizer que não voltaria à Porto de Galinhas. E também não é minha intenção desencorajar ninguém a ir. Aproveitem a minha experiência – negativa – e ajustem a viagem de vocês para conseguir tirar o máximo de proveito. Afinal, ser eleita por 10 vezes a melhor praia do Brasil não pode ter sido à toa. 😉

88 comments

  1. Assino em baixo de todas as reclamações. Lixo infelizmente é sinônimo de praias por todo o nordeste. Investimento zero da administração pública já que vivem do turismo. TOTAL DESRESPEITO com os TURISTAS. As ruas mal cuidadas e pouca ou quase nenhuma iluminação (e falo isso do centro mesmo), ambulantes q perturbam o juízo de qlqr pessoa, te oferecendo tudo na vida. Enche o saco!!!! Valores absurdos cobradas nas barracas q atendem na praia. Agora, pós “pandemia” então!!!….um horror!!! Um lugar realmente lindo e mal preparado para receber os milhares de turistas todos os dias.

    1. OI Fabi,
      acho importante essa dose de realidade.
      Não dá pra tapar o sol com a peneira e fingir que os problemas não existem.
      Abraços.

  2. Uma praia excelente. Acho que as reclamações são devidas às expectativas erradas dos visitantes. A geografia do local, a praia ser estreita, os recifes de corais e a maré não é culpa da administração. Estar sempre cheia de turistas, é sinal de que agrada a todos. Cães e gatos existem em todo lugar do mundo e eles tem o direito de ir e vir como todos nós. Os pontos precários de estrutura, são os mesmos que existem em todas as outras praias do Brasil. Sempre vai ter praias melhores e piores, dependendo do ponto de vista de cada um. As reclamações que vejo aqui, seriam como se alguém fosse visitar o deserto do Saara e depois reclamasse que só tem areia… Quem quer viajar e ter tudo 100% de facilidade e luxo, é só alugar um flat de alto padrão e ficar lá dentro. A simplicidade – que às vezes para quem está acostumado com luxo e facilidades é confundida com precariedade – faz parte da cultura de muitos locais do Brasil, inclusive nas praias onde os habitantes ainda mantem sua cultura nativa. Excelente sim. Chato, incômodo e feio é ficar respirando fumaça em uma grande capital como São Paulo ou Rio ou estar dentro de um Shopping luxuoso cercado de beleza artificial…

    1. Olá Lázaro, tudo bem?
      Em momento algum fiz comparativos, e muito menos coloquei a culpa na administração por conta da praia ser estreita ou por conta da maré. Nem falei de cachorros e gatos (que não vi nenhum).
      Não falei de facilidades e luxo, e nem reclamei da simplicidade do local (que nem achei com essa simplicidade toda).
      Você realmente leu o meu post inteiro?
      Não gostar de Porto de Galinhas não significa que não existam outras praias ruins (mas com certeza existem praias melhores).
      Abraços.

  3. Já estava me sentindo “A chata”! Tbm detestei! Achei muito cheia e, como foi a primeira vez que fui, logo fui abordada por um rapaz que se prontificou a arranjar guarda-sol pra gente. Depois que estávamos todos acomodados fomos informados que
    teríamos que consumir no mínimo 300.00 de uma barraca próxima ali. Sem falar na comida e na sujeira. Pode ser que seja pela alta temporada pois, tbm fui em janeiro. Mas nao me deixou boa impressão. Agora, Maragogi…foi tudo de bom!

    1. OI,
      não se sinta “a chata”! Muita gente também não teve uma experiência legal em Porto.
      Realmente Maragogi foi ótimo, mesmo na maré alta é perfeita. Mas as outras praias de Ipojuca também foram ótima, só Porto mesmo que deixou bastante a desejar.

  4. Dica: Se programar a viagem e ainda não houver a informação da tábua das marés planeje a viagem na lua nova ou cheia. As marés são sempre favoráveis nesses períodos.

    1. Infelizmente a lua cheia não nos ajudou em Porto de Galinhas, ao contrário de todas as outras praias que estevam maravilhosas durante toda viagem.
      Como eu expliquei no post, o problema não é exatamente a maré alta, mas todas as condições adversas da praia de Porto de Galinhas. =(

  5. Oi Aline. Eu também não gostei…inclusive por ser tão famosa, a gente chega com a expectativa alta. Nunca vi um centrinho de vila de praia tão feio no nordeste. Só comi em restaurante ruim, mesmo os famosinhos. Fiquei na Praia de Muro Alto, tão elogiada em outros blogs….e parecia uma piscinão meio sujo, feio, construído num mangue e sem faixa de areia boa parte do dia. Fomos visitar a Praia dos Carneiros e arrependi de não ter ficar o o tempo todo lá.

    1. OI Nivaldo,
      uma pena né?
      Como o turismo de massa e mal administrado consegue “estragar” um lugar.
      Obrigada pela visita!

  6. As praias não tem iluminação devido a desova das tartarugas ❤️

    1. OI Elisa, existe iluminação especial para proteger a desova de tartarugas.
      Além disso, não precisa que as ruas sejam escurar tb.
      =)

  7. Olha, a faixa de areia só é peqiena na parte da Vila. Porto de Galinhas continua para a esqueda (de quem está de frente para o mar) e essa parte tem uma faixa de areia gigantesca! Porto de Galinhas vai desde o Cupe até Maracaype.

    1. Oi Rafael, vc está enganado. Como eu explico no post, Porto de Galinhas é apenas uma praia (a praia da vila). Cupe e Maracaípe são praias de Ipojuca (cidade onde tb fica Porto de Galinhas). Mas muita gente confunde e acha q Porto de Galinhas é uma cidade.

      1. Oi amiga…então, como o Rafael explicou a cima, Porto de Galinhas vais desde Cupe até Maracaípe (fica entre as duas) e não é apenas aquela região central. É apenas uma praia sim, mas não é tão pequena. Quem está enganada é você!

        1. Olá Anne, tudo bem?
          Em momento algum disse que Porto é uma praia pequena, e muito menos “tão pequena”.
          Eu expliquei que ela não vai de Cupe até Maracaípe, pois Cupe e Maracaípe são outras duas praias. Ela realmente fica entra essas duas praias, como vc citou.
          A praia de Porto é a praia central de Ipojuca.
          Estamos falando a mesma coisa com palavras diferenes.
          Abraços.

  8. É estranho que uma praia com tantos problemas seja eleita 10 vezes a melhor do Brasil !!!!!
    Eles precisam dar uma voltinha pelas praias de Santa Catarina. Deixem a politicagem de lado

  9. Boa tarde!
    Foram no começo ou final de abril?! Vou ano que vem e estou com medo por ser considerada época de chuva…

  10. Estou em Porto de Galinhas, ou melhor, Porto dos Cachorros e Gatos pelo excesso de animal nas ruas, praias, etc

Comments are closed.