horta em casa

Minha horta em casa – com cupom de desconto

Tempo estimado de leitura: 6 min

Preparei esse post para explicar todos os detalhes da minha horta em casa. E para te animar a começar uma hortinha, temos um cupom de desconto super especial!


Apesar de achar lindo uma casa cheia de verdinhos, dando vida em todos os cômodos, eu nunca tive plantas em casa.

Não sou boa de cuidar, elas nunca sobrevivem muito tempo. Além disso, as viagens sempre me desanimaram de ter plantas pois teriam que ficar dias sem os cuidados necessários.

Mas a quarentena veio como uma oportunidade de aproveitar tantos dias em casa para investir nas plantinhas. Aproveitei para ler um pouco sobre o assunto e vi alternativas para cuidar delas mesmo com viagens.

Assim, tomei coragem e iniciei a minha hortinha em casa. Escolhi plantas que tivessem alguma utilidade no meu dia a dia, combinando com o clima da minha cidade.

É possível começar uma horta plantando mudas ou plantando sementes. Eu escolhi começar pelas sementes por achar que seria mais divertido (e até mais fácil), porém é bem demorado para ver o resultado (colher e comer).

(clique para ir direto ao tópico de interesse)

Minha horta em casa

Minha hortinha em casa começou a tomar forma quando conheci a Sementes do Bem. Um projeto super fofo que monta kits de sementes em latinhas.

horta em casa - sementes do bem

As latinhas já vêm com terra, um pacotinho de semente e a tampa vira o pratinho de água. O rótulo é o calendário de irrigação. Um kit completo para iniciar o plantio, além de uma brincadeira para as crianças.

Além de ser uma forma lúdica de iniciar uma horta em casa, comprar na Sementes do Bem é uma forma de compartilhar o bem, já que 50% do lucro das latinhas são destinados para ajudar instituições parceiras.

E já começo esse post com um super estímulo para você também iniciar sua horta em casa! Use o cupom VEMQTCONTO nas suas compras com a Sementes do Bem e garanta 10% de desconto!

cupom de 10% de desconto na sementes do bem

Voltar ao índice do post

Mudas ou sementes?

Você pode começar uma horta tanto a partir de mudas, quanto a partir de sementes.

Mudas têm a vantagem de ser um processo mais rápido. As plantas já estão maiores e a colheita vai acontecer mais cedo. Em compensação, é um processo um pouco “arriscado” para as plantinhas.

a plantação por sementes é mais lúdica, e pode ser bem interessante principalmente se você tiver crianças. É lindo acordar pela manhã, ver os brotinhos verdes germinando e acompanhar seu crescimento. Mas, infelizmente, é um processo bem demorado até a colheita (pode levar anos dependendo da planta escolhida).

Eu optei por começar com sementes, mas vou acabar comprando algumas coisas já em mudas, principalmente flores.

Voltar ao índice do post

Escolha das sementes

Quando eu decidi que queria começar a minha horta em casa eu não tinha nenhum referencial. Obviamente sabia que muitas plantas podem ser plantadas em vasos, mas não sabia quais os mais adequados para o clima da minha região, por exemplo.

Então meu primeiro contato foi justamente com a Sementes do Bem, pedindo dicas do que eu poderia plantar considerando o sol daqui. Eles me atenderam super rápido e com muita atenção (não foi à toa que negociei com eles o cupom de desconto para vocês – VEMQTCONTO = 10% de desconto na Sementes do Bem).

Depois comecei a pesquisar, na internet mesmo, sobre algumas plantas que talvez eu gostasse de ter. Vi sobre o clima, época de semeadura, floração etc.

Como marinheira de primeira viagem, cometi alguns erros e vou deixar de dicas aqui para vocês.

  • Veja sempre o clima da sua região se é compatível com a plantação que você deseja;
  • Verifique o local onde sua planta vai ficar (sol, sombra, vento). Faça a escolha baseado nisso também;
  • Verifique a época de plantio adequada. Principalmente flores e frutas possuem uma época mais adequada para plantio de acordo com a época de floração e colheita. Fica complicado, por exemplo, plantar em junho uma espécie que só vai dar flor (ou colheita) lá pra abril, vai ter q esperar quase 1 ano!;
  • Quando optar por sementes, verifique também o tempo entre a semeadura e a colheita. Eu vou ter que esperar uns 2 anos para poder colher algumas das minhas escolhas. 🙁
  • Dependendo do tamanho do local onde for plantar, principalmente se for na latinha, não precisa usar todo o saquinho de sementes. Eu usei metade e ainda foi muito;
  • Dê preferência a já plantar no local definitivo. Evite trocas de vasos pois esse processo pode “traumatizar” a planta e ela ter dificuldades para vingar novamente.

Voltar ao índice do post

Sementes escolhidas

Essas foram as sementes que optei por plantar aqui na hortinha.

  • Couve – escolhi a couve porque germina fácil, rende bem, aceita clima quente;
  • Manjericão – porque amamos pizza e o manjericão terá um ótimo uso em nossa cozinha;
  • Tomate cereja – combinação perfeita com o manjericão;
  • Hortelã – para dar aquele gostinho refrescante nos sucos e fazer chás deliciosos;
  • Amor perfeito – para dar um colorido especial na horta, além de ser uma flor comestível.
  • Lavanda – escolhi pelo seu perfume, além de ser uma flor linda;
  • Alecrim – escolhido também pelo seu perfume e utilização em receitas.

Todas essas plantas da minha horta em casa (teoricamente) suportam o sol que temos por aqui. Ainda estou tentando entender o porquê elas têm crescido bem devagar, mas, como já disse, minha mão não é nada boa para cuidar de plantas.

horta em casa
Muitas muda de couve e um pezinho de feijão

Além dessas, quero mais algumas como sálvia, erva-doce, morango, girassol… Mas essas vão esperar eu aprimorar minhas técnicas de plantio.

Voltar ao índice do post

Como plantar sua horta em casa

Para plantar sementes, o recomendado é iniciar em uma sementeira (que também pode ser feita de caixa de ovos ou potes de iogurte). Após atingir o tamanho ideal de cada espécie, fazer a transferência para o vaso.

Porém, para hortas caseiras, não vejo necessidade de todo esse rigor. Escolha o vaso e tenha cuidado de espalhar as sementes. Em geral, os pacotinhos de sementes são grandes para latinhas e vasos de tamanho médio, então pode espalhar apenas metade das sementes.

A maioria das plantas que eu pesquisei vão bem em vasos de tamanho médio. A couve, como tem folhas grandes, optei por plantar em vaso formato jardineira.

É preciso ficar atento pois algumas plantas não combinam entre si e não podem ser plantadas no mesmo vaso. Isso porque elas competem nutrientes e uma vai acabar matando a outra.

Segundo o blog Plantei, algumas espécies podem ser plantadas juntas (mas lembre-se de ter espaço suficiente nos vasos):

  • Manjericão e tomate;
  • Louro e alecrim-rasteiro;
  • Alface e cenoura;
  • Alecrim, sálvia e tomilho.

Já o morango não deve ser combinado com tomate, batata, pepino ou berinjela e a cebolinha não deve ficar junta do nirá.

Ainda, segundo a matéria do blog Plantei, a salsinha e a menta (hortelã) devem ser plantadas sozinhas.

Voltar ao índice do post

Como cuidar da sua horta em casa

horta em casa

Essa é definitivamente a parte mais complicada para mim. Cuidar de uma horta em casa parece ser um trabalho tão simples quando lembro do quintal da minha avó. Vejo plantas lindas crescendo quase que naturalmente, sem grandes cuidados. Mas comigo a coisa parece não funcionar muito bem.

Alguns cuidados são básicos como: retirar folhas amareladas, verificar a presença de pragas, irrigar conforme recomendado para cada espécie e o sol na quantidade adequada.

Outros cuidados mais específicos vão depender da espécie escolhida. Algumas, por exemplo o tomate, precisam de uma haste para auxiliar o crescimento. Outras espécies precisam de uma adubação mais frequente.

O ideal é pesquisar e estudar cada tipo de planta que você tenha ou queira ter para entender os detalhes de cada cultivo.

Eu estou evitando ter que entrar no uso dos adubos. A opção de ter uma horta em casa foi justamente para ter alimentos mais naturais.

Alguns produtos do nosso dia a dia são indicados para ajudar na adubação caseira das plantas como a borra de café, a casca de banana e a casca de ovo.

O ideal, na minha opinião, é utilizar a compostagem caseira. Confesso que ainda não cheguei nessa etapa, a quantidade de plantas que eu tenho é pequena e não justifica todo o processo em um apartamento. Se eu morasse em casa provavelmente colocaria esse sistema em prática.

Voltar ao índice do post

Irrigação e vasos autoirrigáveis

Um item que sempre me preocupou nas plantas em casa é a irrigação. Nunca sei a quantidade ideal de água. Sempre afogava as plantinhas ou as deixava seca demais. Acho super complicado entender esse limite de água para não deixar as raízes apodrecerem.

Além disso, o fato de viajar bastante também me limitava pois não via saídas para irrigar as plantas ficando vários dias fora.

Quando descobri os vasos autoirrigáveis é que comecei a me animar em plantar. Esses vasos possuem um sistema em que a água sobe de sua base por capilaridade (através de barbantes) e irriga as plantas de acordo com a necessidade de cada uma. É a planta que “puxa” a quantidade de água demandada.

horta em casa - vasos autoirrigáveis
Vasos autoirrigáveis tamanho médio (a jardineira verde onde estão as couves também é autoirrigável)

Algumas plantas demandam menos água, como o alecrim e a lavanda. Já a couve tem sugado bastante água. De acordo com esse ritmo você pode ir abastecendo o recipiente de água e ficar vários dias sem se preocupar com esse processo.

Os vasos autoirrigáveis são encontrados facilmente em lojas de plantas, possuem variados tamanho, cores e formatos. E, definitivamente, são uma ótima solução para minha horta em casa.

Voltar ao índice do post


Espero que esse post tenha tirado suas dúvidas para ter uma horta em casa e tenha te animado a produzir sua própria alimentação. Não esqueça de utilizar nosso cupom de desconto na Sementes do Bem (VEMQTCONTO = 10% de desconto).

cupom de 10% de desconto na sementes do bem

Você já tem uma horta em casa? Que plantinhas tem cultivado?

Ainda não tem uma hortinha? Ficou com alguma dúvida? Precisa de alguma ajuda para começar a plantação?

Vamos trocar mais informações sobre esse tema. Me escreva nos comentários. =)

2 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.