Escape Game - Jogos de Fuga - Botafogo Rio de Janeiro

Conhecendo o Escape Time – Escape Game no Rio de Janeiro

Tempo estimado de leitura: 3 min

Uma sala decorada e 60 minutos para resolver um mistério! Testamos o Escape Time, uma casa de escape game/jogos de fuga em Botafogo, no Rio de Janeiro.


O que é um escape game?

Os jogos de fuga começaram como jogos de celulares e online onde cada pessoa jogava individualmente e teria que ir descobrindo pistas para desvendar um enigma.

Esses jogos online “criaram” vida e viraram salas temáticas reais onde o objetivo continua o mesmo: resolver o grande quebra-cabeça de pistas para solucionar um mistério.

Mas no escape game da vida real o tempo é um limitador: 60 minutos!

As salas normalmente comportam de 3 a 10 pessoas que devem trabalhar em grupos para desvendar códigos, abrir cadeados, descobrir pistas. Todas as situações envolvem lógica, raciocínio rápido e muita criatividade.

As pistas ficam espalhadas pela sala temática e qualquer objeto deve ganhar atenção  pois nada está ali à toa.  As informações coletadas se cruzam para formar respostas aos enigmas.

Todas as salas são controladas através de câmeras por monitores que acompanham em tempo real o que está acontecendo com os jogadores.

No mundo já são mais de 2 mil salas de jogos de fuga em mais de 60 países. No Brasil várias cidades possuem salas de escape game e nós experimentamos o Escape Time, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

Aproveite e conheça também o Porto Maravilha e o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Nossa experiência no Escape Time

O Escape Time é uma rede que possui salas em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Escape Game - Jogos de Fuga - Botafogo Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o Escape Time fica em Botafogo e possui 4 salas: ASSASSIN’S CREED – ORIGINS; Alcatraz, escapada impossível; Pânico no Expresso do Oriente e Quarto 66 e os segredos templários.

Segue a descrição de cada uma das salas, conforme o site oficial do Escape Time:

  • ASSASSIN’S CREED – ORIGINS – De 3 a 8 jogadores

“Assassin’s Creed Origins se passa durante o Reino Ptolemaico, no período em que Cleópatra ascende ao trono em 49 a.C., e centra-se em Bayek o ultimo dos medjai, depois deste ter partido da sua terra natal, a vila de Siwa, em perseguição de um mistério. A sua aventura ira leva-lo a atravessar o Antigo Egipto que por consequência vai ter um papel decisivo no nascimento da Irmandade dos Assassinos.”

  • Alcatraz, escapada impossível – De 3 a 10 jogadores

“Três detentos fugiram da Prisão Federal de Alcatraz, em São Francisco – EUA, e você, mesmo jurando ser inocente por um assassinato, foi acusado e sentenciado à morte na cadeira elétrica em Alcatraz. Em 1 hora irão lhe executar. Mas existe uma esperança e encontrar a saída depende só de você!”

  • Pânico no Expresso do Oriente – De 3 a 8 jogadores

“Você está de férias em Londres com seus amigos e decide fazer a viagem do Expresso do Oriente que vai de Londres a Istambul. Logo após embarcar, descobre que um terrorista colocou uma bomba no trem. Sua missão é parar o trem e evitar uma catástrofe na estação de maior movimento da Europa. Detalhe: o maquinista DESAPARECEU!”

  • Quarto 66 e os segredos templários – De 3 a 8 jogadores

“Você herdou um Hotel de um parente que morreu há muito tempo. Seu quarto 66 é cercado de mistérios e dizem que o Sr. Bernand de Clairvoux era guardião de um grande tesouro dos cavaleiros templários. Mas o hotel será demolido em 1 hora. Este é o tempo que você tem para achar o tesouro. Boa sorte, você vai precisar.”

Nós escolhemos a sala Pânico no Expresso do Oriente por ser a menos assustadora já que fomos com a filhota e, como era nossa primeira vez, preferimos algo mais leve.

Só não sabíamos que essa era a sala do Escape Time mais difícil de desvendar kkkk Já imaginam que não conseguimos solucionar o mistério e parar o trem a tempo 🙁

Escape Game - Jogos de Fuga - Botafogo Rio de Janeiro

Eu optei por não fotografar nada dentro da sala porque acredito que o mistério de não saber o que encontrar faz parte da emoção dos Escape Games.

Antes de entrar na sala, um monitor nos leva até uma sala menor, com bancos e uma TV onde ele explica o funcionamento do jogo de fuga. Na TV é mostrado um teaser com a história por traz da cena que vamos encarar.

Duas informações importantes: Existe um botão atras da porta de entrada da sala onde você pode solicitar sua saída do jogo a qualquer momento (saindo não é possível retornar).

Um rádio comunicador nos permite manter contato com o nosso monitor durante todo o tempo do jogo. Através desse rádio o monitor fornece pistas (se for solicitada pelos jogadores) a cada 6 minutos.

A sala que escolhemos realmente nos pareceu bem complexa, mas como foi nossa 1ª vez em um Escape Game, não temos parâmetros pra dizer se realmente era tão difícil assim ou se nós que não estávamos preparados para o que iríamos encontrar.

Mas achamos divertido e confesso que poderia durar mais de 1 hora. Eu saí com vontade de jogar mais! Kkkk Gostei bastante da proposta dos jogos de fuga

Para jogar no Escape Time, reúna seu grupo e faça sua reserva online. Escolha a sala temática e o horário que mais lhe agradar. https://escapetime.com.br/br

Veja todos os nossos posts sobre o Rio de Janeiro.


*Gostaria de agradecer ao Escape Time pelas cortesias nos ingressos, mas ressalto que todas as opiniões, recomendações e sugestões são baseadas em experiência própria.*

6 comments

  1. Ahh eu adoro escape games! Quando eu morava em SP fui algumas vezes, realmente é uma febre por lá! Saí em 2 das 4 vezes que joguei, mas o mais legal é a emoção mesmo independente se sai ou perde… muito legal!

    1. oi! deve ter sido uma experiência bem legal!
      Sempre bom encontrar com os amigos blogueiros!
      BJsss.

    1. OI, obrigada por comentar!
      Minha filha se divertiu bastante, mas a nossa sensação é que o tempo passou muito rápido kkkkkk
      bjs!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.