El Calafate - Argentina

El Calafate – Argentina: Passeios e miniguia completo

Tempo estimado de leitura: 9 min

El Calafate foi a surpresa do nosso roteiro pela Patagônia Argentina. Uma delícia de cidade que nos surpreendeu positivamente e por isso compartilho com vocês tudo o que você precisa saber para uma viagem perfeita!


Quando decidi pela viagem à Patagônia Argentina eu sabia que meu destino final seria Ushuaia. Mas eu não gostaria de fazer uma viagem longa (e cara) para aproveitar apenas uma cidade.

Pesquisei um pouquinho e percebi que a combinação mais certeira para essa viagem seria incluir El Calafate nesse roteiro.

Já mostrei como ficou a organização do roteiro pela Patagônia Argentina .

Acontece que, nas minhas pesquisas, com pessoas que já fizeram esse roteiro, era unanimidade que El Calafate não tinha muito o que fazer. E que 3 dias estaria de bom tamanho.

Mas eu sentia que não era bem assim. Cada vez que eu lia mais sobre a cidade, eu descobria passeios novos e interessantes, principalmente com crianças.

El Calafate - argentina
Olha só como é linda e chamosa

Muita gente acredita que El Calafate é só a porta de entrada para visitar o Glaciar Perito Moreno.

É claro que o gigante de gelo é a atração principal, mas El Calafate ainda oferece ótimos restaurantes, passeios de 4×4, visitas à Estâncias que mostram a origem da cidade, Museus sobre a vida da região, e muito mais!

Vem que te conto porquê El Calafate me encantou!

Veja também todas as nossas dicas sobre Ushuaia!

O que fazer em El Calafate

Glaciar Perito Moreno

O Glaciar Perito Moreno é um dos principais cartões-postais da Patagônia Argentina. Me arrisco a dizer que foi por causa dele que você iniciou suas pesquisas sobre El Calafate.

Mas não é pra menos: o Perito Moreno é realmente incrível! E de muito fácil acesso!

El Calafate - argentina

Recomendo que esse seja seu passeio logo no 1º dia em El Calafate.

Na verdade, visitar o Perito Moreno pode render até 4 passeios diferentes e escolher qual fazer vai ditar o restante do seu roteiro.

Todos os passeios abaixo necessitam do pagamento de Ingresso ao Parque Nacional Los Glaciares: 700 pesos por adulto e 170 pesos por crianças (valores de janeiro de 2019). O pagamento pode ser realizado em dinheiro (pesos) ou no cartão de crédito. Não aceitam dólares nem reais. Mesmo em excursões você terá que pagar essa valor na hora de entrar no Parque Nacional.

  • Trilhas pelas passarelas: São passarelas metálicas, alguns trechos com escadas, que percorrem cerca de 7 km em 5 circuitos diferente. Possibilitam as mais belas vistas do Perito Moreno.
El Calafate - argentina
Gigantesco! A foto não representa bem sua imensidão!

Para visitar apenas as passarelas não é necessário reservar o passeio com antecedência se você estiver com carro alugado.

Porém, é recomendável reservar com antecedência se vai usar alguma agência para o passeio, principalmente na alta temporada.

  • Safári Náutico: Navegação de 1 hora em um Catamarã com vista da parede lateral do Perito Moreno.

É um passeio contemplativo onde é possível perceber mais de perto, o tamanho e a imponência desse gigante de gelo.

El Calafate - argentina

Para realizar o Safári Náutico é extremamente necessário reservar com antecedência, pois os barcos têm uma capacidade limitada e dificilmente encontrará vaga na hora.

  • Mini Trekking no Perito Moreno: Caminhada de 2 horas em cima do Glaciar.

Infelizmente nós não fizemos esse passeio pois não é permitido para menores de 10 anos. Mas quem já o faz recomenda como uma experiência única e inesquecível.

Para ver o relato dessa experiência acesse o post do Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno no blog Atravessar Fronteiras.

  • Big Ice: Trekking de 3 horas por cima do Perito Moreno, entrando em cavernas e fendas. Proibido para menores de 18 anos e maiores de 50 anos.

Rios de Hielo – Navegação

Apesar do Perito Moreno ser o mais famoso Glaciar de El Calafate, ele não é o maior Glaciar da região.

Visitar o Glaciar Upsala, o maior da região, só é possível através de um (longo) passeio de barco. Além do Glaciar Upsala, também faz parte do roteiro da Navegação dos Rios de Hielo o Glaciar Spegazzini.

Se os tons de azul do Perito Moreno já encantam, imaginem só o que encontrará nesses gigantes!

Para esse passeio também é necessário pagar o ingresso ao Parque Nacional los Glaciares. Se você fez o passeio no Perito Moreno no dia anterior, terá desconto no ingresso de entrada ao parque agora. Porém, nessa entrada só é aceito o pagamento em pesos. Não aceitam cartão de crédito, dólar e reais.

Nós optamos por não fazer esse passeio pois teríamos longas horas de navegação em Ushuaia. Mas o blog Ninho de Jiripoca esteve por lá e contou como foi o Passeio do Rios de Hielo.

Passeio de 4×4

Um passeio especial para conhecer El Calafate sob outro ângulo. Passear de 4×4 pelas terras desérticas da Patagônia, avistar os animais e observar a planície do alto.

A experiência é de Safari mesmo. Mas infelizmente ficamos com gostinho de água na boca já que deixamos nosso Passeios de 4×4 agendado para Ushuaia.

Mais um motivo para voltarmos à El Calafate com mais calma!

Visitar alguma Estância

Um passeio que vi pouca gente comentando, mas que nós amamos fazer foi a visita a uma Estância.

Nós escolhemos a Estância 25 de Mayo  pelo preço e pela praticidade já que eles mesmos nos buscam e nos levam de volta ao hotel. E acabamos por descobrir que essa foi a 1ª estância da cidade e também o 1º hotel de campo.

Por lá passamos uma manhã bastante agradável. Aprendemos sobre a origem da cidade de El Calafate, a criação de ovelhas, produção de lã dentre outras atividades.

El Calafate - argentina

Nós escolhemos a visitação no horário da manhã e terminamos com um almoço patagônico. Também é possível agendar a visitação para o horário da tarde e terminar o dia com um jantar/show.

Glaciarium – Museu de Gelo

O Glaciarium é um museu que conta a história do gelo patagônico. Desde a formação das geleiras/glaciares, até os estudos do seu derretimento.

El Calafate - argentina

É um passeio rápido (entre 1 hora e 1 hora e meia) porém interessante para compreender toda a região.

O Glaciarium fica um pouco afastado do centrinho de El Calafate mas possui transfer gratuito saindo da Secretaria de Turismo de hora em hora.

Funciona diariamente de 11:00 às 19:00(horários especiais em alguns feriados – confirmar no site oficial.

Os valores não são baratos ☹ : 480 pesos adultos e 200 pesos menores de 12 anos.

Intendência Parque Nacional Los Glaciares

Tá aí um cantinho que eu não tinha lido sobre em lugar algum! Bem no meio da cidade de El Calafate, ali mesmo na Rua Principal.

Um grande terreno de esquina, arborizado me chamou atenção. É a Intendência Nacional Los Glaciares. É como se fosse a área administrativa do Parque Nacional.

El Calafate - argentina

A entrada é gratuita e dentro do prédio principal existe uma exposição de painéis contando toda a história do Parque Nacional Los Glaciares além de diversas curiosidades.

Seus jardins também são visitáveis e continuam apresentando fatos e curiosidades sobre a região.

Vale muito a visita, principalmente durante aquela caminhada de fim de tarde.

Centro de interpretação histórica de El Calafate

O pequeno museu de história de El Calafate fica localizado a uma pequena caminha do centro da cidade.

Por lá algumas exposições de animais pré-históricos da região (dinossauro e preguiças gigantes) bem como sobre a origem humana por lá.

A visita é bem rápida, mas válida, principalmente se você quiser ter uma dimensão real dos antigos moradores da região. 😉

Horário de funcionamento: de agosto a abril, das 10:00 às 20:00. De maio a julho, das 11:00 às 18:00.

Ingressos: 200 pesos adultos e 110 pesos para crianças.

Cavernas de Walichu

7km afastado do centro de El Calafate está o sítio arqueológico Walichu.

Em Walichu estão pinturas rupestres com mais de 4500 anos retratando a origem dos moradores dessa região.

Nós não chegamos a fazer esse passeio por falta de tempo. ☹

Reserva Laguna Nimez

A Reserva Laguna Nimez é uma Reserva Natural na beira da laguna. Morada de vários pássaros. Lugar ideal para os amantes de birdwatching.

Nós fomos com o objetivo de encontrar os flamingos. Mas a trilha era longa (cerca de 3km) e nossa pequena estava cansada das andanças.

Infelizmente nesse dia haviam apenas 3 flamingos por lá e só os vimos bem de longe. ☹

El Calafate - argentina

Mas o lugar é muito bonito (apesar dos ventos patagônicos).

Valor: 350 pesos por adulto. Crianças não pagam. Confesso que achei o valor bem carinho. Pois existem diversos outros pontos ao redor dos lagos, fora da reserva, de onde podemos avistar os flamingos e outras espécies de pássaros.

Chacra Las Moras

Encontramos, quase sem querer, num folder do nosso hotel, a indicação de visitação à uma Chácara de produtos naturais em El Calafate.

Como não era muito longe da região central, incluímos uma caminhada até lá para conhecer a Chacra Las Moras.

Lá eles cultivam uma grande variedade de frutas finas, hortaliças gourmet e flores comestíveis. É um verdadeiro jardim de delícias! Uma mistura de aromas e sabores deliciosos. Morangos, framboesas, amoras, cassis, cerejas…

A entrada na Chácara é gratuita e você pode comprar os itens que se interessar. Além das plantações também existe uma lojinha com licores, pastas e uma variedade de produtos produzido na região.

Quantos dias ficar em El Calafate?

Agora chegamos na parte onde vou divergir da maioria das informações que você vai encontrar na internet.

Muita gente vai dizer que 3 dias inteiros são suficientes para El Calafate. E eu não posso concordar com essa informação.

Claro que ficar 3 dias é melhor que nada (e eu mesma fiquei 3 dias). Mas estou aqui pra compartilhar meus acertos e também meus erros.

Portanto, fique pelo menos 4 dias inteiros em El Calafate. Se puder, fique 5 dias! Se quiser fazer alguns bate-voltas, fique 7 dias!

Vamos a um roteiro rápido aqui:

Roteiro em El Calafate:

Dia 1 – Perito Moreno com Safari Náutico ou Minni Trekking.
Dia 2 – Estância 25 de Mayo pela manhã e passeio a pé pela cidade na parte da tarde com visita a Intendência do Parque Nacional.
Dia 3 – Navegação Rios de Hielo.
Dia 4 – Laguna Nimez, Glaciarium e Cavernas de Walichu.
Dia 5 – Bate-volta a Torres del Paine.
Dia 6 – Museu de História e Safari 4×4 no pôr do sol.
Dia 7 – Bate-volta a El Chaltén.
*consideramos apenas dias inteiros, não contando com o dia de chegada e partida.

Ufa! Consegui te convencer que El Calafate é muito mais que apenas o Perito Merino?

Quando ir para El Calafate?

Verão! Sem dúvidas, no verão!

Primeiro porque a maioria dos passeios não acontece na época do inverno. Alguns passeios só ocorrem de outubro a março e outros de setembro a abril. Tem hotel que até fecha no inverno!

Não vá a El Calafate no inverno. Será tempo perdido!
Evite também o início do mês de fevereiro. É a época de comemoração do batismo do Lago Argentino e vários eventos ajudam a aumentar a lotação na cidade.

Além disso, como os dias são bem mais longos no verão (o sol nasce as 5:30 e só se põe quase 10 da noite) a viagem fica bem mais produtiva.

Acrescente a isso a temperatura mais amena (apesar de bem frio). Mesmo no verão não deixe de levar roupas segunda pele e casacos corta vento. Os ventos patagônicos podem chegar facilmente até 120km/h!

No post sobre organização da viagem para a Patagônia falamos mais sobre a escolha das roupas. 😉

Infelizmente, por todos esses motivos citados, o verão em El Calafate é altíssima temporada e tudo fica bem mais caro. Principalmente entre dezembro e fevereiro.

Portanto, se você puder ir a El Calafate em novembro ou em março conseguirá aproveitar bastante gastando um pouco menos. 😉

Onde ficar

Escolher onde ficar em El Calafate não é uma tarefa fácil. A cidade oferece diversas opções de hospedagens nos mais variados valores.

Uma graça os chalés com vista para o lago. E que charmosas as cabanas bem próximas a ele.

Mas definir sua opção de onde ficar em El Calafate vai depender de uma outra informação que já falamos aqui antes: com carro alugado ou sem carro alugado?

Se estiver com carro alugado, se permita! Escolha uma hospedagem charmosa com vista! Não vai se arrepender!

Mas se estiver sem carro, escolha uma hospedagem no centro. Isso porquê, apesar da cidade não ser muito grande, todas as opções de restaurantes estão no centrinho. E ter que ficar contratando remis toda hora vai encarecer a viagem, além de não ser muito prático.

Ficar hospedado no centro de El Calafate tem suas vantagens (apesar da falta da vista do lago). Voltar caminhando para o hotel após o jantar é muito agradável.

Como ir do aeroporto para o hotel

O aeroporto de El Calafate fica localizado a cerca de 20 km do centro da cidade. Não há ônibus percorrendo esse trecho e nem táxis no aeroporto.

As opções são:

  • Locar carro antecipado e já retirá-lo no aeroporto. Não deixe para fazer a locação na hora pois dificilmente encontrará carros disponíveis.

E quando eu digo antecipado, é antecipado mesmo, uns 6 meses! Nós decidimos nossa viagem com 3 meses de antecedência e já não tinha muita disponibilidade. Os poucos carros que “sobraram” estava uma fortuna.

Segui acompanhando a disponibilidade para verificar se encontraria um valor menor e logo esgotou por completo. Portanto, se quiser carro alugado, não arrisque!

  • serviço de van compartilhada: 300 pesos por pessoa ida ou volta, ou 450 pesos por pessoa ida e volta contratando antecipadamente a volta. Esse valor é para pagamentos em dinheiro. (Valores de janeiro de 2019).

Não é necessário reservar com antecedência. Os guichês ficam ao lado das esteiras de bagagem e o transfer é reservado por ordem de chegada. Muito tranquilo e organizado.

  • serviço de remis: 900 pesos no carro para até 4 pessoas ida ou volta. Se contratar a volta antecipadamente fica em 600 pesos o trecho de volta (não é preciso pagar antecipadamente, apenas fazer a reserva do horário). (Valores de janeiro de 2019).

Não é necessário reservar com antecedência. Os guichês ficam ao lado das esteiras de bagagem e o transfer é reservado por ordem de chegada. Muito tranquilo e organizado.

Onde comer

Comer em El Calafate é um prazer! Eita lugar pra ter comida gostosa! Desde a padaria, passando pela cafeteria e pela sorveteria.

Você sabia que Calafate é uma frutinha típica da região? Você vai encontrar com alguns pés dela pelos passeios. O pessoal da região não recomenda que comam a fruta do pé porque dizem que tem muitos caroços, mas eu comi e foi legal, não me incomodou.

Então, se vai a El Calafate não deixe de provar alguma receita que leve a frutinha de ingrediente. Experimente o sorvete de Calafate ou licores da fruta. São deliciosos.

E como prato principal, experimente um cordeiro patagônico. Carne macia e saborosa. Fico com água na boca só de lembra.

Nós experimentamos vários lugares para comer em El Calafate e nenhum nos desagradou.

Destaque para o cordeiro patagônico do Isabel – Cocina a Disco.

Pela variedade de boas opções, acho mais fácil deixar o link do tripadvisor listando os lugares para comer por lá. Sempre decidimos onde comer baseado nas avaliações desse site.

Dinheiro e câmbio

Como explicamos no post sobre a organização da viagem para a Patagônia, em El Calafate não existem casas de câmbio.

O Banco Nación e o Banco Tierra del Fuego fazem câmbio, mas o horário de funcionamento é curto e sempre tem fila.

O ideal é chegar a El Calafate já com os pesos trocados.

Contudo, em todos os estabelecimentos que estivemos, o cartão de crédito era bem aceito e você pode usá-lo com uma certa tranquilidade.


Pronto, agora você tem todas as dicas necessárias para visitar El Calafate! Bora organizar esse roteiro e tirar essa viagem incrível do papel?
Tem mais alguma dica para visitar El Calafate? Conte para a gente nos comentários.

*Esse é um blog independente e todas as opiniões, recomendações e sugestões são baseadas em experiência própria.*

13 comments

  1. Parabéns, fiz a viagem sem sair de casa. Seus comentários são maravilhosos. Um dia chego lá, nessa região tão linda
    .

    1. Fico muito feliz que tenha gostado e que tenha “viajado” no post. Esse é sempre o nosso objetivo =)
      Torço pra que logo consiga fazer essa viagem de fato!
      Abraços, Aline.

  2. Olá, Aline!
    Em primeiro lugar, gostaria de dizer que amei seu post! Justamente por ser ´fora da curva´ e mostrar Calfate além do Perito Moreno. Tenho pesquisado vários lugares, falando com pessoas que foram e dizem que não existe nada além dele, a cidade é só uma base pra vc ir para outros lugares e por aí vai. Felizmente encontrei alguém que aproveitou além da famosa geleira, embora ela ainda seja o principal do lugar.
    Estou planejando ir no próximo ano (sei que ainda que tem muuuito tempo), mas sou bem metódico com viagens e gosto de ter tudo organizado ao máximo. Principalmente em relação aos roupas, que são caras, e por isso já estou começando a comprá-las.
    Mas enfim, todo esse texto para pedir sua ajuda em algo bem importante: a data!
    Vi que vc recomenda expressamente não ir no Inverno. Mas eu gostaria de visitar a cidade na primeira semana de maio (outono). Acha que vale a pena? Pretendo ficar 4 dias (inteiros) e fazer mini trekkinng, rios de hielo, estância, bar de gelo e conhecer um pouquinho mais da cidade!
    Desde já obrigado e parabéns mais uma vez!

    1. Olá Rafael,
      ficamos muito felizes com o seu comentário. Nosso objetivo é realmente mostrar o diferente, o fora do comum, é El Calafate nos surpreendeu nesse sentido.
      Quanto a sua dúvida, a recomendação de não ir no inverno é porque muitos passeios não funcionam nessa época.
      O Mini Trekking acontece até 31/05, mas dependendo das condições meteorológicas pode ser cancelado.
      O Rios de Hielo não é toda empresa que faz. A Denomades, que é a empresa que eu indico no blog, só vende esse passeio até março.
      Dependendo da Estância, também só funciona no verão.
      Por isso a indicação de que o verão é a melhor época =(
      Você também pretende ir a Ushuaia? Estou terminando um post de lá =)
      Abraços.

  3. Muito bom!!! Texto leve e agradável.
    Pretendo ir agora em dezembro e não consigo achar em lugar algum se a visitação ao Glaciar Perito Moreno estará aberto dias 24 e 25 de dezembro 2019.

    1. Olá Sonia,
      Feliz que tenha gostado do nosso texto. =)
      Sobre as datas, o nosso parceiro, Denomades, ainda não abriu as datas de visitação em dezembro. Mas verificando no site oficial, não encontrei nenhuma restrição de datas.
      =)

  4. Já desejo ir a El Calafate faz tempo, mas depois desse post preciso resolver essa questão logo! Quero provar esse cordeiro em breve, deu agua na boca aqui!!!! Estou acompanhando o preço das passagens de pertinho, assim que aparecer algo com bom preço eu compro sem pensar 2 vezes! 🙂

    1. Nossa, fico numa coceira toda vez que recebo promoções no celular ahauhaua
      Esse cordeiro é de comer rezando ahauhauahaua
      BJssss!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.