Conheça o Sul de Santa Catarina

Conheça o Sul de Santa Catarina – Rota Sul

Tempo estimado de leitura: 4 min

Santa Catarina não é um estado desconhecido dos brasileiros, muito pelo contrário, possui um turismo intenso em algumas cidades como Florianópolis, Balneário Camboriú e as famosas praias de Bombinhas. Mas e o Sul de Santa Catarina, você conhece?

Em novembro participamos junto com outros blogueiros de viagem de um encontro maravilhoso – Rota Sul – em que conhecemos um pouco do Sul de Santa Catarina e me fez voltar apaixonada pela cultura e história dessa região.

E por isso o post de hoje é um convite: Conheça o Sul de Santa Catarina com o Vem que te Conto!

Índice do Rota Sul

Cidades do Sul de Santa Catarina

Nós estivemos no encontro Rota Sul no feriado de Finados de 2017 e passamos 4 dias na região, explorando 4 cidades. Claro que o Sul de Santa Catarina é muito mais do que 4 cidades, mas a ideia é mostrar que não é necessário separar muitos dias para conhecer a região. Em um feriadão prolongado você consegue visitar as principais atrações das cidades do Sul de Santa Catarina. E se tiver mais dias, ainda rola uma praia!

No mapa abaixo mostro como ficou o nosso roteiro, que pode ser adaptado para os interesses do seu grupo.

Vamos falar um pouquinho de cada cidade visita? (Cada cidade ganhará um post único e detalhado, mas enquanto eles não são publicados, vamos deixar um gostinho do que você poderá encontrar por lá).

CRICIÚMA

Criciúma é a principal e mais bem estruturada cidade do Sul de Santa Catarina. Foi a cidade que serviu como base no encontro Rota Sul.

Criciúma tem boa estrutura de hospedagens, shoppings, bons bares e restaurantes e atrações turísticas as quais destaco o Centro Histórico especialmente a Praça Nereu Ramos, o Museu de Colonização Augusto Casagrande, visitação à Mina Subterrânea de Carvão e o Parque das Nações (onde é realizada a Festa das Etnias, no mês de setembro).

+ Veja mais em nosso post sobre O que fazer em Criciúma.

NOVA VENEZA

Nova Veneza é uma graça de cidade. Com ares de cidade do interior, guardando a cultura Italiana e trabalhando arduamente para entrar de vez na rota turística do Sul de Santa Catarina.

Ouso dizer que Nova Veneza merece até mais que um final de semana para curti-la e apreciá-la com calma. Excelentes restaurantes fazem de Nova Veneza um polo gastronômico de primeira qualidade.

Algumas atrações turísticas são: a gôndola original de Veneza, o Museu do Imigrante, a igreja Matriz São Marcos (com suas lindas pinturas do teto), o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio e as Casas de Pedra. Em junho acontece a Festa da Gastronomia e o Carnaval de Veneza.

+ Veja mais em nosso Guia completo de Nova Veneza.

SERRA DO RIO DO RASTRO / LAURO MÜLLER

A Serra do Rio do Rastro fica localizada no município de Lauro Müller e encanta pelas suas belezas naturais.

Uma subida íngreme de 8 kms e mais de 250 curvas, algumas bem fechadas, nos levam até o Mirante de onde podemos apreciar toda a beleza dessa fantástica obra da natureza.

Um pouco mais a frente, o Cânion da Ronda guarda ainda mais surpresas.

A dica para crianças é subir a Serra do Rio do Rastro na época da colheita das maçãs entre janeiro e fevereiro. Já se quer curtir muito frio e ver as cachoeiras do caminho congeladas, a dica é aproveitar o inverno.

+ Veja mais em nossas dicas  de O que visitar na Serra do Rio do Rastro.

ORLEANS

Orleans é uma cidade que eu classificaria como tímida, normalmente utilizada como base para quem vai subir a Serra do Rio do Rastro.

Mas mesmo que tímida, a cidade de Orleans guarda algumas surpresas em seus atrativos turísticos: o paredão de pedra esculpido por Zé Diabo e o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. E não posso deixar de citar o carinho e a receptividade!

+ Veja mais em nosso post sobre Orleans: a cidade que foi dada como dote de casamento de uma princesa.

Como chegar às cidades do Sul de Santa Catarina?

Para quem vai de carro, chegar às cidades da região é relativamente simples. A cidade de Criciúma pode ser acessada pela BR 101 e de Criciúma é possível acessar todas as cidades citadas através de rodovias estaduais em bom estado de conservação.

Para chegar de avião o aeroporto mais próximo é o da cidade de Jaguaruna. É um aeroporto bem pequeno, regional, daqueles que você desembarca na pista (acho tão lindo isso!), atendido apenas pela Latam e Azul. Não possui acesso por voo direto em sua maioria (apenas de/para São Paulo) e os horários também são restritos: apenas 1 horário de ida e de volta por dia por companhia aérea.

A Latam opera de 2ª a 6ª feira com saídas de São Paulo (Congonhas) às 09:50 e chegada em Jaguaruna às 11:10. Já aos domingos a saída de Congonhas se dá às 11:10, chegando em Jaguaruna às 12:29.

Os voos de volta da Latam partindo de Jaguaruna para Congonhas acontecem de 2ª a 6ª feira às 11:45 com chegada às 13:00 e aos domingos às 13:09 com chegada às 14:25.

A Azul opera desde Campinas/Viracopos até Jaguaruna. De 2ª a 5ª feira o voo parte de Viracopos às 13:30 com chegada em Jaguaruna às 14:55. Às 6ªs feiras e domingos o voo sai às 14:15 e chega às 15:40.

Os voos de retorno pela Azul acontecem de 2ª a 6ª feira partindo de Jaguaruna às 16:10 e chegando em Campinas às 17:30. Aos domingos o retorno parte às 15:25 com chegada às 16:45.

Nenhuma das 2 companhias aéreas operam aos sábados.

Em minha viagem utilizei a ida pela Latam e a volta pela Azul. Ambas as companhias funcionaram bem.

Para sair do aeroporto e explorar a região minha indicação é estar com um carro alugado e ter liberdade. A Unidas e a Localiza atendem no aeroporto de Jaguaruna.


Gostaram da apresentação do Sul de Santa Catarina? Animaram conhecer?

Patrocinadores do 1º Encontro Rota Sul

*Gostaria de agradecer a todos os patrocinadores do evento pelas hospedagens, refeições, transportes, passeios e brindes mas ressalto que todas as opiniões, recomendações e sugestões são baseadas em experiência própria.*

4 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.