Santa Catarina não é um estado desconhecido dos brasileiros, muito pelo contrário, possui um turismo intenso em algumas cidades como Florianópolis, Balneário Camboriú e as famosas praias de Bombinhas. Mas e o Sul de Santa Catarina, você conhece?



Em novembro participamos junto com outros blogueiros de viagem de um encontro maravilhoso – Rota Sul – em que conhecemos um pouco do Sul de Santa Catarina e me fez voltar apaixonada pela cultura e história dessa região.
E por isso o post de hoje é um convite: Conheça o Sul de Santa Catarina com o Vem que te Conto!
Índice do Rota Sul
Cidades do Sul de Santa Catarina
Nós estivemos no encontro Rota Sul no feriado de Finados de 2017 e passamos 4 dias na região, explorando 4 cidades. Claro que o Sul de Santa Catarina é muito mais do que 4 cidades, mas a ideia é mostrar que não é necessário separar muitos dias para conhecer a região. Em um feriadão prolongado você consegue visitar as principais atrações das cidades do Sul de Santa Catarina. E se tiver mais dias, ainda rola uma praia!
No mapa abaixo mostro como ficou o nosso roteiro, que pode ser adaptado para os interesses do seu grupo.
Vamos falar um pouquinho de cada cidade visita? (Cada cidade ganhará um post único e detalhado, mas enquanto eles não são publicados, vamos deixar um gostinho do que você poderá encontrar por lá).
CRICIÚMA
Criciúma é a principal e mais bem estruturada cidade do Sul de Santa Catarina. Foi a cidade que serviu como base no encontro Rota Sul.
Criciúma tem boa estrutura de hospedagens, shoppings, bons bares e restaurantes e atrações turísticas as quais destaco o Centro Histórico especialmente a Praça Nereu Ramos, o Museu de Colonização Augusto Casagrande, visitação à Mina Subterrânea de Carvão e o Parque das Nações (onde é realizada a Festa das Etnias, no mês de setembro).
+ Veja mais em nosso post sobre O que fazer em Criciúma.
NOVA VENEZA
Nova Veneza é uma graça de cidade. Com ares de cidade do interior, guardando a cultura Italiana e trabalhando arduamente para entrar de vez na rota turística do Sul de Santa Catarina.
Ouso dizer que Nova Veneza merece até mais que um final de semana para curti-la e apreciá-la com calma. Excelentes restaurantes fazem de Nova Veneza um polo gastronômico de primeira qualidade.
Algumas atrações turísticas são: a gôndola original de Veneza, o Museu do Imigrante, a igreja Matriz São Marcos (com suas lindas pinturas do teto), o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio e as Casas de Pedra. Em junho acontece a Festa da Gastronomia e o Carnaval de Veneza.
+ Veja mais em nosso Guia completo de Nova Veneza.
SERRA DO RIO DO RASTRO / LAURO MÜLLER
A Serra do Rio do Rastro fica localizada no município de Lauro Müller e encanta pelas suas belezas naturais.
Uma subida íngreme de 8 kms e mais de 250 curvas, algumas bem fechadas, nos levam até o Mirante de onde podemos apreciar toda a beleza dessa fantástica obra da natureza.
Um pouco mais a frente, o Cânion da Ronda guarda ainda mais surpresas.
A dica para crianças é subir a Serra do Rio do Rastro na época da colheita das maçãs entre janeiro e fevereiro. Já se quer curtir muito frio e ver as cachoeiras do caminho congeladas, a dica é aproveitar o inverno.
+ Veja mais em nossas dicas de O que visitar na Serra do Rio do Rastro.
ORLEANS
Orleans é uma cidade que eu classificaria como tímida, normalmente utilizada como base para quem vai subir a Serra do Rio do Rastro.
Mas mesmo que tímida, a cidade de Orleans guarda algumas surpresas em seus atrativos turísticos: o paredão de pedra esculpido por Zé Diabo e o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. E não posso deixar de citar o carinho e a receptividade!
+ Veja mais em nosso post sobre Orleans: a cidade que foi dada como dote de casamento de uma princesa.
Como chegar às cidades do Sul de Santa Catarina?
Para quem vai de carro, chegar às cidades da região é relativamente simples. A cidade de Criciúma pode ser acessada pela BR 101 e de Criciúma é possível acessar todas as cidades citadas através de rodovias estaduais em bom estado de conservação.
Para chegar de avião o aeroporto mais próximo é o da cidade de Jaguaruna. É um aeroporto bem pequeno, regional, daqueles que você desembarca na pista (acho tão lindo isso!), atendido apenas pela Latam e Azul. Não possui acesso por voo direto em sua maioria (apenas de/para São Paulo) e os horários também são restritos: apenas 1 horário de ida e de volta por dia por companhia aérea.
A Latam opera de 2ª a 6ª feira com saídas de São Paulo (Congonhas) às 09:50 e chegada em Jaguaruna às 11:10. Já aos domingos a saída de Congonhas se dá às 11:10, chegando em Jaguaruna às 12:29.
Os voos de volta da Latam partindo de Jaguaruna para Congonhas acontecem de 2ª a 6ª feira às 11:45 com chegada às 13:00 e aos domingos às 13:09 com chegada às 14:25.
A Azul opera desde Campinas/Viracopos até Jaguaruna. De 2ª a 5ª feira o voo parte de Viracopos às 13:30 com chegada em Jaguaruna às 14:55. Às 6ªs feiras e domingos o voo sai às 14:15 e chega às 15:40.
Os voos de retorno pela Azul acontecem de 2ª a 6ª feira partindo de Jaguaruna às 16:10 e chegando em Campinas às 17:30. Aos domingos o retorno parte às 15:25 com chegada às 16:45.
Nenhuma das 2 companhias aéreas operam aos sábados.
Em minha viagem utilizei a ida pela Latam e a volta pela Azul. Ambas as companhias funcionaram bem.
Para sair do aeroporto e explorar a região minha indicação é estar com um carro alugado e ter liberdade. A Unidas e a Localiza atendem no aeroporto de Jaguaruna.
Gostaram da apresentação do Sul de Santa Catarina? Animaram conhecer?



*Gostaria de agradecer a todos os patrocinadores do evento pelas hospedagens, refeições, transportes, passeios e brindes mas ressalto que todas as opiniões, recomendações e sugestões são baseadas em experiência própria.*
Aline, amei o post!! Muito completo e cheio de infos ❤ Beijo!!
Fico muito feliz que tenham gostado! 🙂
Que lindo! Fiquei apaixonada pelas fotos e morrendo de vontade de conhecer a região ❤