Como se locomover em Foz do Iguaçu

Como se locomover em Foz do Iguaçu?

Tempo estimado de leitura: 5 min

Viagem marcada e você ainda não sabe como se locomover em Foz do Iguaçu? Veja nossas análises sobre carro alugado, transflix, transporte público, transfer, táxi e uber. Escolha a melhor opção para o seu grupo!


Você está pensando em ir para Foz do Iguaçu e não tem ideia de como se locomover por lá? Você não está sozinho! Sempre que vejo as pessoas comentando sobre uma nova viagem umas das primeiras dúvidas é como se locomover na cidade. Vale a pena alugar um carro? E contratar um transfer? Táxi é caro? Transporte público funciona?

No caso de como se locomover em Foz do Iguaçu a discussão acaba sendo muito longa! Já que os principais passeios por lá são em pontos extremos da cidade.

(clique para ir direto ao tópico de interesse)

Como se locomover em Foz do Iguaçu?

Nós estivemos por 3 vezes na cidade e fiz uma análise sobre os prós e contras de algumas formas de transporte por lá. Como tive quase 6 meses para programar a primeira viagem, estudei bastante sobre as possibilidades que vou listar para vocês aqui.

Claro que a decisão de qual tipo de transporte usar vai depender de alguns fatores como: quantidade de dias na cidade, tamanho do seu grupo, disponibilidade de horários, valores, dentre outros. Então, decidir como se deslocar em Foz do Iguaçu não é uma conta fechada que vale igual para todo mundo. Cada família tem que fazer a sua análise do que vai ser melhor para o perfil.

Veja também o nosso Roteiro em Foz do Iguaçu com dicas de mais de 20 passeios.

Vale a pena aluguel de carro em Foz?

Alugar um carro em Foz do Iguaçu é normalmente a primeira opção da maioria das famílias. E era a nossa primeira opção também.

Aluguel de carro em Foz do Iguaçu

Aluguel de carro em Foz do Iguaçu te dá flexibilidade de horários e mais liberdade.

Mas algumas coisas pesaram para que desistíssemos do aluguel:

  • Como eu ficaria 8 dias, o aluguel do carro teria um custo alto;
  • Além do custo do aluguel teria que acrescentar o custo da gasolina, da “carta verde” (seguro obrigatório para cruzar a fronteira com a argentina) e dos estacionamentos dos passeios que são pagos;
  • Havíamos definido 1 passeio por dia, então o carro ficaria mais tempo parado (seja no hotel ou nos estacionamentos) do que andando;
  • Nenhuma locadora autoriza entrar com o carro alugado no Paraguai, então, inevitavelmente teríamos que contratar outro transporte para esse dia, e a diária do aluguel do carro seria desperdiçada.

Para poucos dias na cidade, o aluguel de carro se mostra uma ótima opção. Já para grupos grandes talvez fique caro alugar 2 ou mais carros (ou até inviável quando tem só 1 motorista no grupo).

Voltar ao índice do post

Tranflix da Loumar Turismo vale a pena?

Nem sempre as pessoas estão dispostas a dirigir quando viajam. Seja por medo ou por querer relaxar do trânsito, ou até mesmo para ter liberdade de tomar um vinho a noite.

A Loumar Turismo teve uma excelente sacada ao lançar o Pacote Transflix (pacote de transporte ilimitado para os principais atrativos de Foz do Iguaçu durante 7 dias com custo fixo).

Tranflix Loumar Turismo
Van da Loumar que nos pegou no aeroporto.

Com o Transflix você pode ir, quantas vezes quiser, às Cataratas Brasil, Cataratas Argentina, Itaipu, Paraguai, Duty Free, Parque das Aves, Complexo Dreamland, Noite Italiana e ainda tem transporte aeroporto-hotel-aeroporto. (Lembrando que os ingressos não estão inclusos). Uma pena ainda não levarem para o Marco das 3 Fronteiras 🙁

São diversos horários de ida e de volta para você escolher qual melhor se encaixa em sua programação.

Ao adquirir o pacote você recebe um código de acesso ao site do sistema do Transflix e pode fazer suas reservas e alterações de forma bem prática, sem precisar entrar em contato com eles. Quer cancelar passeio? Alterar data? Incluir passeio? Tudo isso pode ser feito pelo site. No site você tem acesso aos horários exatos em que o transporte vai passar no hotel de sua hospedagem.

Nós utilizamos esse serviço em 2 de nossas viagens e posso afirmar que o transporte é pontual e confortável. Em alguns passeios nos atenderam com van e em outros passeios com micro-ônibus. Dependendo da quantidade de pessoas agendadas por horário.

O Transflix da Loumar Turismo é uma ótima opção para quem está em grupo pequeno e vai ficar muitos dias na cidade. 

Logicamente, já que o valor é fixo, pode não ser muito interessante para quem vai ficar pouco tempo na cidade ou para grupo muito grande.

Voltar ao índice do post

Transfer Privativo em Foz do Iguaçu

Em alguns passeios, onde os horários do Transflix da Loumar não nos atendiam, contratamos um Transfer Privativo que conhecemos através de indicações de outros viajantes.

Transfer em Foz do Iguaçu

Transfer Privativo é muito útil para grupos maiores ou quando queremos ter a nossa disponibilidade de tempo, já que o transporte fica por conta apenas da nossa família, sem precisar combinar horário com outras pessoas.

Nossos transfers para Itaipu foram realizados pela Guia Nilsa. Ela é guia cadastrada pela Cootrafoz e possui uma van de 15 lugares, podendo atender desde famílias até grupos maiores. Para orçamentos e agendamentos ela atende pelo wahtsapp (45) 91083151 e pelo e-mail iguassulife@gmail.com.

Voltar ao índice do post

Táxi

Outra opção para quem não quer alugar carro é utilizar os serviços de táxi em Foz do Iguaçu.

Táxi em Foz do Iguaçu

Uma de suas facilidades é não depender de horário marcado. É fácil chamar um táxi, seja por aplicativo, ou pelos atendentes do hotel.

Mas os principais passeios em Foz do Iguaçu ficam distantes da maioria dos hotéis e do centro da cidade. Utilizando uma calculadora de tarifa de táxi disponível na internet podemos ver que a tarifa de táxi do Hotel Bourbon (hotel em que nos hospedamos) até Itaipu custa em média R$45,00 o trecho. Desse mesmo hotel até as cataratas R$35,00 o trecho. (Infelizmente o site que calculava a tarifa de táxi não funciona mais).

Fazendo essas contas para todos os dias de passeio e considerando ainda passeios ao Paraguai e a Argentina (que não usam taxímetro), analisei que não é tão vantajoso financeiramente.

Sem contar que nem sempre temos o táxi disponível com facilidade. Ao final do passeio noturno de Kattamaram em Itaipu (21:00), por exemplo, não havia nenhum táxi disponível no complexo. E tudo já estava fechado, deserto, já que era o último passeio da noite.

Voltar ao índice do post

Transporte Público em Foz do Iguaçu – ônibus

É plenamente possível visitar os pontos turísticos de Foz do Iguaçu de transporte público. Inclusive é possível (e fácil) ir para o Paraguai e Argentina de ônibus também.

público em Foz do Iguaçu

Nós, inclusive, pensávamos em utilizar o transporte público para ir às Cataratas Brasil e Parque das Aves já que nosso hotel ficava na mesma estrada e teríamos que pegar apenas um ônibus para esse trajeto. Mas a questão é que os ônibus já chegavam perto do nosso hotel lotados, e a última coisa que queríamos era andar em pé, em ônibus lotado, nas nossas férias.

Já para ir a Itaipu, por exemplo, não compensaria o tempo gasto no deslocamento no nosso caso. Teríamos que ir do hotel até o terminal urbano em um ônibus e lá fazer baldeação para outro ônibus. O aplicativo Moovit marcava que levaríamos 1 hora nesse deslocamento, tanto para ir quanto para voltar. Cansativo demais, principalmente com crianças.

Mas se você estiver hospedado no centro, próximo ao terminal urbano, tudo ficará mais fácil e o transporte coletivo passa a ser uma boa opção em Foz do Iguaçu. 🙂

Voltar ao índice do post

Uber

Recentemente o Uber passou a funcionar em Foz do Iguaçu e entrou na lista de opções (quase) viáveis para se locomover pela cidade.

Uber em Foz do Iguaçu

O Uber tem a facilidade de poder simular os valores pelo aplicativo antes da viagem (você pode fazer isso até da sua casa mesmo e avaliar os valores).

Além disso, é possível acumular milhas  Smiles utilizando Uber, uma super vantagem para os viajantes! 🙂

Porém, na última viagem à Foz a experiência com Uber não foi tão boa. A cidade ainda oferece poucos carros no aplicativo e, por diversas vezes, não havia nenhum motorista disponível. Ou seja: não conte com a praticidade do Uber em Foz do Iguaçu.

Voltar ao índice do post

Conclusão sobre Como se locomover em Foz do Iguaçu

Avaliamos o aluguel de carro, o Transflix, Transfer privativo, Transporte Coletivo, Táxi e Uber para nos locomover em Foz do Iguaçu. Como eu disse no começo dessa postagem: não tem uma regra que seja boa para todo mundo. Todos devem pesar suas necessidades e gastos e analisar qual a opção de transporte se encaixa melhor no seu estilo de viagem :).


*Gostaria de agradecer a Loumar Turismo pelas cortesias em nossos transfers na 1ª visita à Foz, mas ressalto que todas as opiniões, recomendações e sugestões são baseadas em experiência própria.*

Todas as fotos não creditadas utilizadas nesse post são livres de direitos autorais.

21 comments

  1. Muito útil este post. Nós fomos de carro nas vezes em que estivemos em Foz do Iguaçú, mas para ir até o Paraguai, fomos de ônibus urbano mesmo, porque não queríamos entrar com nosso carro lá. Adorei saber desta Loumar, achei prático.

  2. Que bom que você usou o Transflix e postou aqui. Vou pra lá em dezembro e tava na dúvida sobre o serviço. Eu achei o valor muito bom. Pra eu e meu marido, acho q tá um bom preço comparado com os valores de taxi. Vou fechar com a Loumar!!!

  3. Oi Aline, quero agradecer sua visita a nossa cidade, fiquei muito feliz com seu blog, falando da nossa regiáo. Eu amo Foz!!
    curto muito trabalhar com turismo
    Gostei muito de te conhecer, Parabéns blog maravilhoso! Com certeza vai ajudar muito os visitantes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.