como fazer máscara de tecido

Como fazer máscara de tecido sem máquina de costura

Tempo estimado de leitura: 4 min

Aprendi a fazer uma máscara de tecido super simples, sem máquina de costura, e não poderia deixar de compartilhar essa dica com vocês.


Vivemos um momento de muita apreensão e inseguranças. As dúvidas são inúmeras, mas uma certeza nós temos: as máscaras de proteção farão parte do nosso figurino por um bom tempo.

Sabemos que o novo coronavírus ainda não tem cura e nem tratamento oficialmente definido como eficaz, portanto a melhor alternativa para diminuir a propagação do vírus é o distanciamento social.

Dentre as medidas do distanciamento social, a mais utilizada e comprovada como segura é ficar em casa e evitar qualquer contato com pessoas que não morem na mesma residência.

Mas e quando somos obrigados a sair ou ter contato com outras pessoas? Como podemos aumentar a nossa segurança?

Aí entram os nossos novos amigos inseparáveis: álcool gel e máscara de tecido.

máscara de tecido caseira

Lembre-se que as máscaras cirúrgicas são indicadas para uso exclusivo de médicos e pacientes confirmados de covid-19. Utilizar essas máscaras para segurança individual faz com que elas faltem para quem realmente precisa.

Veja também: Como baixar livros gratuitos (ou bem baratinhos) com segurança.

(clique para ir direto ao tópico de interesse)

Por que fazer sua própria máscara?

Muitas pessoas estão vendendo máscaras de tecido já prontas, mas é preciso cuidado com o tipo de material utilizado nessas máscaras.

O vírus é minúsculo e qualquer malha de tecido mais aberta faz com que sua proteção não seja eficaz. Por isso é importante ter cuidado na escolha do tecido. Os tecidos mais indicados são algodão, tricoline e o TNT (tecido não tecido).

Como eu sou muito chata com essa questão de segurança, resolvi que eu mesma faria minhas máscaras de tecido utilizando materiais que eu já tinha em casa. Além disso é uma ótima opção para passar o tempo nesses dias.

Ponto importante: não tenho máquina de costura, então precisaria ser uma máscara simples e prática de costurar.

Foi então que vi o vídeo da Valdirene Oliveira explicando de forma bem simples como fazer uma máscara de tecido sem máquina de costura. Testei, aprovei e agora venho compartilhar essa dica com vocês. 😉

Veja também: Como sobreviver a quarentena sem surtar.

Voltar ao índice do post

Materiais utilizados para a máscara de tecido

Como comentei acima, nesse primeiro momento optei por utilizar materiais que já tinha em casa. Não queria ter que sair do meu isolamento seguro para correr risco comprando materiais na rua. Além disso, achei que seria bem legal dar utilidade para alguns materiais que estavam guardados.

Materiais utilizados para máscara de tecido
tudo reutilizado 🙂

Assim, segue a minha listinha:

  • Fronha velha e lençol velho para fazer a parte externa da máscara, aproveitando a estampa do tecido (pode ser também uma blusa ou camisa);
  • TNT para fazer o forro de proteção. Como os tecidos que eu tinha me pareciam muito fininhos, optei por fazer um forro duplo de TNT para aumentar a segurança;
  • Meia calça velha para fazer de elástico. Também pode usar elástico de cabelo ou elástico de alça de sutiã velho;
  • arame de saco de pão para fazer a correta vedação na parte que ficará no nariz (pode utilizar um elástico tensionado, mas eu não tinha elástico, adaptei o arame mesmo).

*essa opção com o arame ficou muito boa, mas tenho que torcer para que ele não enferruje!

Voltar ao índice do post

Como fazer a máscara de tecido sem máquina de costura

Como comentei, eu não tenho máquina de costura. Além disso, sou uma negação em trabalhos manuais. A verdade é que não tenho paciência, então se for algo com muitos detalhes ou que exija uma atenção especial, vai dar ruim, com certeza!

Por isso fiquei muito feliz quando descobri que era muito fácil fazer uma máscara de proteção de tecido sem máquina de costura. O vídeo da Valdirene, que vou postar aqui embaixo, é bem didático. E eu consegui fazer as nossas máscaras!!!!

1º) imprimir o molde disponibilizado no site da Valdirene Oliveira nesse link .

São 3 tamanhos diferentes (infantil, médio e grande).

O molde já está no tamanho certo para imprimir em uma folha A4 (não esqueça de, na hora de configurar a impressão, não reduzir a imagem sem querer).

2º) Seguir o vídeo do tutorial nesse link

Aqui preciso fazer alguns avisos de adaptações que eu fiz para trabalhar com os materiais que eu tinha em casa:

  • utilizei 2 camadas de TNT para aumentar a segurança da máscara, ficando com 3 camadas para costurar junto no final;
  • prendi o arame de pão na parte superior da camada de TNT que fica no meio do “sanduiche”(quando desvirar a máscara ela será a camada que ficará próximo ao rosto. Para isso, enrolei o arame em um pedaço de TNT e fiz 3 pontos (no meio e nas laterais, para não deixar ele tão rígido na máscara);
  • Para quem vai utilizar um elástico que já é fechado, como a meia calça ou o elástico de cabelo, tem que colocar esse elástico antes de costurar a lateral. Não vai dar para passar por dentro como no vídeo, que utilizou um elástico aberto.
Meu elástico de meia calça: cortado da parte da perna (Ficou mais confortável que elástico)

E em cerca de 40 minutos eu tinha minha 1ª máscara de tecido pronta!!! 😊

máscara de tecido caseira
tão lindinho meus modelos 🙂

Voltar ao índice do post

Cuidados de higiene com sua máscara de tecido

Algumas recomendações de higiene são importantíssimas para garantir sua segurança antes, durante e após o uso da máscara de tecido, uma vez que elas não são descartáveis:

  • As máscaras são individuais e não devem ser compartilhadas entre pessoas;
  • Sua utilização não deve passar de 2 horas. Após esse período, troque a máscara por uma limpa (por isso é importante ter mais de uma máscara de tecido);
  • A máscara deve ficar bem ajustada no rosto;
  • Não é para ficar tocando e arrumando a máscara depois que já estiver em uso;
  • Lave as mãos com água e sabão (ou use álcool gel) antes de colocar a máscara e antes de tirá-la;
  • Tire a máscara segurando apenas pelos elásticos, não encoste no tecido;
  • Não deixe a máscara encostar em nenhum objeto, nem roupa. Se não puder lavá-la imediatamente, coloque em uma sacola que possa ser descartada depois;
  • Lave bem a máscara com água e sabão.  O ideal seria usar água sanitária, mas dependendo da cor do tecido, não podemos usar a água sanitária;
  • Deixe secar preferencialmente ao sol e, após seca, passe com ferro quente.

Voltar ao índice do post


E você, já se animou a fazer a sua própria máscara? Pode até ser uma brincadeira divertida para as crianças maiores. Experimente e conte para gente como foi!

Infelizmente não é o que gostaríamos de estar vivendo, mas ter consciência que usar máscaras é nossa nova realidade pode nos ajudar bastante a enfrentar mais esse desafio.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.