Canal de beagle e Pinguinera Ushuaia

Canal de Beagle e Pinguinera – Ushuaia

Tempo estimado de leitura: 7 min

O passeio pelo Canal de Beagle é um dos mais procurados em Ushuaia e complementá-lo com uma visita à Pinguinera, na Isla Martillo o torna um passeio completo e inesquecível! Nós fizemos esses passeios no formato combinado e explicamos todos os detalhes nesse post.


O Canal de Beagle, também chamado de Estreito de Beagle, é um “braço” de mar navegável que faz a ligação entre o Oceano Pacífico e o Oceano Atlântico.

Possui 240km de extensão e seu trecho de menor largura possui 5km. Separa a cidade de Ushuaia, na Argentina, da parte Chilena da Terra do Fogo.

O Canal de Beagle recebeu esse nome devido ao navio britânico HMS Beagle que participou de duas viagens nessa região no início do sex XIX. Em umas dessas viagens transportou, ninguém menos que, Charles Darwin!

Já a Isla Martillo é famosa por receber milhares de pinguins entre novembro e março (verão no hemisfério sul). Essa ilha é o habitat natural de reprodução de algumas espécies de pinguins.

Como esses passeios são suscetíveis à variação climática e os ventos de Ushuaia são surpreendentes, sugiro que agende esses passeios para o primeiro dia na cidade. Dessa forma terá tempo hábil de mudar o roteiro se o passeio for cancelado.
(No nosso caso, só conseguimos vagas para o último dia, e por pouco não tivemos que cancelar já que pegamos um dia de ventos acima da média!).

Veja também todas as nossas dicas da Patagônia Argentina:
Como organizar uma viagem para a Patagônia Argentina;
Roteiro pela Patagônia Argentina;
Conheça Ushuaia e prepare-se para visitar o fim do mundo;
El Calafate: Passeios e mini guia completo.

Índice do Post:

Como é o passeio pelo Canal de Beagle em Ushuaia?

O passeio de barco pelo Canal de Beagle é, sem dúvidas, o mais procurado de Ushuaia. Existem diversas empresas que oferecem o passeio. Você pode encontra-las nas casinhas fofinhas no Porto de Ushuaia.

Com tanta oferta de empresas e a procura por melhores preços, muitas das vezes não notamos que os passeios oferecidos podem ser diferentes. E que alguns barcos são mais confortáveis e estáveis que outros.

A verdade é que existem roteiros variados de paradas nas Ilhas pelo Canal de Beagle e diferença nos tempos de passeio. Consequentemente, temos uma diferença nos valores.

Note que nos trajetos mais comuns (consequentemente mais baratos) não há nenhuma parada onde podemos descer do barco.

Todos os passeios se iniciam no Porto de Ushuaia, onde é necessário pagar a taxa de embarque portuário no valor de 20 pesos por pessoa (valor em junho/2019).

Ilha dos pássaros

A primeira parada dos passeios costuma ser na Ilha dos Pássaros onde avistamos aves semelhantes a pinguins, os Cormorones. Muita gente confunde os Cormorones com pinguins, mas os Cormorones voam enquanto os pinguins não conseguem voar.

Canal de Beagle Ushuaia

O barco faz uma parada com tempo suficiente para todos apreciarem as aves. Além disso, o barco também gira permitindo que todos possam ter uma visão completa sem precisa ficar disputando lugar. 😊

Ilha dos Lobos

A segunda parada é na Ilha dos Lobos onde ficam os leões marinhos. Esses animais não possuem hábitos migratórios e, portanto, vivem nessa região em qualquer época do ano.

Canal de Beagle Ushuaia
Em nossa viagem eles estavam na Ilha do Farol (danadinhos!)

Mais uma vez o barco para e rotaciona permitindo a visão de todos.

É possível avistar leões marinhos de diferentes tamanhos. Os maiores são machos e os menores são as fêmeas.

Farol do fim do mundo

Por fim, os barcos fazem a terceira parada do Farol Les Eclaireurs, mais conhecido como Farol do Fim do Mundo.

Canal de Beagle Ushuaia

Apesar da fama, esse não é o verdadeiro Farol do Fim do Mundo, pois ainda não é o último em direção à Antártida. O verdadeiro Farol do Fim do Mundo se encontra na Isla de Los Estados.

A torre do Farol Les Eclaireurs possui 11 metros de altura e sua base possui 3 metros de diâmetro. Assim que a luz do dia acaba, ele se acende automaticamente. O feixe de luz possui alcance de 14km.

Essas 3 primeiras Ilhas fazem parte do passeio “básico” pelo Canal de Beagle, com 2:30 de duração. Possuem saídas pela manhã e a tarde variando os horários conforme a empresa contratada.

Isla Bridge

Existem empresas que colocam mais uma parada no verão, na Isla Bridge, onde as pessoas podem descer e caminhar.

A Isle Bridge nada mais é que uma ilha “vazia” onde a paisagem inóspita representa o que era Ushuaia antes da colonização, a Ushuaia primitiva dos índios Yamanas.

Isla Martillo

Alguns dos roteiros incluem uma parada na Isla Martillo, a Ilha dos pinguins. Mas nesse tipo de passeio, não é possível descer do barco, apenas observar os pinguins de longe.

Pinguinera Ushuaia
Você não vai ter essa visão fazendo esse passeio 🙁

Nesse roteiro, o passeio possui cerca de 4 horas de duração com horários de saída variável dependendo da empresa contratada.

Apenas uma empresa tem autorização para descer nessa ilha, e eu explico esse passeio mais abaixo 😉.

Se tiver sorte ainda podem conseguir avistar baleias atravessando o Canal de Beagle. Nós avistamos duas, uma mãe com um filhote! Mas confesso que a emoção, misturada com frio e com o movimento do mar bem agitado, impediram de registrar esse momento em fotos.

Como é o passeio na Pinguinera em Ushuaia?

O passeio pela Pinguinera, também chamada de Pinguinera Terrestre, é um dos passeios mais concorridos de Ushuaia. É nesse passeio que acontece a tão esperada caminhada com os pinguins em Ushuaia.

Apenas uma empresa (PiraTour) tem autorização para levar os grupos à Isla Martillo para fazer a caminhada junto com os pinguins.

Toda essa restrição é para preservar o local, que é ambiente natural de reprodução dos pinguins. Por isso, o número de visitantes por dia é extremamente limitado.

Pinguinera Ushuaia
Cada buraco é um ninho de pinguim

Portanto, não deixe de reservar seu passeio com antecedência! Como nossa viagem foi definida um pouco em cima da hora, acabamos conseguindo vagas apenas para o último dia da viagem e por pouco não tivemos que cancelar devido às condições climáticas.

A Isla Martillo, conhecida como Pinguinera, pertence à Estância Harberton. Essa foi a primeira estância da cidade fundada em 1886.

O passeio começa no Porto de Ushuaia de onde sai o ônibus da Piratour. É preciso ir até o stand da Piratour (praticamente ao lado da placa de Ushuaia) com o voucher do passeio para retirar o crachá de autorização.

Pinguinera Ushuaia
Os crachás de cores diferentes vão indicar a divisão de grupos no passeio

São cerca de 85km de estradas onde o guia vai explicando um pouco sobre a cidade de Ushuaia.

Rota entre Ushuaia e a Estancia Harberton

Árvores Bandeira

Antes de chegarmos à Estância Harberton, uma parada para fotografar as árvores bandeiras, referência aos fortes ventos de Ushuaia.

O guia nos orienta a não tocar nas árvores, muito menos tentar tirar casquinhas de lembranças, pois são árvores muito antigas, algumas com mais 300 anos!!!

No dia do nosso passeio o vento estava tão forte que era quase insuportável descer do ônibus para olhá-las mais de perto.

Estância Harberton

Ao chegar na Estância, os visitantes são divididos em 2 grupos. Um grupo segue para visitar os pinguins enquanto o segundo grupo pode visitar o Museu Acatushúnde Aves e Mamíferos Austrais ou comer alguma coisa na cafeteria.

Estancia Harberton Ushuaia

Depois os grupos são trocados.

Já contei que no dia da nossa visita estava muito frio, com um vento insuportável e uma sensação térmica negativa (totalmente atípico para a época – verão)? Por conta desse frio extremo, quase todo o grupo optou por ficar na cafeteria (quentinha e saborosa) e acabamos abrindo mão de visitar o museu, já que teríamos que caminhar embaixo da chuvinha final que insistia em cair.

Museu Acatushúnde Aves e Mamíferos Austrais

O Museu Acatushúnde Aves e Mamíferos Austrais possui exposição de animais marinhos, com amostras de ossos de baleias, pinguins, leões marinhos e golfinhos encontrados na região ou doados por pescadores. Dizem ser um museu muito interessante e didático.

Esse museu é um dos mais importantes do mundo nas pesquisas relacionadas aos animais marinhos patagônicos.

Caminhada com pinguins

Para fazer a caminha com os pinguins, ainda é necessário pegar um barco pequeno (um bote semirrígido) para fazer a travessia até a Isla Martillo. O tempo de percurso é variável dependendo das condições climáticas, mas leva, em média, 10 minutos.

Antes de descer na Ilha a guia nos explica sobre ficarmos todos juntos, não ultrapassarmos as áreas delimitadas e evitarmos chegar perto dos pinguins. Todas essas medidas são para não interferirmos na rotina natural da vida dos animais.

Pinguinera Ushuaia
Só podemos andar dentro da área delimitada

Toda nossa movimentação tem que ser bem lenta e sem barulhos para não espantar os bichinhos.

Caminhamos por 1 hora junto a pinguins das espécies Gentoo ou Papua (de bico vermelho) e de Magalhães. Ainda tivemos a sorte de encontrar um casal de Pinguins Rei. O pinguim rei não tem família na ilha, mas de vez em quando aparecem alguns por lá (apenas no verão você pode ter essa sorte).

roteiro patagônia argentina no verão
Caminhar com os pinguins em Ushuaia era uma prioridade no nosso roteiro (Pinguins Rei)

No verão são milhares de pinguins habitando a ilha. Muitos filhotinhos acabaram de nascer e estão se preparando para iniciar a vida independente.

No inverno a quantidade de pinguins é bem restrita. Apenas alguns poucos exemplares da espécie Papua ficam pela ilha. O passeio é até mais curto: apenas 30 minutos e não percorre todo o circuito da ilha.

O passeio completo, entre ida e volta do Porto de Ushuaia dura 6 horas e acontece todos os dias com saída às 14:30.

Como é o passeio combinado do Canal de Beagle com a Pinguinera em Ushuaia?

É possível (e recomendado) juntar os dois passeios citados em um só. Dessa forma temos a navegação no Canal de Beagle e a caminhada com os pinguins realizados de uma só vez. =)

Essa foi a nossa escolha para otimizarmos o roteiro. 😉

O passeio combinado tem a duração de 8 horas e saídas apenas pela manhã.

Tanto a navegação no Canal de Beagle quanto a caminhada na Pinguinera seguem o formato que descrevemos anteriormente.

Assim como o passeio apenas da Pinguinera Terrestre, esse passeio combinado com o Canal de Beagle também é operado apenas pela Piratour.

Nesse caso, existem duas opções de trajetos:

  • Ida pelo Canal de Beagle, avistando as ilhas dos pássaros, dos lobos e o farol, seguido da parada na Estância Harberton e acesso à Ilha Martillo. O retorno é feito de ônibus pela estrada;
  • Ida de ônibus pela estrada chegando diretamente na Estância Harberton e logo visitando a Isla Martillo. O retorno é pelo Canal de Beagle avistando as demais ilhas. (Essa foi a opção que fizemos. Preferíamos o outro trajeto, mas não tinha mais vagas ☹ ).
Rota pelo Canal de Beagle - Ushuaia

Apesar de muito parecidos, essas duas possibilidades de trajetos acabam tendo alguns detalhes diferentes:

  1. Quem faz a ida pelo Canal de Beagle tem que embarcar no Porto de Ushuaia e, por isso, precisa pagar a taxa do porto de 20 pesos por pessoa;
  2. Já quem faz o trajeto de ida pela estrada não precisa pagar essa taxa, pois apenas desembarca no Porto (a taxa é cobrada por embarque não por desembarque);
  3. Além disso, considero que o ponto alto do passeio é visitar os pinguins então, para quem faz o 1º trecho pela estrada e logo faz a caminhada com os pinguins, o retorno se torna cansativo e acabamos não tão empolgados com o Canal de Beagle.

Conclusão

Quando estiver em Ushuaia programe-se com antecedência para realizar esses dois passeios. Tanto a Navegação pelo Canal de Beagle quanto a caminhada com os pinguins na Pinguinera de Ushuaia são passeios que devem ser feitos!

Não esqueça de reservar os passeios para o início de sua viagem, preferencialmente para o primeiro dia. Dessa forma, se tiver qualquer contratempo com o clima, você terá tempo suficiente para remanejar sua programação.


Ficou alguma dúvida sobre os passeios? Tem alguma pergunta ou alguma dica para incluirmos? Deixe seu comentário e logo responderemos =)

3 comments

  1. Gostei do seu artigo, sempre com dicas e informações importantes. Seu site é um dos meus sites favoritos que estou sempre visitando..

    Parabéns!

    [LINK DE PROPAGANDA REMOVIDO]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.