Petrópolis - RJ

PETRÓPOLIS / RJ – ROTEIRO 2 DIAS

Tempo estimado de leitura: 5 min

Sempre tive vontade de levar minha filha a Petrópolis e sempre adiei esse passeio por ser uma viagem muito demorada (aproximadamente 6 horas de carro) para pouco tempo no destino.

Aproveitando que em Janeiro estaríamos uns dias no Rio, decidimos subir a serra para fazer nossas 24 horas em Petrópolis.

Roteiro de 2 dias em Petrópolis:

Petrópolis tem a vantagem de ter todos os seus principais pontos turísticos localizados no Centro Histórico o que facilita muito fazer todo o percurso a pé.

Eu sou “a louca do Google maps”. Não faço nenhuma viagem sem consultá-lo, sem traçar rotas (a pé ou de carro), sem ver as distâncias e os tempos previstos, e tudo o mais que o Google Maps possa me oferecer.

Então não podia ser diferente: coloquei todos os pontos turísticos de cada dia em um mapa e assim ficou:

Dia 1 em Petrópolis:

Nesse dia saímos cedo do Rio, por volta de 8:30.

Em nossa chegada à Petrópolis, nossa primeira parada foi no Hotel Quitandinha para já aproveitarmos a manhã, antes do check in no hotel. Indico que esse passeio seja feito realmente na chegada à cidade, ou na saída da cidade, pois ele fica fora do Centro Histórico, assim fica melhor para otimizar o tempo e os trajetos. Já temos um post sobre o  Quitandinha.

Saindo do Quitandinha, fomos ao hotel fazer nosso check in e guardar o carro, passamos no Museu Imperial para comprar os ingressos e seguimos para o almoço em um self-service no centro da cidade.

Após o almoço retornamos para seguir nosso roteiro que incluía o Museu Imperial, a Câmara Municipal, o Palácio da Princesa Isabel, o Palácio Rio Negro, a Casa de Santos Dumont, o Relógio de Flores, o Museu de Cera, a Praça 14 Bis e o Palácio de Cristal. Tudo planejado para ser feito a pé, com tranquilidade:

Dia 2 em Petrópolis:

Nosso segundo dia seria destinado ao “lado direito” do hotel. Faríamos a Catedral São Pedro de Alcântara, a Igreja Luterana, a Casa da Ipiranga e o Parque Natural Municipal de Petrópolis.

Um passeio mais leve, pois sairíamos de Petrópolis logo após o almoço para descermos a serra cedo e ainda dar uma parada do novo Premium Outlet da BR 040.

Hospedagem em Petrópolis – Hotel CasaBlanca Imperial.

Como seria pouco tempo na cidade, queria um hotel bom e confortável, com piscina para as crianças se refrescarem no fim do dia (era janeiro, previsão de calor!), com estacionamento e bem localizado para facilitar o deslocamento. E com preço adequado, lógico!

Não pensem que foi fácil escolher!!! Algumas opções não tinham estacionamento, outras não tinham piscina e muitas cobravam os olhos da cara!

Para minha surpresa achamos uma ótima promoção do CasaBlanca Imperial no booking. E o melhor: ao lado do Museu, o que facilitaria (e muito!) nossa ida ao Espetáculo Som e Luz a noite com as crianças.

O hotel é bom, os quartos são espaçosos, banheiro grande, cama confortável.

Mas o hotel possui 2 alas. Uma no prédio antigo (prédio histórico) e outra numa construção mais nova nos fundos. Não sei qual o critério para alocar as famílias nas alas. Minha família ficou na ala nova. Mas a família de amigos ficou na ala antiga.

Nessa ala antiga estranhamos o sistema do elevador muiiiiito lento, o que fazia ser infinitamente mais rápido descer de escada. Além do quarto deles ter sido numa espécie de 2º andar/ sótão, com o pé-direito do quarto (altura) reduzindo conforme a inclinação do telhado. Também não tinha janela, só um pequeno basculante. O quarto era uma graça, parecia quarto de filme! Só que um tanto quanto claustrofóbico. Então, se puderem, peçam para ficar na ala dos fundos. 😉

Veja nossas outras dicas de Onde ficar em Petrópolis.

Refeições em Petrópolis.

Aqui em casa amamos pizza! Sempre que viajamos vamos atrás da melhor pizza da vida! Além de ser prático, rápido, e agradar as crianças.

Em Petrópolis não foi diferente e, seguindo indicações, conhecemos o Restaurante do Luiggi. Na verdade são 2 restaurantes: a a La carte e o de rodízios.

Fomos no a La carte. Ambiente bonito e aconchegante. Pizza DI-VI-NA! (quero de novo!!!) e o preço super normal.

Vale muito a pena!

Uma outra opção de restaurante muito famoso é a Churrascaria Majórica, localizada no centro histórico. Portanto, se você quiser conhecer uma boa churrascaria em Petrópolis, a Majórica é uma excelente escolha!

Veja também: Pontos turísticos gratuitos em Petrópolis.

Nossas impressões sobre Petrópolis.

  • Sou simplesmente apaixonada pela subida da Serra de Petrópolis. Acho essa estrada linda! E para minha surpresa e felicidade, apesar dessa viagem ter sido em Janeiro, pegamos uma linda neblina. *.*

[wpvideo N3hekQOV]

Acima tem um pequeno vídeo de como estava a subida da serra nesse dia.

  • Nossa primeira parada em Petrópolis, no Quitandinha, mereceu uma postagem só para ele. Pode conferir aqui.
Quitandinha - Petrópolis/RJ
Palácio Quitandinha – Petrópolis/RJ
  • O Museu Imperial também merece uma postagem só para ele. Farei em breve =)
Museu Imperial - Petrópolis/RJ
Museu Imperial – Petrópolis/RJ
  • A Praça da Águia fica bem em frente ao Museu Imperial, onde hoje funciona a câmara de vereadores de Petrópolis.
  • Nesse momento do passeio as crianças já estavam cansadas de andar. Então trocamos o nosso passeio a pé pela Rua da Imperatriz, por um passeio de trenzinho.

O trenzinho sai em frente ao Museu Imperial e custava (se não me engano) R$12,00 por adulto. As crianças não pagaram.

Esse trenzinho faz todo o trajeto principal, passando pela casa da Princesa Isabel, pelo Palácio de Cristal, pela Praça 14 Bis, retornando ao Museu Imperial. E o que achei bem legal é que o motorista e o cobrador fazem o papel de guias: ficam com um microfone contando histórias rápidas de várias casas durante o percurso. No fim, achei até mais interessante do que se tivéssemos feito tudo a pé.

Mas nós não queríamos simplesmente retornar ao museu. Queríamos descer na Praça 14 Bis para visitar a casa de Santos Dumont, o relógio de Flores e o museu de cera. Então combinamos com eles que desceríamos na Praça e no retorno do trem, na nova volta que ele daria, eles nos pegariam na praça novamente para terminarmos o percurso.

Mas isso não foi possível, pois no nosso retorno, enquanto esperávamos pelo trem, desabou uma senhora chuva! E acabamos voltando ao hotel de táxi, não completando nosso passeio. 🙁

  • A casa de Santos Dumont, apesar de bem pequena e de ser uma visita rápida, também vai ganhar uma postagem só para ela. Parecia bem diferente da casa que eu havia visitado quando criança. A visita é realmente muito rápida, afinal, a casa é minúscula. Mas muito interessante, principalmente para as crianças que ficam bem curiosas com a escada que só tem espaço para 1 pé de cada vez 🙂 Ao final da visitação é feita uma apresentação de um filme contando um pouco da história de Santos Dumont. Excelente visita cultural.
Casa de Santos Dumont - Petrópolis/RJ
Casa de Santos Dumont – Petrópolis/RJ
  • O relógio de Flores, que já foi cartão postal da cidade, está abandonado. Como ele fica em frente ao prédio da PUC, não sei se a responsabilidade pela conservação e manutenção é da Prefeitura ou da Universidade. Mas em todo caso, não vale mais nenhuma foto. 🙁
Relógio de Flores - Petrópolis/RJ
Relógio de Flores – Petrópolis/RJ
  • Desistimos de visitar o Museu de Cera na bilheteria. Achamos o preço de R$32,00 por adulto alto para o que se propõe (valor de Janeiro/2016). Havíamos visitado o museu de cera de Orlando poucos meses antes e achamos que não valeria a pena repetir por esse valor.
  • Retornamos para a praça esperar o trenzinho, quando caiu a chuva que falei anteriormente e voltamos de táxi para o hotel para nos arrumarmos para jantar e depois assistir ao espetáculo Som e Luz no Museu Imperial. Esse espetáculo é maravilhoso. Achei bem emocionante. Dá uma sensação que você está participando ao vivo de uma parte da história do Brasil. 🙂
  • Infelizmente a chuva não deu trégua durante o fim do dia, nem a noite, e amanheceu o dia seguinte ainda com bastante chuva. O que nos fez abortar todo o roteiro do dia 2 e descer a serra antes do almoço. 🙁 Assim, acabamos por ver a Catedral de São Pedro de Alcântara de longe.
Catedral São Pedro de Alcântara - Petrópolis/RJ
Catedral São Pedro de Alcântara – Petrópolis/RJ

E as nossas 24 horas em Petrópolis terminaram com gostinho de quero mais. E sem chuvas da próxima vez!!!


+ Outros passeios pelo Rio de Janeiro:

Passeio pelo Museu do Amanhã

Museu do Palácio Quitandinha/Petrópolis

Penedo: Dicas e Restaurantes

Penedo: Passeios e Hospedagem

Ecoturismo no Parque Nacional do Itatiaia

Dica de Hospedagem em Búzios: Pousada Pontal da Ferradura


*Esse é um blog independente e todas as opiniões, recomendações e sugestões são baseadas em experiência própria.*

20 comments

  1. Que lugar mais gracinha! Nunca estive, mas só pela sua experiência e as fotos, já deu pra sentir que é um lugar que vale a pena conhecer. Quem sabe numa próxima ao Rio eu também faça uma parada por lá! 🙂

  2. Petrópolis é realmente uma gracinha de lugar né.
    Eu sempre quis conhecer fui a pouco tempo e fiz um roteiro bem rápido também, na verdade fiquei morrendo de vontade de ficar mais tempo curtindo aquele climinha gostoso.
    Adorei o post, ótimas dicas

  3. Muito bom o post! Bem completo e cheio de detalhes. Nunca pensei em visitar Petrópolis, mas com o post já me despertou o interesse. Achei bacana a opção do trenzinho.

  4. Eu adoooro Petropolis, já fui sozinha, com amigos, viagem de casal, com turmas quando dava aula no Rio de Janeiro e recentemente levamos amigos gringos quando fomos ao Brasil.
    Simplesmente um local que vale a pena, é lindo e agradável!

    Adoro!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.