Nova Veneza / SC

Guia Completo de Nova Veneza – SC: Tudo o que você precisa saber para visitar um pedaço da Itália no Brasil

*viagem em novembro de 2017.

Descubra tudo sobre Nova Veneza, essa cidade de colonização Italiana que me encantou. História, turismo, gastronomia e hospedagem em um post completo para facilitar sua viagem. 🙂

Nova Veneza é um município localizado no sul do estado de Santa Catarina, a aproximadamente 20 km de Criciúma. Sua colonização italiana faz com que Nova Veneza se destaque, principalmente, na gastronomia. Com um turismo em ascensão, Nova Veneza se prepara para ser a próxima “Gramado”. Alguém duvida?

Índice: Guia Completo de Nova Veneza

Um pouco da história de Nova Veneza

O Italiano Miguel Napoli foi contratado pelo governo brasileiro para trazer imigrantes da Itália para a região onde hoje fica a cidade de Nova Veneza.

Esses imigrantes vieram do norte da Itália, da região de Treviso, onde fica Veneza. Começaram a chegar ao Brasil em junho de 1891 e fundaram, então, a colônia de Nova Venezia. Vieram com uma promessa de que iriam achar um lugar maravilhoso e começar uma vida nova. Quando chegaram, não foi exatamente essa maravilha que encontraram. A região era toda de mato e habitada pelos índios Xokleng.

De junho de 1891 até 1896 foi o momento de maior fluxo imigratório. Ao final de todo o processo de imigração chegaram a, aproximadamente, 2500 imigrantes italianos. Esses imigrantes chegavam em famílias normalmente grandes, de 7 a 8 pessoas, e “ganhavam” um pedaço de terra para começar a sua vida no Brasil.

A região cresceu com muito trabalho e muito esforço desses imigrantes e por isso a população guarda com tanto orgulho as tradições dos seus antepassados.

+ Veja também todo o nosso roteiro completo pelo Sul de Santa Catarina – Rota Sul

Pontos Turísticos de Nova Veneza

Praça Humberto Bortoluzzi

A Praça Humberto Bortoluzzi é a praça principal de Nova Veneza e chama a atenção pelos seus canteiros muito bem cuidados e floridos, suas frondosas árvores e o charme de cidade do interior.

Praça Humberto Bortoluzzi
Praça Humberto Bortoluzzi

Abriga a Gôndola Veneziana e um coreto onde ocorrem apresentações musicais gratuitas aos fins de semana e feriados.

Gôndola Veneziana

A Gôndola exposta no lago da praça principal de Nova Veneza, Praça Humberto Bortoluzzi, foi um presente do governo Vêneto, para fazer realmente o laço de amizade entre a Nova e antiga Veneza.

É uma gôndola original da Itália e que de fato navegou nos canais de Veneza. Possui um nome – Lucille – e foi doada em 2006. São apenas 4 gôndolas originais, doadas pelo governo Vêneto e essa é a única da América Latina.

Gôndola de Nova Veneza/SC
Gôndola de Nova Veneza/SC

A cidade já contava com grupos folclóricos de dança e música e a gôndola foi a peça chave para que Nova Veneza passasse a explorar sua vocação para o turismo.

Os visitantes são atendidos por funcionários devidamente caracterizados como os gondoleiros da Veneza Italiana.

Vinícola Borgo

Um castelinho, na zona rural da cidade, em meio a uma plantação de arroz guarda uma tradição de uma família.

A Vinícola Borgo foi fundada pela família Gava, uma família tradicional da cidade que se concentrou na produção e fabricação de vinhos. A tradição do cultivo da uva e da produção do vinho foi passada de geração em geração. Hoje eles produzem vários derivados da uva como vinhos coloniais, suco de uva, geleias, licores, grapa (aguardente italiana bem tradicional em cidades pequenas) e farinha de milho.

Casas de Pedra Nono Luigi Bratti

As Casas de Pedra foram construídas pela Família Bratti (e pertencem até hoje a ela). São 3 casas no terreno da família.

A Família Bratti chegou em 1891 vindos da província de Belluno, na Itália, em busca de uma vida melhor.

A primeira casa construída foi a que se localiza na parte de cima do terreno. O 2º andar era a moradia e a parte de baixo era dividida em 2 partes: estrebaria e celeiro. Nessa parte de baixo também era feito o fogo no chão com uma corrente q sustentava o tacho

Depois, um dos filhos casou-se e construiu as duas casas de baixo. Levaram de 10 a 15 anos para ficarem prontas já que durante o dia trabalhavam fora e dispunham de pouco tempo para sua própria construção. Todas as casas foram feitas de barro e pedras de basalto que já se encontravam no terreno.

Em 2002 as casas de pedra foram reformadas, realizado um restauro na madeira e tombadas como patrimônio estadual. Em 2011 foram tombadas como patrimônio nacional. Hoje fazem parte dos Roteiros Nacionais da Imigração, projeto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). É privada, aberta ao turismo com objetivo apenas de visitação e alguns eventos de fotografia.

O acesso às Casas de Pedra se dá pela Via Centenária, estrada aberta na época da colonização.

O ingresso custa R$5,00 (valores de novembro/2017) e são vendidos no Restaurante Veneza, na Praça Humberto Bortoluzzi.

Museu do Imigrante Cônego Miguel Giacca

O atual Museu do Imigrante era inicialmente o local onde os imigrantes eram recebidos na colônia de Nova Venezia, onde eles eram cadastrados e encaminhados para suas casas.

Com o passar dos anos, a colônia de Nova Venezia parou de receber imigrantes, e o antigo escritório foi transformado em igreja. Com a construção da nova Igreja ao lado, virou casa paroquial. Depois virou prefeitura, câmara de vereadores, jardim de infância, biblioteca. E por fim, em 1991, se transforma em Museu, em comemoração ao centenário de colonização do município.

Uma curiosidade é que as peças do museu foram todas doadas pela comunidade após uma gincana. Hoje abriga mobiliário, ferramentas e utensílios dos pioneiros colonizadores da região.

O nome do museu: Cônego Miguel Giacca é uma homenagem ao Padre que fundou a 1ª igreja no local.

Funcionamento: terça a sexta, 8h às 12h e 13h às 17h; sábado, domingo e feriados, 9h30 às 12h e 13h30 às 16h. Entrada Grátis.

Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio

O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio coloca Nova Veneza como uma das 5 cidades famosas pelo turismo religioso no Brasil.

O distrito de Caravaggio era conhecido como o Morro da Miséria porque não tinha nada por lá, não era uma terra boa para o plantio. Então, quando os colonizadores chegaram, eles colonizaram outras partes da colônia. Quem foi para a parte de Caravaggio não conseguia produzir, era uma terra pobre, não dava para plantar.

Mas os imigrantes eram muito devotos e levaram uma estampa de Nossa Senhora do Caravaggio. Eles fizeram uma pequena gruta e começaram a rezar o terço ali todos os dias. Como resultado da fé e da devoção começou a chover e a terra melhorar. A parte de Caravaggio acabou se desenvolvendo mais que outros lugares de Nova Veneza.

Hoje Caravaggio é um polo industrial da cidade, um polo metal mecânico e por isso a estrutura do Santuário é em fero, como uma homenagem.

E a pequena gruta construída para orações continua por lá, na parte de baixo da igreja, minando água potável.

Igreja Matriz São Marcos

A Igreja Matriz São Marcos foi totalmente restaurada, apresenta um interior lindo com o teto todo ornado em pinturas sacras que retratam passagens bíblicas.

O relógio da torre foi trazido de Turim (Itália) em 1922.

Pórtico de Entrada

O Pórtico de entrada da cidade de Nova Veneza foi construído em pedra de basalto e apresenta 3 fortes símbolos:

  • O Leão de São Marcos no topo é o símbolo da república de Veneza;
  • O caldeirão de ferro representa a polenta, que sustentava os colonizadores;
  • As bandeiras relembram o pacto de amizade entre a cidade e o Vêneto, na Itália.

Barragem do Rio São Bento

A Barragem do Rio São Bento é o principal reservatório de água da região Sul de Santa Catarina.

Apesar de não estar situada em Nova Veneza, mas sim na cidade vizinha de Siderópolis, é facilmente acessada.

A curiosidade fica por conta da torre da antiga capela de São Pedro que continua visível acima do reservatório e a Serra Geral, ao fundo.

Atividades culturais e religiosas de Nova Veneza

Grupos Folclóricos

Nova Veneza, como já comentado, guarda com muito orgulho a cultura das tradições dos antepassados.

Nós tivemos a oportunidade de assistir a apresentação de 2 desses grupos:

  • Eco de Venezia : grupo de músicos que toca e canta canções da época dos imigrantes.
  • Grupo de dança folclórica Ítalo Brasileiro

Carnevale di Venezia

O Carnevale di Venezia é o ponto alto do turismo de Nova Veneza. Ocorre no mês de junho, durante a festa da gastronomia. Junho foi o mês escolhido por conta do clima mais fresco permitir o uso das roupas que são muito fechadas e pesadas.

O evento dura 3 dias com apresentações de shows locais e regionais, grupos folclóricos de música  e dança,  e desfiles.

O Carnavale di Venezia começou em 2008 com um grupo da terceira idade, de uma forma muito simples. Apenas máscaras e capas representando o carnaval de Veneza na Itália.

Com o passar dos anos o Carnevale de Venezia foi se aprimorando, até chegar ao ponto de ser exibido no Fantástico, em 2012. De lá pra cá, não parou mais de crescer. Hoje chegam a passar 100 mil pessoas na cidade durante os 3 dias de festa.

Durante a festa ocorre um desfile com foliões mascarados pelas ruas, ao estilo do carnaval da Veneza Italiana. E também acontece um Baile de Gala com jantar (ingressos esgotam com muita antecedência). Nesse baile todos devem ir caracterizados ou com roupas de gala, crianças não podem participar.

Procissão de Nossa Senhora do Caravaggio

Como comentado, Nova Veneza está entre as 5 cidades de maior turismo religioso no Brasil. E isso graças ao Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio.

A procissão ocorre no último Domingo do mês de maio e atrai muitos devotos.

Restaurantes em Nova Veneza SC

Devido á colonização Italiana, Nova Veneza possui uma excelente gastronomia com ótimos restaurantes.

Tive a oportunidade de experimentar dois desses restaurantes e com certeza devo indicá-los!

Restaurante Veneza

O Restaurante Veneza é o restaurante mais antigo da cidade, fez 58 anos em 2017 e está na 3ª geração da mesma família.

Com uma decoração tipicamente italiana o Restaurante Veneza oferece um menu tradicional no fogão a lenha com destaque para a polenta cortada a fio, que foi incorporada como prato principal. Uma delícia!!!!

As sobremesas também são destaques. Excelente opção para almoço na praça central de Nova Veneza. Não funciona para o jantar.

Bodega do Zeca

A Bodega do Zeca é uma excelente pedida para o jantar. Espaço amplo com menu variado de acordo com o dia da semana.

Destaque para a costela assada ao fogo de chão às 5ª feiras e o rodízio de massas e espeto corrido aos domingos (sugiro reservar com antecedência).

Aberto para almoço apenas aos domingos.

Além dos 2 restaurantes acima, outros se destacam na cidade:

Alpino Restaurante

Restaurante Divina Armida

Casa do Chico

Il Camino Ristorante

Hotéis em Nova Veneza SC

Se você, assim como eu, se encantou com Nova Veneza e quer ficar mais um dia na cidade seguem minhas dicas de hospedagem.

*Ainda não tive a oportunidade de me hospedar em nenhum dos hotéis indicados, mas fiz um levantamento pelas notas do Booking e os 2 hotéis possuem avaliação com nota acima de 9,0*

Bormon Hotel

Localizado bem próximo ao Pórtico de entrada da cidade. São 28 apartamentos luxo (4 conjugados) e 4 suítes super luxo. Todos os apartamentos possuem frigobar, ar condicionado split (quente/frio), TV LCD e piso laminado, sendo que as suítes também possuem banheira de hidromassagem.

*Fotos: Divulgação.

O Hotel Bormon também dispões de opções de lazer como sala de jogos, fitness, campos de futebol, bar executivo e até uma trilha que chega às Casas de Pedras.

Verifique valores e disponibilidades aqui.

Hotel Dolomiti

Localizado no Distrito de Caravaggio, bem próximo ao Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, o Hotel Dolomiti oferece apartamentos com varandas, piso cerâmico, Tvs de LCD, ar condicionado e uma linda vista das montanhas. Os quartos luxo possuem banheira.

*Fotos: Divulgação.

Verifique valores e disponibilidades aqui .


E depois de todas essas dicas,  o que acha de reservar uns dias em Nova Veneza nas suas próximas férias?

Patrocinadores do 1º Encontro Rota Sul

*Gostaria de agradecer a todos os patrocinadores do evento pelas hospedagens, refeições, transportes, passeios e brindes mas ressalto que todas as opiniões, recomendações e sugestões são baseadas em experiência própria.*


Na hora de planejar e reservar suas viagens, lembre-se que você pode fazer as reservas de hotéis, carros , seguro viagem e compra de ingressos diretamente no nosso blog. Você não paga nada a mais por isso e ainda contribui com uma comissão para ajudar o blog a melhorar cada vez mais.

Nós só indicamos os serviços que testamos e aprovamos.

 

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s