Trem Inca Rail de Ollamtaytambo a Machu Picchu

Viagem de trem do Vale Sagrado para Machu Picchu pela Inca Rail

*Viagem de casal em Junho de 2016.

Hoje vamos falar sobre a nossa viagem de trem entre o Vale Sagrado, mas especificamente saindo de Ollamtaytambo, até Águas Calientes (cidade base para visitar as ruínas de Machu Picchu).

Nós utilizamos os serviços da empresa Inca Rail e vamos mostrar como comprar os passes do trem, valores e horários atualizados e contar a nossa experiência com o serviço do trem executivo da Inca Rail.

+ Esse post faz parte da Blogagem Coletiva “Viagens de Trem pelo Mundo”

Viagens de Trem pelo Mundo #viajardetrem
Esse post não pretende ser um relato de como chegar a Machu Picchu. Sobre isso nós publicamos no post sobre o Vale Sagrado e Caminho para Machu Picchu.

Para não perder nenhuma postagem, que tal seguir o Vem que te Conto no Facebook, no Instagram e no Twitter?

Peru Rail ou Inca Rail:

Peru Rail e Inca Rail são as duas empresas de trem que fazem o transporte entre Cusco (estação Poroy) ou Vale Sagrado (Ollamtaytambo) até Águas Calientes (cidade base para Machu Picchu).

A duas possuem serviços bem parecidos, valores similares e a escolha acaba sendo pelos horários que melhor atendem ao seu roteiro.

Nós utilizamos a Inca Rail pois saiu financeiramente um pouco mais vantagem, além de ter tido os horários que melhor nos atendeu.

Além disso, o site da Inca Rail é mais amigável já que pode ser acessado em português. O site da Peru Rail só em inglês ou em espanhol.

Mas eu conheço alguns viajantes que utilizaram o serviço da Peru Rail. Como, por exemplo, o Blog Juny pelo Mundo que fez um post completão com sua experiência para Machu Picchu na Peru Rail.

Categorias de trem da Inca Rail:

Atualmente a Inca Rail está trabalhando com 3 categorias de trens:

• Trem Presidencial:

Um luxo total, com vagões privativos, champanhe e vinhos e menu degustação com pratos exóticos.

Na verdade, essa categoria não é um trem inteiro, mas alguns vagões em horários específicos do Trem Executivo.

Horários Trem Presidencial Inca Rail
Horários Trem Presidencial Inca Rail

Esse vagão Presidencial não possui compra online, é necessário utilizar o formulário de contato do site para a reserva. E o valor também não é divulgado. 😦

Vagão Presidencial Inca Rail
Foto: divulgação – site da Inca Rail

• Trem de Primeira Classe

Conforto, espaço, coquetel de boas vindas e menu gourmet servido de acordo com o horário (almoço ou jantar).

Trem Primeira Classe Inca Rail
Foto: divulgação – site da Inca Rail

• Trem Executivo

Conforto, amplas janelas, cardápio de bebidas quentes e frias e um snack aperitivo.

Trem Executivo Inca Rail
Foto: divulgação – site da Inca Rail

O bagageiro é na entrada de cada vagão. E também é possível guardar mochilas e pequenas bolsas no espaço vazio entre os encostos dos bancos. Não há bagageiro no alto pois o teto possui janelas para uma visão panorâmica.

Comprando as passagens na Inca Rail

Comprar as passagens no site da Inca Rail é muito simples. A página é toda em português o que a torna bem amigável. A opção de compras já aparece na página inicial, então nem precisa procurar muito.

Os preços são cobrados em dólares americanos e a conversão oficial é feita pelo seu banco, lembre-se que terá a cobrança do IOF já que será uma compra internacional. E não se esqueça de habilitar seu cartão de crédito internacional para compras no exterior. 😉

Compra Inca Rail Etapa 1

Normalmente a procura já é feita considerando a ida e a volta, mas se preferir ir e voltar por lugares diferentes, pode comprar a passagem separadamente (só ida e/ou retorno).

Ao escolher as datas e clicar em procurar, abrirá a nova página com as opções dos trens, horários e valores. Reparem que, para uma mesma classe de trem, existem variações de valores de acordo com os horários, nada muito gritante, mas como é em dólar pode ter uma boa diferença na conversão.

Vão aparecer as opções de trens saindo de Ollamtaytambo e Poroy para Machu Picchu e mais abaixo o retorno de Machu Picchu para Ollamtaytambo e Poroy.

Compra Inca Rail Etapa 2Compra Inca Rail Etapa 3Compra Inca Rail Etapa 4Compra Inca Rail Etapa 5

Nós acreditamos que a melhor opção de roteiro inclui pegar o trem para Machu Picchu no final do dia, após o tour até o Vale Sagrado. Assim você consegue otimizar seu tempo, terminando o tour em Ollamtaytambo e o trem partindo de lá mesmo.

Fazendo dessa forma, terá que dormir uma noite em Águas Calientes e poderá subir para Machu Picchu bem cedinho e assistir ao nascer do sol, como nós relatamos no post “Dicas práticas para assistir ao nascer do sol na Cidade Perdida dos Incas“.

Com as novas regras de visitação de Machu Picchu, não é mais possível passar o dia inteiro na cidadela, então é possível retornar no trem após o almoço.

Nós fizemos da forma descrita acima e apresento para vocês a simulação da compra considerando os melhores horário para esse roteiro.

Assim, nossa sugestão é sair de Ollamtaytambo no trem executivo de 16:36 e retornar no dia seguinte no trem de 14:30. (Atenção que esse horário de volta costuma esgotar com uma boa antecedência, no momento que escrevo esse texto não encontro vagas para o dia 9/11, por exemplo).

Após escolher os horários de trem ideais para você, no final da página vai aparecer o valor final da compra em dólares. Nessa simulação que estou apresentando está o valor para 1 pessoa, ida e volta no trem executivo.

Compra Inca Rail Etapa 6

Por fim, antes de partir para a página de registro de passageiros, aparece um aviso sobre viajar com crianças menores de 36 meses. Crianças até 36 meses (3 anos) não pagam passagem, mas viajam no colo de um adulto. Então deve ser selecionada a opção correta, se viajam com o ou sem crianças.

Após a escolha correta dos horários, a próxima tela é importantíssima e deve ser preenchida corretamente, sem nenhum erro.

Compra Inca Rail Etapa 7

Na tela de pagamento, terá a confirmação do trem e horário escolhido, e das informações pessoais do passageiro.

Compra Inca Rail Etapa 8

Logo abaixo, as informações do cartão de crédito. E uma nota de rodapé importantíssima sobre o titular do cartão estar presente na retirada do bilhete. (Essa compra online gera apenas um voucher que precisa ser trocado pelo bilhete no escritório da Inca Rail – pode ser na estação de trem, mas nós optamos por fazer essa troca ainda em Cusco como contei no post sobre nossa Chegada em Cusco).

Compra Inca Rail Etapa 9

Percebam que em momento algum houve uma pré marcação de assentos. A marcação de assentos só é possível na retirada dos bilhetes, no escritório da Inca Rail. Exatamente por isso nós preferíamos fazer essa troca logo no nosso primeiro dia em Cusco, para não corrermos o risco de irmos separados, e ainda conseguir o lado esquerdo do trem na ida de Ollamtaytambo para Machu Picchu, que é o lado das melhores paisagens. 😉

Nossa viagem no Trem Executivo da Inca Rail

Após nosso tour em Ollamtaytambo e almoço acabamos chegando cedo à estação de trem. Encontramos uma sala de espera confortável, com lanchonete e banheiros limpos.

Importante chegar com antecedência porque o trem é muito pontual e não espera nenhum passageiro atrasado. Vimos uma família chegar segundos após o fechamento das portas do seu trem. 😦 Eles gritaram, choraram, mas nada pôde ser feito. Tiveram que comprar novas passagens (e, diga-se de passagem, são caras!). Agora imaginem se não tivesse mais vagas no trem seguinte? Não corra esse risco!

O embarque é muito organizado. Cada vagão possui uma letra correspondente ao que está no seu cartão de embarque e as filas são organizadas por vagão. Um funcionário irá conferir se você está na fila correta, além dos seus documentos informados na compra da passagem (tenha em mãos RG ou passaporte, junto com a passagem impressa).

Na entrada do vagão encontra-se a estante/bagageiro.

Atente-se para a informação importante sobre o tamanho de bagagens permitida:

“Dentro do trem só é permitido transportar bagagem de mão que cumpra as mesmas medidas permitidas nas cabinas dos aviões:
Peso máximo: 8 quilos (11 libras).
Dimensões máximas: 157 centímetros lineais (altura, comprimento e largura). Além disso, em nossa bilheteria de Ollantaytambo, temos habilitado um espaço para armazenamento de uso exclusivo para nossos clientes. Antes de embarcar no trem, você terá que deixar as malas que não cumpram com essas especificações, o que poderá fazer de forma cômoda, segura e gratuita.
Inca Rail não se responsabiliza por qualquer perda, roubo ou dano dos objetos de valor que se encontram dentro da bagagem dos passageiros.”

Essa informação encontra-se no site da Inca Rail.

Nossos assentos eram do lado esquerdo do trem e pudemos ir acompanhando o percurso do Rio Urubamba durante toda a viagem e percebendo a vegetação ir mudando até chegar no clima da Floresta Amazônica.

Rio Urubamba caminho para Machu Picchu

Rio Urubamba

Um pouco depois da saída do trem, iniciou-se o serviço de bordo. As bebidas podem ser escolhidas do cardápio e o snack é fixo, sem opção de escolha.

Menu Inca Rail

Pudemos escolher entre quatro opções de bebidas frias e três de bebidas quentes. As bebidas frias eram chá gelado de capim limão, cidreira e limão; coquetel andino (suco de laranja e essência de airampo); coquetel tropical (suco de manga, essência de maracujá e creme de coco) e soda andina (ginger ale, suco de limão e angostura). As opções de bebidas quentes foram chá de amêndoas caramelizadas, chá inca (eucalipto, muña e coca) e café orgânico.

Eu escolhi uma soda andina e gostei bastante, bem refrescante.

Os snacks na ida foram palinhos de trigo com linhaça e na volta um mix de frutas secas e castanhas. Ambos agradaram. Acompanhando uma moedinha de chocolate.

Snack Inca Rail

A viagem de 1 hora e meia ocorreu de forma tranquila e agradável tanto na ida quanto na volta.

O pessoal do Mineiros na Estrada teve a sorte de fazer a viagem de ida no Trem Executivo e a de volta no Trem Primeira Classe. Te convido a ler a experiência deles no post “Peru: Como é viajar na Inca Rail – de executiva e primeira classes”.

Blogagem Coletiva

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva #Viajardetrem, onde alguns blogs de viagem escreveram sobre suas viagens de trem pelo mundo.

Não deixe de ler os outros posts:

• Ligado em Viagem – Viagem de trem na Alemanha – Como comprar, andar e dicas

• Gastando Sola Mundo Afora – De São João Del Rey a Tiradentes de Maria Fumaça, um passeio a moda antiga – Tiradentes – MG

• AzWanderlust – Viajar de trem pela Europa: como comprar passagens baratas

• Viajonários – Dicas para viajar de trem pela Inglaterra

• Espiando Pelo Mundo – Sobre trilhos mundo afora

• Destinos por onde andei… – Minhas viagens de trem na Europa

• Viajento – Suiça – Perguntas frequentes sobre viagens de trem pelo país 

• Cantinho de Ná – Como é viajar de trem pela Espanha

• Viajante Comum – De Ouro Preto a Mariana no trem da Vale

• Apure Guria – Trens panorâmicos na Suíça e trajetos incríveis 


+ Confuso para montar o roteiro? Que tal o Guia Peru: lugares incríveis para te ajudar? 202 páginas de muitas dicas e informações por apenas R$15,90. Para comprar, clique no banner abaixo.

Guia Peru Lugares Incríveis


Banner 2


+ Veja mais sobre o Peru:

PERU: ROTEIRO 7 DIAS E PRIMEIRAS INFORMAÇÕES

CHEGADA EM LIMA, PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS E PASSEIO POR MIRAFLORES

CENTRO HISTÓRICO DE LIMA

HUACA PUCCLANA E CHEGADA EM CUSCO

TEMPLOS E RUÍNAS INCAS EM CUSCO

VALE SAGRADO E CAMINHO PARA MACHU PICCHU

MACHU PICCHU – DICAS PRÁTICAS PARA ASSISTIR AO NASCER DO SOL NA CIDADE PERDIDA DOS INCAS

DESPEDIDA DE CUSCO

DICAS DE RESTAURANTES NO PERU – LIMA E CUSCO

ONDE SE HOSPEDAR NO PERU – LIMA, CUSCO E MACHU PICCHU

RESENHA E-BOOK PERU – LUGARES INCRÍVEIS


*Esse é um blog independente e todas as opiniões, recomendações e sugestões são baseadas em experiência própria. Reservando através de algum link do programa de afiliados no nosso blog, você não pagará nada a mais por isso e ainda contribuirá com uma comissão para ajudar o blog a melhorar cada vez mais.*


Na hora de planejar e reservar as viagens, lembre-se que você pode fazer as reservas de hotéis, carros e seguro viagem diretamente no nosso blog. Você não paga nada a mais por isso e ainda contribui com uma comissão para ajudar o blog a melhorar cada vez mais.

Nós só indicamos os serviços que testamos e aprovamos.

33 comments

  1. oi Aline… achei as paisagens belíssimas. Com aquele janelões deve ser uma viagem deliciosa! Aquele trem presidencial é um sonho hein?! Mas eu viajaria feliz também no executivo! rsrsr Adoro viajar de trem e tem muita informação útil para quando for ao Peru! 🙂 bj

    Curtido por 1 pessoa

  2. A minha viagem também foi nesse esquema de pegar o trem depois do passeio do Vale Sagrado, economizando tempo e dinheiro da passagem. Na época podia ficar o dia inteiro em Machu Picchu, então voltei mais tarde. O que eu não sabia era desse vagão mega luxo, chocadooo. Embora eu provavelmente não fosse fazer essa viagem nele mesmo 😛

    Curtido por 1 pessoa

    1. Quando fomos ano passado, também podia ficar o dia inteiro.
      Mas mudou muita coisa, tanto em Machu Picchu quanto na Inca Rail. As categorias de trem mudaram. Cheios de novidades.
      Esse mega luxo é um sonho! hauahuahua

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s