Mundo a Vapor - Canela RS

Mundo a Vapor – Canela/RS.

*Viagem de casal com criança de 7 anos no carnaval de 2017.

O Mundo a Vapor é uma mistura de parque temático com museu. São diversas réplicas em escala reduzida e em movimento que funcionam perfeitamente. O foco são as máquinas movidas a vapor, mas também existem réplicas de máquinas com outras formas de funcionamento, além de fábricas e usinas.

Em nossa primeira visita a cidade conhecemos o Mundo a Vapor em casal. Quando retornamos com a pequena com 3 anos achamos que ainda não era a hora dela conhecê-lo. Mas nessa última viagem foi a pedida perfeita, já que ela está na fase de curiosidades e de descobertas de como as coisas funcionam.

ENTRADA QUE IMPRESSIONA:

A fachada do Mundo a Vapor é uma das mais famosas da região de Canela/Gramado. Algumas pessoas nem sabem o que tem dentro do prédio, mas com certeza já pararam para tirar uma foto na “locomotiva que despencou”.

Na verdade essa fachada representa um acidente que ocorreu em Montparnasse, Paris em 1895, quando uma locomotiva desgovernada não conseguiu frear a tempo e ultrapassou a parede da estação, ficando pendurada em 12 metros de altura.

E eu tenho q confessar que acho essa história um tanto quanto triste para ser representada em um parque temático feliz! Mas entendo que seja para chamar a atenção já que estamos falando de uma locomotiva a vapor.

Para não perder nenhuma postagem, que tal seguir o Vem que te Conto no Facebook, no Instagram e no Twitter?

O estacionamento é gratuito, na frente do imóvel.

Funciona todos os dias na alta temporada (janeiro, julho e dezembro), e de quinta-feira a segunda-feira na baixa temporada, sempre de 9:00 às 17:00.

A entrada custa R$30,00 adultos e R$15,00 crianças, estudantes e melhor idade (valores de maio/2017). No valor do ingresso está incluso também o passeio de trenzinho.
Aqui temos o link para compras pela TourON: Comprar ingressos Mundo a Vapor.

O Mundo a Vapor está em uma localização estratégica, na rodovia que liga Gramado a Canela. Dessa forma você pode aproveitar o mesmo trajeto e visitar outras atrações próximas como o Reino do Chocolate e o Combo dos Museus, ou até mesmo combinar com uma ida ao Terra Mágica Florybal ou alguma outra atração do centro de Canela.

E se você não estiver de carro saiba que esse é um dos pontos de parada do Bustur e também do ônibus da Citral que liga Gramado a Canela.

Vale destacar que é um parque coberto e ótima pedida para dias de chuva e muito frio e o passeio dura cerca de 1 hora a 1 hora e meia dependendo do seu nível de curiosidade.

+ No post sobre o nosso roteiro pela Serra Gaúcha mostrei a nossa organização dos passeios por dia de viagem.

Precisando alugar carro na Serra Gaúcha? Utilize o banner do Rentcars localizado na lateral direita do blog, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página você não paga nada a mais por isso e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

AS MINI FÁBRICAS:

As principais réplicas do parque representam pequenas fábricas como a siderúrgica, olaria, fábrica de papel e a serralheria, dentre outras.

Todas essas são apresentadas por monitores com explicações sobre o funcionamento de cada etapa do processo de fabricação. E no final vemos as miniaturas perfeitas dos produtos fabricados como tijolos, telhas e até o papel que trazemos para casa de lembrança.

Mundo a Vapor - Canela RS
Mini Olaria
Mundo a Vapor - Canela RS
Mini Fábrica de Papel (menor fábrica de papel do mundo)
Mundo a Vapor - Canela RS
Mini Usina Termoelétrica
Mundo a Vapor - Canela RS
Mini Pedreira
Mundo a Vapor - Canela RS
Mini Siderúrgica

OUTRAS ATRAÇÕES DO MUNDO A VAPOR:

Réplicas:

Além das Mini Fábricas o parque conta com diversas outras réplicas, todas em funcionamento, mas essas apenas para visualização, sem a explicação dos monitores. Aí encontramos o barco a vapor, fábrica de erva mate, usina hidrelétrica, dentre outras. Ao todo são mais de 20 réplicas em funcionamento.

Mundo a Vapor - Canela RS

Passeio de trem:

Do lado de fora do galpão existe uma pequena ferrovia onde a criançada, e os adultos também, se divertem numa voltinha em um trenzinho. O passeio é curto, coisa de 2 minutos, mas quem se nega? Esse passeio está incluso no valor do ingresso do Mundo a Vapor.

Mundo a Vapor - Canela RS

Foto Antiga:

Logo na entrada do parque, do lado direto, existe um stand de fotos antigas, daquelas tradicionais da região.

Você escolhe entre 3 cenários, veste os trajes e faz uma foto típica de época. Uma ótima lembrança. 😉

São 3 tamanhos de fotos diferentes e o valor varia de acordo com o tamanho escolhido e a moldura (que não é obrigatória).

Infelizmente não podemos fotografar esse espaço com nossas câmeras. 😦

Loja de Souveniers e Lanchonete:

Onde você vai encontrar lembranças típicas da região e do Mundo a Vapor além de produtos artesanais como roupas de tricot, vinhos e queijos.

Procurando hospedagem em Canela? Utilize o banner do Booking localizado na lateral direita do blog, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

CURIOSIDADE

O Mundo a Vapor comemorou, em 2016, 25 anos de funcionamento.

O parque foi inaugurado em 1991, mas tudo começou de fato em 1927 quando o senhor Ernesto Urbani, junto com sua esposa, chegaram em Canela depois de 3 dias de viagem no lombo de um cavalo.

Como a região de Canela era cheia de serrarias (e daí o nome da cidade: da arvora canela), o senhor Urbani abriu uma oficina mecânica para consertar as máquinas a vapor utilizadas nessas serrarias da cidade.

Seus filhos Omar, Benito e Hermes aprenderam o ofício com o pai e começaram a criar miniaturas de máquinas.

Mas só na década de 80 essa “brincadeira” de construir réplicas tomou proporções maiores e deu origem ao parque Mundo a Vapor, através dos irmãos Omar e Benito.

Dentro do parque encontramos uma réplica da oficina onde trabalhavam, junto com uma estátua em homenagem ao Omar, já falecido.

Mundo a Vapor - Canela RS

Infelizmente, poucos dias após nossa visita, o outro irmão, Benito, que cuidava do Mundo a Vapor até então, sofreu um acidente de carro em Canela e veio a falecer. 😦


Guia Gramado e Canela com Crianças

*Veja mais sobre a Serra Gaúcha:

GRAMADO COM CRIANÇAS – DICAS E ROTEIRO PELA SERRA GAUCHA.

PARQUE TERRA MÁGICA FLORYBAL / CANELA – SERRA GAÚCHA COM CRIANÇAS.

REINO DO CHOCOLATE CARACOL – A HISTÓRIA DO CHOCOLATE EM GRAMADO.

MINI MUNDO – RÉPLICAS 24 VEZES MENOR EM GRAMADO.

BONDINHOS AÉREOS E A CASCATA DO CARACOL – CANELA/RS.

MUNDO A VAPOR – CANELA/RS.

GRAMADO ZOO E PARQUE GAÚCHO – GRAMADO/RS


*Gostaria de agradecer ao Mundo a Vapor pela cortesia nos ingressos, mas ressalto que todas as opiniões, recomendações e sugestões são baseadas em experiência própria.Reservando através de algum link do programa de afiliados no nosso blog, você não pagará nada a mais por isso e ainda contribuirá com uma comissão para ajudar o blog a melhorar cada vez mais.*


Na hora de planejar e reservar as viagens, lembre-se que você pode fazer as reservas de hotéis, carros , seguro viagem e compra de ingressos diretamente no nosso blog. Você não paga nada a mais por isso e ainda contribui com uma comissão para ajudar o blog a melhorar cada vez mais.

Nós só indicamos os serviços que testamos e aprovamos.

13 comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s