Bondinhos-Aéreos

Bondinhos Aéreos e a Cascata do Caracol – Canela/RS.

*Viagem de casal com criança de 7 anos no carnaval de 2017.

Visitar os Bondinhos Aéreos com sua magnífica vista da Cascata do Caracol é sem dúvidas um dos passeios mais lindos de Canela, na Serra Gaúcha. Sem contar que a Cascata do Caracol é um dos cartões postais da região com seus 131 metros de queda d’água!

Para não perder nenhuma postagem, que tal seguir o Vem que te Conto no Facebook, no Instagram e no Twitter?

COMO CHEGAR:

O parque dos Bondinhos Aéreos fica a cerca de 10 km do centro de Canela e 15 km do centro de Gramado. O ideal é ir de carro, mas o Bustour tem um ponto de parada no parque. O estacionamento é gratuito e amplo.

Atenção! Existem 2 lugares bem próximos de onde é possível avistar a Cascata do Caracol: o Parque do Caracol e os Bondinhos Aéreos. Apesar de terem a vista bem parecida são 2 lugares diferentes! Portanto, cuidado para não visitar um parque pensando no outro kkk (acontece, viu).

No Parque do Caracol o passeio se dá através de trilhas e a vista da cascata é um pouco lateral. Nos Bondinhos Aéreos o passeio é mais acessível já que não possui trilhas e a vista da cascata é mais frontal.

No mapa abaixo marquei de roxo (Ponto B) o local de acesso aos Bondinhos Aéreos, que é cerca de 1 km depois da entrada do Parque do Caracol (marcado de verde no mapa-Ponto A).

Também marquei de verde, mais no alto do mapa, o Parque da Ferradura, que também é um ótimo passeio para quem curte natureza e trilhas.

E aproveitei para marcar com círculos vermelhos outros passeios que podem ser combinados no mesmo dia, já que fazem parte da mesma rota/estrada. 😉 Nós fizemos no mesmo dia os Bondinhos Aéreos, o Parque Terra Mágica Florybal, o Mundo Gelado e a Casa do Capitão Jack e terminamos lanchando no Castelinho do Caracol. 🙂

+ No post sobre o nosso roteiro pela Serra Gaúcha mostrei a nossa organização dos passeios por dia de viagem.

Precisando alugar carro na Serra Gaúcha? Utilize o banner do Rentcars localizado na lateral direita do blog, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página você não paga nada a mais por isso e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. 

OS BONDINHOS:

Os Bondinhos Aéreos fazem parte do grupo Parques da Serra, mesmo grupo que cuida dos bondinhos do Parque Unipraias de Balneário Camboriú-SC e do Bontur Bondinhos Aéreos de Aparecida-SP e possuem tecnologia Suiça.

Bondinhos-Aéreos

São 12 cabines, agrupadas de 3 em 3 , que comportam 8 pessoas sentadas em cada. Mas eu acho que 8 pessoas fica um pouco embolado, 6 pessoas por cabine é o ideal.

Os Bondinhos são fechados o que no inverno é perfeito para esquentar do frio, mas infelizmente no verão, época de nossa visita, as cabines viram uma sauna e o calor é muito grande lá dentro!

O PASSEIO:

O trajeto completo dos Bondinhos Aéreos tem 840 metros de comprimento e possui 3 estações, todas as 3 com mirantes para a Cascata do Caracol (eu confesso que não sei dizer qual dos mirante tem a melhor vista).

– Estação Central:

O passeio começa na Estação Central onde encontramos lanchonete, banheiros e algumas lojinhas. O mirante nessa estação tem 60 metros de altura.

Como os bondinhos funcionam em grupos de 3 a vista dos 2 bondinhos que ficam atrás acaba sendo prejudicada, então se puder/conseguir, o ideal é ir no primeiro bondinho de cada grupo.

– Estação Animal:

Da Estação Central subimos 130 metros e chegamos na Estação Animal. Essa estação é a que você provavelmente vai levar mais tempo pois, além do mirante, ela possui 2 atividades que podem (e devem) ser visitadas:

  • Trilha de 230 metros, em meio a mata, mas com o trajeto todo acessível, onde podemos ver árvores nativas com suas placas de identificação e informações sobre alguns animais que podem ser avistados no percurso (nós não tivemos sorte e não vimos nenhum bichinho 😦 );

Bondinhos-Aéreos

  • Espaço Esculturas que Falam. Esse espaço é uma graça para as crianças. Para adultos também é curioso ver o maravilhoso trabalho do artista plástico Masaharu Hata (1938-2010). São cerca de 85 peças talhadas em madeira que reproduzem não só a aparência mas os sons que os animais fazem. Os visitantes podem interagir com as peças conforme as orientações que estão próximas das mesmas e dessa forma reproduzir o som dos animais. É realmente muito impressionante a perfeição do trabalho.

Espaço-esculturas-falam

– Estação Cascata:

Saindo da estação animal, os bondinhos descem todo o trajeto. Passam pela Estação Central, mas ninguém desce nesse momento. O trajeto continua até a Estação Cascata.

Aqui temos o mirante mais concorrido devido à proximidade com a Cascata. Nessa parte também estão os fotógrafos oficiais do parque para aquele registro familiar (e logicamente pago) do passeio. Mas a área para que você tire suas próprias fotos é ampla. O ângulo aqui é realmente privilegiado. E nós fomos contemplados com um lindo arco-íris na base da cascata! *.*

Cascata-Caracol

Aqui também tem uma lojinha com alguns souveniers.

Procurando hospedagem em Canela? Utilize o banner do Booking localizado na lateral direita do blog, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. 

CURIOSIDADE:

Como já contei pra vocês em outro post, essa foi a nossa terceira vez na Serra Gaúcha. Nossa primeira vez foi em 2006 na nossa lua de mel. E olha essa foto que resgatei!

Antigo-teleférico-canela

Os bondinhos modernos foram inaugurados em 2013. Antes era teleférico aberto. Confesso que não sei como tive coragem de ir já que morro de medo de altura, mas com certeza a vista era bem mais interessante. E pelas minhas fotos de 2006 tive a sensação que chegávamos mais próximo da Cascata do que chegamos hoje.

Infelizmente os teleféricos tiveram que ser desativados por conta de alguns acidentes que aconteceram. Uma pena pela vista. Mas ainda bem, porque hoje temos os Bondinhos muito mais seguro e confortáveis!

INFORMAÇÕES ÚTEIS

O Parque funciona todos os dias a partir das 9:00.

Os ingressos custam R$42,00 inteira. (Confirmar valores atualizados no site http://www.parquesdaserra.com.br/index.php/home/precos_informacoes).

Telefones:

(54)3878.3250 | (54)3878.3251

(54)3504.1405 | (54)99206.1225

Endereço: Estrada da Ferradura, nº 699 – Caracol – Canela | Rio Grande do Sul

Email: contato@parquesdaserra.com.br


Guia Gramado e Canela com Crianças

*Veja mais sobre a Serra Gaúcha:

GRAMADO COM CRIANÇAS – DICAS E ROTEIRO PELA SERRA GAUCHA.

PARQUE TERRA MÁGICA FLORYBAL / CANELA – SERRA GAÚCHA COM CRIANÇAS.

REINO DO CHOCOLATE CARACOL – A HISTÓRIA DO CHOCOLATE EM GRAMADO.

MINI MUNDO – RÉPLICAS 24 VEZES MENOR EM GRAMADO.

BONDINHOS AÉREOS E A CASCATA DO CARACOL – CANELA/RS.

MUNDO A VAPOR – CANELA/RS.

GRAMADO ZOO E PARQUE GAÚCHO – GRAMADO/RS


*Gostaria de agradecer ao Bondinhos aéreos pelas cortesias nos ingressos, mas ressalto que todas as opiniões, recomendações e sugestões são baseadas em experiência própria.

Reservando através de algum link do programa de afiliados no nosso blog, você não pagará nada a mais por isso e ainda contribuirá com uma comissão para ajudar o blog a melhorar cada vez mais.*


Na hora de planejar e reservar as viagens, lembre-se que você pode fazer as reservas de hotéis, carros e seguro viagem diretamente no nosso blog. Você não paga nada a mais por isso e ainda contribui com uma comissão para ajudar o blog a melhorar cada vez mais.

Nós só indicamos os serviços que testamos e aprovamos.

 

26 comments

  1. Adorei o post, Canela é uma cidade ótima e merece destaque nos roteiros de quem visita a Serra Gaúcha. Os bondinhos são uma ótima forma de complementar uma visita ao parque do caracol onde dá pra ver a cascata de pertinho.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Nostalgia pura esse post. Essa foi uma das minhas primeiras viagens, um dos meus primeiros destinos sozinha, só memória boa. Rever esses bondinhos aéreos só me enchem de orgulho de ter escolhido a vida viajante. ❤

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s