Mini Mundo – Réplicas 24 vezes menor em Gramado.

*Viagem de casal com criança de 7 anos no carnaval de 2017.

O Mini Mundo é um dos pontos turísticos mais famosos de Gramado. É quase impossível encontrar alguém que visitou a cidade e não esteve no parque, ou que não indique o parque como “imperdível”. E em todas as nossas 3 visitas à cidade, estivemos no Mini Mundo. E não pense vocês que sempre vimos mais do mesmo: o parque está sempre em constante renovação. E acho divertido brincar de “jogo dos 7 erros” por lá, procurando o que estava diferente na visita anterior.

Mini Mundo Gramado

Para não perder nenhuma postagem, que tal seguir o Vem que te Conto no Facebook, no Instagram e no Twitter?

HISTÓRIA DO MINI MUNDO:

Tudo começou quando um avô resolveu presentear os seus netos. Para a menina, construiu uma casinha de bonecas e, para o menino, um conjunto de castelos com trenzinho em miniatura. Esses brinquedos foram construídos no jardim em frente ao hotel Rita Hoppner (hotel da família).

Com o passar do tempo, o avô foi ampliando essas construções de brinquedos em miniaturas até que chegou ao ponto de começar a atrair visitantes curiosos. Nesse momento surgiu o Parque Mini Mundo!

O PARQUE

O Mini Mundo é um parque ao ar livre, então esteja preparado: nos dias de chuva, chove lá também (dãããã, que óbvio) – leve sua capa de chuva, e nos dias de sol o calor pode ser bem forte (como foi em nossa última visita no carnaval). No inverno pode até nevar por lá (deve ser lindo! *.*).

O parque é formado por réplicas de construções de várias partes do mundo, todas ricas em detalhes, baseadas no seu projeto original e sempre (eu disse SEMPRE!) 24 vezes menor que o tamanho original. Ou seja, se você percebe algo realmente grande no Mini Mundo (como o navio, a torre de TV ou o castelo de Neuschwanstein) saiba que na verdade o original dessas réplicas é 24 vezes maior!  As pessoas, os meios de transporte, os animais, tudo em miniatura, até as árvores são bonsais de verdade. 😉

Todas as réplicas são projetadas e executadas na oficina do próprio parque. Algumas levam meses para ficarem prontas. E todas são preparadas para enfrentar as grandes variações de temperatura (muito calor no verão e temperaturas negativas no inverno).

Um fato curioso é que o trenzinho em miniatura que o avô construiu para o neto anos atrás continua até hoje em funcionamento e percorre todo o parque, através de tuneis e pontes. E a cada nova expansão do parque, a ferrovia cresce junta. A casinha de bonecas da netinha também esta lá, logo na entrada do parque.

Ah, e já ia me esquecendo: muitas das réplicas são animadas ou possuem efeitos sonoros, como se estivessem “vivas” e fosse uma cidade que funcionassem de verdade.

A área do parque em si não é muito grande, mas a quantidade e a riqueza de detalhes fazem com que seja uma visita longa e muito divertida.

O parque também possui alguns personagens que encantam as crianças (e porque não os adultos também?). Ursinha Ana, Ursinho Gui, Bruxinha Ju e Limpador de chaminés.

Personagens Mini Mundo Gramado

Procurando hospedagem em Gramado? Utilize o banner do Booking localizado na lateral direita do blog, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

NOSSA VISITA

Nós estivemos no parque num fim de tarde da terça-feira de carnaval. Chegamos por lá umas 15:30 e logo nos embrenhamos numa visita guiada com o famoso guia Nelson Fernandes. Esse guia é famoso por ser bem brincalhão e simpático.

Vou explicar sobre a visita guiada: O parque não oferece visita por agendamento, e nem tem condições de atender a todos os visitantes com a visita guiada. Então o que acontece é que os guias de tempos em tempos (ao fim de cada visita) reúnem um novo grupo de pessoas que já estejam no parque e saem no passeio guiado. Durante o trajeto eles contam curiosidades sobre o parque e tiram fotos muito legais através de ângulos que transformam algumas fotos em ilusões de óticas.

Ilusões de ópticas Mini Mundo Gramado

Assim fizemos um passeio pelo mundo: Alemanha, Canadá, Porto Alegre, Ouro Preto, São Paulo, Bariloche, e até mesmo por Gramado.

Mini Mundo Gramado
Museu do Ipiranga, São Paulo.

Passeamos por igrejas, prefeitura, fábricas, portos, praias, casas, prédios, hotéis, clubes.

Mini Mundo Gramado

Apreciamos estradas, pontes, túneis, aeroporto e bondinhos aéreos.

Mini Mundo Gramado
Aeroporto de Bariloche

Vimos os Beatles, um casamento, alguns pequenos e inusitados acidentes e incidentes e até bloco de carnaval!

Mini Mundo Gramado
Olha o carnaval do Mini Mundo aí, gente!!!

O passeio é realmente muito divertido. E como eu disse antes, o legal é ficar apreciando cada detalhe.

Ah, na entrada do parque você pode pegar gratuitamente o jornalzinho do Mini Mundo. Lá você verá algumas notícias e fatos curiosos e poderá procurá-los pelo parque. Todos os pontos estão identificados.

A minha sugestão é fazer a visita guiada, que dura 1 hora aproximadamente, e depois retomar o trajeto sozinho analisando cada detalhe. Nessa brincadeira, nós levamos 2 horas pelo parque (e lembre-se que era nossa 3ª visita kkkk).

Terminamos com um agradável lanche na lanchonete e cafeteria.

Precisando alugar carro na Serra Gaúcha? Utilize o banner do Rentcars localizado na lateral direita do blog, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página você não paga nada a mais por isso e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

ESTRUTURA

Além de toda área das esculturas, o parque também conta com lojinha de lembrancinhas, cafeteria, parquinho infantil, banheiros, e tudo o mais que você possa precisar, visando sempre o conforto e a segurança.

Todo o trajeto durante o parque também é adaptado com rampas de acessibilidade.

LOCALIZAÇÃO

O Mini Mundo fica muito próximo do centro da cidade, pertinho do Lago Joaquina. Dependendo da sua localização é bem tranquilo ir caminhando, mas de carro também é fácil. E também conta com um ponto de parada do BusTour.

Endereço
Rua Horácio Cardoso, 291 – Gramado/RS

Contato
Fone: (54)3286-4055
E-mail: parque@minimundo.com.br
E-mail: minimundo@minimundo.com.br
Site: www.minimundo.com.br
Facebook Mini Mundo


Guia Gramado e Canela com Crianças

*Veja mais sobre a Serra Gaúcha:

GRAMADO COM CRIANÇAS – DICAS E ROTEIRO PELA SERRA GAUCHA.

PARQUE TERRA MÁGICA FLORYBAL / CANELA – SERRA GAÚCHA COM CRIANÇAS.

REINO DO CHOCOLATE CARACOL – A HISTÓRIA DO CHOCOLATE EM GRAMADO.

MINI MUNDO – RÉPLICAS 24 VEZES MENOR EM GRAMADO.

BONDINHOS AÉREOS E A CASCATA DO CARACOL – CANELA/RS.

MUNDO A VAPOR – CANELA/RS.

GRAMADO ZOO E PARQUE GAÚCHO – GRAMADO/RS


*Gostaria de agradecer ao Mini Mundo,  pelas cortesias nos ingressos, mas ressalto que todas as opiniões, recomendações e sugestões são baseadas em experiência própria.

Reservando através de algum link do programa de afiliados no nosso blog, você não pagará nada a mais por isso e ainda contribuirá com uma comissão para ajudar o blog a melhorar cada vez mais.*


Na hora de planejar e reservar as viagens, lembre-se que você pode fazer as reservas de hotéis, carros e seguro viagem diretamente no nosso blog. Você não paga nada a mais por isso e ainda contribui com uma comissão para ajudar o blog a melhorar cada vez mais.

Nós só indicamos os serviços que testamos e aprovamos.

22 comments

  1. Nossa que legal! Na verdade ainda não conheço Gramado, uma vergonha né, morando relativamente perto.Parece que deixamos os mais próximos para depois e vai ficando, ficando. Gostei da dica. Gramado está nos meus planos, vou anotar o link desse post para me inspirar quando estiver planejando minha viagem. 😉

    Curtido por 1 pessoa

  2. Só fui uma vez ao Mini Mundo, fiquei muito encantado com tantas obras em miniaturas, é um lugar mágico. A história da criação do Mini Mundo é emocionante. Fui no verão e estava muito, mas muito quente. Esse post me fez relembrar, obrigado por compartilhar. Parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s