Roteiro 4 dias em Cusco/Peru – 4º dia – Despedida de Cusco

*Viagem de casal em Junho de 2016.

Chegou nosso dia de nos despedirmos de Cusco. Dar um até logo a essa cidade encantadora e acolhedora. E voltamos para casa com “gostinho de quero mais”. Altos planos de levar a pequena quando tiver uns 13/14 anos. 🙂

E para terminarmos essa viagem de forma super confortável, ganhamos um presente que não esperávamos!

Lembram que contei que normalmente quando as pessoas saem de Cusco e vão para Machu Picchu as bagagens podem ficar no hotel em que retornarão? Praticamente todos os hotéis de Cusco possuem esse serviço e não cobram a mais por isso.

No nosso caso nós tínhamos 1 reserva de 1 noite para voltarmos para o hotel em que estávamos antes (Casa Andina Classic Cusco Plaza) mas, por alguma questão logística deles, nos ofereceram essa nossa última noite num hotel de categoria superior da rede, o Casa Andina Private Collection Cusco e para compensar o “transtorno” dessa troca de hotel, ainda nos disponibilizaram a luxuosa suíte! A localização desse hotel não me agrada tanto quanto a do hotel anterior, mas esse mimo no final da viagem foi perfeito. Voltar cansada da maratona de Machu Picchu e dormir naquela cama gigantesca me fez sentir importante! Kkkkk

Ah, detalhe: nossas malas foram transportadas pelo próprio hotel, não tivemos nenhum trabalho quando a isso. Chegamos do passeio, fomos diretamente para o novo hotel e nossas bagagens estavam lá nos esperando.

Procurando hospedagem em Cusco? Utilize o banner do Booking localizado na lateral direita do blog, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

+ Acesse também nosso post com as nossas dicas de Hospedagem.

Então, depois dessa merecida noite de descanso, passamos o último dia nos despedindo de Cusco. Nosso voo estava marcado para o último horário (17:00) . Tiramos esse dia para fazermos as atrações inclusas no Boleto Turístico que ainda não tínhamos visitado (e que não dependiam de guia).

Como era um Domingo eu já tinha verificado antes da viagem o que abria e o que não abria até para organizar o que poderia ser visitado nesse dia. Mas por uma coisa eu não contava: Era dia de eleição do Peru!!! E tivemos algumas surpresas quanto a isso (museus fechados e lei seca!!!).

Museu Koricancha

No nosso primeiro dia em Cusco visitamos o Templo Koricancha (que não está incluso no Boleto Turístico) e de lá de cima vimos o jardim do templo.

Os jardins fazem parte da visitação do Museu Koricancha e esse sim, está incluso no Boleto Turístico.

A entrada é subterrânea (o museu propriamente dito também) e lá dentro não pode tirar fotos. Mas é um museu sem muita informação especial, vale a visita já que não precisará pagar nada a mais por ele.

1-blog5
Museu Korikancha – Cusco – Peru

Na saída do museu, obrigatoriamente, terá acesso aos jardins. Uma área verde muito bem cuidada de onde é possível perceber claramente a diferença entre a parte Inca e a parte Espanhola do Templo de Koricancha. As paredes de pedra, na parte esquerda, fazem parte do que restou da construção Inca, e as paredes pintadas de branco, do centro para a direita, fazem parte da construção Espanhola edificada por cima do antigo templo Inca.

Museo de Historia Regional

Seguimos para visitar o Museo de Historia Regional, também incluso no Boleto Turístico.

Esse museu eu fazia questão de visitar. Tomei todo o cuidado de me certificar que ele abriria aos Domingos e deixei para esse último dia. Minha surpresa foi chegar e encontrar o Museu fechado! 😦 A única explicação que recebi foi que ele estava fechado devido às eleições. Não tenho nem ideia do motivo de fato, talvez fosse algum espaço para contagem de votos, sei lá. Mas isso me deixou realmente surpresa. Nunca imaginei fecharem um museu, numa cidade totalmente turística, por conta de eleições.

Mercado San Pedro

Fomos então tentar comprar as lembrancinhas da viagem. Lembrava que tinha lido sobre uma feirinha que funcionava aos Domingos, mas não sabia certinho onde. Depois de perguntar a alguns moradores locais e receber a resposta de que era longe, resolvemos tentar! (Eles tinham razão, era um pouco longe, mas nada impossível de chegar caminhando). Fica na Calle Santa Clara, logo após a Igreja de San Pedro.

mercado-de-san-pedro
Mercado de San Pedro – local ideal para comprar lembrancinhas de Cusco

Gente, esse é O LOCAL para comprar lembrancinhas. Chaveiros, canetas, chapéus, luvas, gorros, xales, tudo o que você possa imaginar! E num preço bem melhor do que qualquer outro local que eu tenha visto. (E aqui eu percebi que o artesanato de Chincheros é bem pega turista, já que encontrei os mesmos produtos por até metade do preço!!!).

São várias barraquinhas do lado de fora do mercado (não sei se funcionam todos os dias ou só aos Domingos) e vários stands dentro do prédio do mercado. Eu encontrei tudo o que eu queria comprar dentro do prédio.

Além da área com os produtos de lembrancinha, o mercado também tem uma ampla área de alimentação.

Com certeza vale e muito a visita!

Supermercado em Cusco

Jura que tem um supermercado no roteiro? kkkk

Claro que tem! Onde mais eu compraria Cusquenhas Negras e pó para preparo de Pisco para trazer para o Brasil?

Só tivemos um “pequeno” probleminha: lei seca por conta das eleições! Então a maioria dos restaurantes não estava vendendo bebida alcoólica desde a véspera e os grandes supermercados estavam com suas prateleiras de bebidas lacradas! Por pouco não ficamos sem trazer esses itens!

Por sorte em um pequeno supermercado, bem central, preparado para atender realmente aos turistas (e não aos moradores) pudemos comprar o que queríamos.

E o preço nesse supermercado estava melhor que nos supermercados maiores.

Então fica a dica: É um mercado pequeno, com uma placa de Market na frente, bem ao lado da igreja La Merced. 😉

E assim terminou nossa viagem! Caminhando e fotografando as últimas imagens de Cusco, da Plaza de Armas e de suas ruelas encantadoras.

plaza-de-armas-cusco
Plaza de Armas de Cusco e suas imponentes Catedrais.
ruelas-de-cusco
Ruelas que me encantaram em Cusco.

O nosso roteiro completo pelo Peru pode ser visto aqui!

+ Confuso para montar o roteiro? Que tal o Guia Peru: lugares incríveis para te ajudar? 202 páginas de muitas dicas e informações por apenas R$15,90. Para comprar, clique no banner abaixo.

Guia Peru Lugares Incríveis


Banner 2


+ Veja mais sobre o Peru:

PERU: ROTEIRO 7 DIAS E PRIMEIRAS INFORMAÇÕES

CHEGADA EM LIMA, PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS E PASSEIO POR MIRAFLORES

CENTRO HISTÓRICO DE LIMA

HUACA PUCCLANA E CHEGADA EM CUSCO

TEMPLOS E RUÍNAS INCAS EM CUSCO

VALE SAGRADO E CAMINHO PARA MACHU PICCHU

MACHU PICCHU – DICAS PRÁTICAS PARA ASSISTIR AO NASCER DO SOL NA CIDADE PERDIDA DOS INCAS

DESPEDIDA DE CUSCO

DICAS DE RESTAURANTES NO PERU – LIMA E CUSCO

DICAS DE HOSPEDAGENS NO PERU – LIMA, CUSCO E MACHU PICCHU

RESENHA E-BOOK PERU – LUGARES INCRÍVEIS

VIAGEM DE TREM DO VALE SAGRADO PARA MACHU PICCHU PELA INCA RAIL


*Esse é um blog independente e todas as opiniões, recomendações e sugestões são baseadas em experiência própria.Reservando através de algum link do programa de afiliados no nosso blog, você não pagará nada a mais por isso e ainda contribuirá com uma comissão para ajudar o blog a melhorar cada vez mais.*


Na hora de planejar e reservar as viagens, lembre-se que você pode fazer as reservas de hotéis, carros e seguro viagem diretamente no nosso blog. Você não paga nada a mais por isso e ainda contribui com uma comissão para ajudar o blog a melhorar cada vez mais.

Nós só indicamos os serviços que testamos e aprovamos.

15 comments

  1. Olá! Simplesmente AMEI seus relatos sobre a viagem! Irei em Agosto ou Setembro de 2018 e fiquei muito interessada no seu guia. Poderia me passar mais informações (valores)? Obrigada!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s