Plaza de Armas de Cusco/Peru

Peru: Roteiro 7 dias – Despedida de Lima, Chegada em Cusco.

*Viagem de casal em Junho de 2016.

E hoje começam as postagens da parte mais especial da viagem, aquela que todos aguardavam (e me cobravam). Começaremos a desbravar Cusco (o “umbigo mundo”).

Mas não sem antes nos despedirmos de Lima, de uma forma especial: visitando um sítio arqueológico bem no meio da capital do Peru.

Decidimos pegar o último voo de Lima para Cusco (15:30 pela Avianca) para podermos aproveitar com calma nosso último meio dia na capital.

Para não perder nenhuma postagem, que tal seguir o Vem que te Conto no Facebook, no Instagram e no Twitter?

Huaca Pucllana

Huaca Pucllana é um lugar que impressiona não só pelas suas características físicas como por suas informações históricas: É um grande sítio arqueológico, construído em formato semelhante ao de uma pirâmide, bem no meio do bairro de Miraflores, e que esteve escondido até o início da década de 80!!!

A visitação ocorre na parte restaurada da construção (aproximadamente metade da área total). E durante a visita é contada toda a história desde a origem até o abandono de Huaca Pucllana. Não vou contar detalhes para não perder a graça da visitação (sem spoilers kkk).

Toda a construção foi feita com tijolinhos de cerâmica produzidos manualmente na própria área do sítio. Ela foi construída em níveis que foram sendo superpostos com o passar dos anos. Não era como uma pirâmide comum, com áreas de acessos no interior. Em Huaca Pucllana cada novo nível soterrava o nível inferior. Como se pusessem fim a uma etapa passada.

Huaca Puclana - Lima/Peru
Huaca Pucllana – Lima/Peru
Huaca Puclana - Lima/Peru
Huaca Pucllana – Lima/Peru

Mas como uma construção dessas se manteve escondida? Os tijolos cerâmicos foram se desgastando com o tempo e quando o atual bairro de Miraflores passou a ser povoado pela população atual, a pirâmide parecia apenas um morro de terra! Ninguém imaginava que abaixo desse morro estivesse parte da história antiga dos ancestrais limenhos! Só no início da década de 80 ele foi descoberto e passou a ser restaurado (esse trabalho ainda não está nem perto de ser concluído).

Huaca Puclana - Lima/Peru
Huaca Pucllana – parte não restaurada – Lima/Peru

O Sítio funciona de quarta à segunda, de 9:00 às 17:00 e custa (junho/2016) 12 soles por pessoa.

Também existe uma visitação noturna de quarta a domingo, de 19:00 às 22:00 que parece ser muito bonita e custa (junho/2016) 15 soles por pessoa. Porém nessa visitação noturna não é permitida a subida no topo da pirâmide por questões de segurança.

Também em Huaca Pucllana funciona um restaurante bem conceituado de mesmo nome. Estava nos nossos planos do 1º dia em Lima, mas cancelamos devido ao nosso cansaço. 😦

Chegada em Cusco – aclimatação e primeiras providências:

Em nossa chegada ao aeroporto de Cusco fomos recebidos pelo nosso guia, contratado previamente, Juan Carlos, da Latin Travel.

Guia em Cusco

Pessoal, um guia em Cusco é essencial! São muitas construções Incas, muitos detalhes e sem um guia, por mais que você tenha estudado sobre o destino, fica tudo muito solto, muito vago.

Nós fizemos várias pesquisas, enviamos e-mail para mais de 10 agências e os valores variavam bastante! (Nesse post do SundayCooks você vai encontrar várias opções de guias e agências testadas por brasileiros). Acabamos optando pelo Juan Carlos pelo excelente valor cobrado. Para vocês terem uma ideia, nossos passeios privados (só eu e o marido – e o guia só para nós 2) custaram menos que muitas agências estavam cobrando para tours em grupo!

E não nos arrependemos! Passeios privados são excelente, otimizam o tempo e no caso do Juan Carlos (não posso falar por outros que não conheço) nos fazem vivenciar experiências fantásticas!

Claro que é possível contratar os passeios diretamente em Cusco. Existem inúmeras agências na região da Plaza de Armas e da Avenida El Sol. Mas ter que ficar de porta em porta pesquisando preço e qualidade do serviço, definitivamente, não é algo que nos agrade.

Explorando Cusco a noite

Nossa primeira hospedagem em Cusco foi no hotel Casa Andina Standard Cusco Plaza. Muito bem localizado, perto da Plaza de Armas e sem nenhuma ladeira no acesso. Escolha acertada.

Procurando hospedagem em Cusco? Utilize o banner do Booking localizado na lateral direita do blog, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

+ Acesse também nosso post com as nossas dicas de Hospedagem.

No primeiro dia em Cusco é recomendado andar devagar, não fazer passeios longos, pois a aclimatação é puxada, o mal de altitude pode te pegar de jeito! Cusco está a 3.400 metros de altitude! Ar bastante rarefeito para nós, simples mortais do nível do mar. 🙂

Então aproveitamos para trocar nossos vouchers do trem para Machu Picchu pelos tickets, já que a agência ficava bem próxima do nosso hotel. Nós fizemos nossa compra online pela Inca Rail.

Acima o mapa da região da Plaza de Armas de Cusco, localizando o Hotel e a loja da Inca Rail.

Depois ficamos fazendo hora para nossa reserva de jantar curtindo e apreciando a beleza da Plaza de Armas. Juro que não imaginava encontrar um local tão agradável e fotogênico!

Plaza de Armas - Cusco/Peru
Plaza de Armas de Cusco durante a noite.

Jantamos no La Ciccolina! Restaurante super recomendado. 10 entre 10 pessoas que jantam lá indicam o lugar. E realmente a comida é espetacular! (Não posso dizer o mesmo do atendimento, um tanto quanto frio e impessoal). Pensem numa comida maravilhosa! É lá que você vai encontrar! Mas prepare o bolso! 😦 Falamos dele no nosso post sobre restaurantes recomendados.

E como eu disse antes, primeiro dia em Cusco é para passeios leves. Então já era hora de voltar para o hotel e descansar para a maratona de sítios arqueológicos Incas que se iniciaria no dia seguinte! (E tenho que confessar que a falta de ar estava me deixando aflita!).


Para lembrar de nossos primeiros dias no Peru: 1º dia em Lima, 2º dia em Lima e Informações Gerais.

+ Confuso para montar o roteiro? Que tal o Guia Peru: lugares incríveis para te ajudar? 202 páginas de muitas dicas e informações por apenas R$15,90. Para comprar, clique no banner abaixo.

Guia Peru Lugares Incríveis


Banner 2


+ Veja mais sobre o Peru:

PERU: ROTEIRO 7 DIAS E PRIMEIRAS INFORMAÇÕES

CHEGADA EM LIMA, PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS E PASSEIO POR MIRAFLORES

CENTRO HISTÓRICO DE LIMA

HUACA PUCCLANA E CHEGADA EM CUSCO

TEMPLOS E RUÍNAS INCAS EM CUSCO

VALE SAGRADO E CAMINHO PARA MACHU PICCHU

MACHU PICCHU – DICAS PRÁTICAS PARA ASSISTIR AO NASCER DO SOL NA CIDADE PERDIDA DOS INCAS

DESPEDIDA DE CUSCO

DICAS DE RESTAURANTES NO PERU – LIMA E CUSCO

DICAS DE HOSPEDAGENS NO PERU – LIMA, CUSCO E MACHU PICCHU


*Esse é um blog independente e todas as opiniões, recomendações e sugestões são baseadas em experiência própria.Reservando através de algum link do programa de afiliados no nosso blog, você não pagará nada a mais por isso e ainda contribuirá com uma comissão para ajudar o blog a melhorar cada vez mais.*


Na hora de planejar e reservar as viagens, lembre-se que você pode fazer as reservas de hotéis, carros e seguro viagem diretamente no nosso blog. Você não paga nada a mais por isso e ainda contribui com uma comissão para ajudar o blog a melhorar cada vez mais.

Nós só indicamos os serviços que testamos e aprovamos.

28 comments

  1. Que super achar teu blog justamente agora que estou montando uma viagem pro Peru! Eu tava na dúvida se precisaria de um guia, e você me respondeu! Sabes se consigo contato com este teu guia facilmente? Só entrar em contato com a agência?

    Curtir

    1. Oi Ruth, os valores variam de acordo com o roteiro, quantidade de pessoas, datas. O ideal é entrar em contato com as empresas e fazer sua cotação atualizada.
      Obrigada por acompanhar nossas postagens. 😘

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s