Centro Histórico - Lima/Peru

Roteiro 2 dias em Lima/Peru – Centro Histórico de Lima

*Viagem de casal em Junho de 2016.

Hoje temos a continuação dos nossos passeios por Lima, capital do Peru. Nosso 2º dia foi dedicado, basicamente, a conhecer o Centro Histórico de Lima.

Mas antes de começar a relatar esse dia, preciso contar algo muito importante que me esqueci de acrescentar no posto do 1º dia: o trânsito de Lima é caótico!!!! Não existe preferência, é um entrando na frente do outro, muita buzina, muita loucura! Nunca vi algo parecido (só naqueles vídeos do transito na índia). Por isso nunca é recomendado alugar carro por lá. Não vale o stress.

E não pense que andando a pé estará livre! Preste muita atenção nos cruzamentos ao atravessar as ruas. Mesmo com o semáforo aberto para os pedestres. Os carros que vão no sentido reto, param no semáforo, mas os que dobram não param! Muita atenção, pois é realmente muito louco!

Para não perder nenhuma postagem, que tal seguir o Vem que te Conto no Facebook, no Instagram e no Twitter?

Centro Histórico de Lima – Peru

O bairro de Miraflores fica a 30 minutos de carro do Centro Histórico de Lima. Pedimos um táxi pelo hotel e pagamos 30 soles. Pedi que nos deixasse na Plaza Bolivar e o taxista não sabia onde ficava, ficou rodando o centro histórico até, finalmente, se localizar! – Já disse que os taxistas não usam GPS por lá???

Nosso Guia do Lonely Planet possui um roteiro do centro histórico de Lima para ser feito a pé e eu fiz uma adaptação para os nossos interesses.

  • Plaza Bolivar

Praça em frente ao Congresso Nacional onde está a estátua de Simón Bolívar: Libertador de seis países (Venezuela, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Bolívia) e a Cripta del soldado desconocido.

Nosso Guia Lonely Planet só esqueceu-se de avisar que essa praça é cercada com grades! A única forma de entrar nela é através da visita guiada ao Congresso Nacional.

  • Congresso Nacional (Palácio Legislativo)

Entrada grátis

Congresso Nacional - Lima/Peru
Congresso Nacional e Plaza Bolivar – Lima/Peru

Interessada em ir até a Plaza Bolivar, me aventurei a fazer a visita guiada do Congresso Nacional. O prédio é muito bonito, cheio de detalhes arquitetônicos, obras de arte, lustres, mosaicos, etc. O guia muito simpático, com muita informação da história do país. Realmente muito interessante para conhecer mais sobre o Peru. Porém, essa visita demora 1 hora! E atrasou bastante nossa programação do dia. Portanto, pensem bem se estarão dispostos a passar 1 hora conhecendo o Palácio do Congresso. Acredito que passe a valer a pena quando você possui mais dias em Lima e se programa para 2 dias no Centro Histórico (de fato, 2 dias seria o ideal!). Essa visita é muito procurada por grupos escolares.

  • Museo de La Inquisicion

Entrada grátis

Confesso que eu não estava nem um pouco animada a visitar esse museu, principalmente por sua descrição: “O museu funciona no prédio onde funcionou um das mais terríveis e cruéis instituições criadas pela Igreja Católica, o tribunal da Santa Inquisição. Criada pelos conquistadores espanhóis, durante 3 séculos o tribunal “julgou”, condenou e torturou milhares de Indígenas. Parte desta horrenda história é documentada e contada no Museu.”

Mas, já que a entrada seria grátis, resolvemos dar uma chance. E para nossa surpresa: fechado!!! Fechado para obras sem data para reabertura. (Nesse momento que escrevo esse post, conferi no site do Museu e continua fechado). 😦 (Conferido novamente em agosto/2017 e continua fechado para restauração, sem data para reabertura).

  • Parque de La Muralla

Seguimos nosso roteiro a pé, percorrendo o caminho até o Parque de La Muralla, onde podem ser observados “as ruínas da antiga muralha construída pelos espanhóis para defender a cidade contra ataques de piratas e inimigos da coroa espanhola”. Porém esse parque está fechado faz algum tempo e também sem previsão de reabrir. 😦

Procurando hospedagem em Lima? Utilize o banner do Booking localizado na lateral direita do blog, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

+ Acesse também nosso post com as nossas dicas de Hospedagem.

  • Convento de São Francisco

Entrada da igreja grátis e entrada das Catacumbas 10 soles por pessoa

Convento de São Francisco - Lima/Peru
Convento de São Francisco e Museu das Catacumbas – Lima/Peru

“O conjunto da Basílica Menor e Convento de São Francisco o Grande é um complexo arquitetônico religioso localizado em Lima, no Peru, na área do Centro Histórico da cidade, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Além destes prédios estão incluídos no conjunto a Igreja da Soledade e a Capela do Milagre, sendo todos exemplos superiores da arquitetura peruana do período colonial.”

A igreja do Convento de São Francisco é uma das maiores igrejas que já vi. Com uma arquitetura surpreendente e um interior riquíssimo. Vale muito conhecê-la.

A parte chata são os vendedores ambulantes de pinturas e mapas que são muito insistentes! São chatos mesmo! Ah, e os pombos também. Muitos pombos. Fizeram uma revoada no momento em que estávamos apreciando a belíssima fachada da igreja. Eu não gosto de pombos. 😦

Mas o mais legal dessa visita está escondido no subsolo. Em uma entrada na porta lateral ficam as “catacumbas”. 10 soles por pessoa, com visita guiada de 30 minutos em espanhol. Não pode fotografar. Se você for claustrofóbico, não vá! E se for alérgico, leve algo para proteger a respiração, pois o cheiro é um pouco forte.

Na época em que os espanhóis construíram as igrejas eles acreditavam que, se os mortos fossem enterrados abaixo destas, estariam mais próximos de Deus. Assim, foram enterradas milhares de pessoas. Até que a prática foi abolida, pois estava causando riscos de desmoronamento das construções. A quantidade de ossos encontrados é imensa! E, segundo a guia, muitos outros ossos estão ainda por baixo do piso, mas eles não veem mais necessidade em continuar as escavações por já terem todas as explicações necessárias.

No seu passeio pela igreja, preste atenção em algumas grades no chão. E quando visitar as catacumbas terá uma surpresa! *.*

  • Museo de Sitio Bodega y Quadra

Entrada 4 soles por pessoa

Museo Bodega y Quadra - Lima/Peru
Museo de Sitio Bodega y Quadra – Lima/Peru

Museu mais novo do centro de Lima e com uma história que, de fato, me encantou muito. A visita mais interessante depois das Catacumbas.

A guia nos explicou que a casa onde hoje se encontra o museu era uma casa “abandonada”, com famílias muito pobres vivendo em seu interior. No terreno nos fundos da casa seria construído um edifício de habitação popular para dar mais qualidade a essas famílias. Eis que durante as escavações para a construção descobriram restos de uma construção mais antiga ainda de Lima! A história mostra que, devido a tantos terremotos sofridos na capital, várias construções antigas foram sendo soterradas e as novas eram construídas por cima. Muito provavelmente foi o que aconteceu nesse caso.

A obra foi paralisada e os resquícios da antiga construção passaram a ser expostos na forma de “sitio arqueológico” e a antiga cada “abandonada” foi totalmente restaurada e hoje expõe os objetos encontrados nessa escavação.

Ah, o nome Bodega y Quadra representa o sobrenome da família dona da casa. 😉

  • Plaza de Armas/ Plaza Mayor

Apreciar e fotografar a belíssima arquitetura de influência espanhola, com seus balcões de madeira.

Plaza de Armas - Lima/Peru
Plaza de Armas – Lima/Peru
  • Parada para almoço no famoso restaurante Tanta, que será avaliado no post sobre restaurantes.
  • Palacio Arzobispal

Entrada 20 soles por pessoa + uma gorjeta para a guia em português.

Museo/Palácio Arzobispal - Lima/Peru
Museo/Palácio Arzobispal – Lima/Peru

“O Palácio Arquiepiscopal de Lima, capital do Peru, é a residência do Arcebispo de Lima e sede administrativa da Diocese de Lima. Está localizado na Plaza Mayor, no Centro Histórico de Lima, que é Patrimônio Mundial por declaração da UNESCO.”

A visita se resume a conhecer as acomodações da residência do Arcebispo de Lima. Com um pouco de esforço, aprendemos uma leve informação sobre a diferença entre as pinturas feitas pela escola Limenha e pela escola Cusquenha. Apenas isso! Ainda resolvemos testar uma guia em português. Um esforço sofrido para conseguir se comunicar!

Sinceramente? Depois de pagar 10 soles para conhecer as Catacumbas e apenas 4 soles para o Bodega y Quadra, fica impossível não achar 20 soles caríssimo! Só indico a visita se você realmente tiver muito interesse nas questões do catolicismo.

  • Catedral de Lima

Entrada 10 soles por pessoa.

Catedral de Lima/Peru
Catedral de Lima/Peru

Depois do tempo (e dinheiro) gasto do Palacio Arzopispal, desistimos de pagar para visitar mais uma igreja. Ficamos só apreciando a fachada.

  • Palácio do Governo

Palacio de Governo - Lima/Peru
Palacio de Governo – Lima/Peru

Ainda no entorno da Plaza de Armas, é possível visualizar o Palácio de Governo, mas a visitação deve ser agendada com 48 horas de antecedência.

* Todos os dias, às 11:45, acontece a troca de guarda. Infelizmente nos atrasamos e não conseguimos assistir. Eu assisti uma vez em Santiago no Chile e achei muito bonito. Não sei se a de Lima tem a mesma beleza.

Ainda tinha muuuiiiita coisa no nosso roteiro do Centro Histórico de Lima, mas devido ao cansaço e ao calor, acabamos perdendo nossa motivação de continuar o passeio. Mas fizemos os pontos principais, os que não podem deixar de ser visitados.

Ruas do Centro Histórico de Lima/Peru
Ruas do Centro Histórico de Lima/Peru

Pela primeira, e única vez nessa viagem, tivemos que pegar um táxi na rua. Pessoal, o que tem de táxi velho, caindo aos pedaços, chega a dar medo. Então, escolham um mais novinho. E lembrem-se, o valor não é exatamente tabelado, é negociado. Ao perguntar quanto seria o valor para retornarmos a Miraflores o motorista me solta: “Quanto você pagaria?”. Como pagamos 30 soles na ida, chutei um valor de 20 soles o qual ele não aceitou e sugeriu 25 soles. Achei ok.

Mas o pior foi o motorista não saber onde era o nosso hotel! Hotel famosinho, tá? Ele não sabia! E queria que EU tivesse um mapa para mostrá-lo. Por que não usam GPS??? Por fim, conseguimos identificar a proximidade com o nosso hotel e decidimos saltar do táxi na rua de trás para evitar maior perda de tempo.

Programação de Fim de tarde e noite em Lima – Peru:

Deixamos o fim de tarde destinado a assistir ao por do sol durante o chá da tarde servido no Restaurante La Rosa Nautica – aquele no píer mar adentro. 🙂

Restaurante La Rosa Nautica - Lima/Peru
Restaurante La Rosa Nautica – Lima/Peru

Pena que a neblina incessante de Lima não nos permitiu tamanho agrado.

Por do Sol - Lima/Peru
Por do Sol – Lima/Peru

A resenha do restaurante virá em breve está no nosso post sobre restaurantes. 😉

Aproveitamos para ver de perto o mar de Lima. Geladíssimo! Surfistas todos de neoprene. E a praia não é de areia, mas de pedriscos.

Praia - Lima/Peru
Praia – Lima/Peru

Nossa programação noturna seria um passeio de Bus Tour com a Mirabus que incluiria um city tour noturno pelo centro de Lima iluminado, terminando no Circuito Magico del Agua. http://www.mirabusperu.com/bus-panoramico/lima-de-noche-y-circuito-magico-del-agua/

Estava muito animada para fotografar o Centro a noite, além de apreciar as fontes coloridas do Parque del Agua.

Mas, infelizmente, estava tendo uma manifestação por conta das eleições Peruanas que ocorreriam naquele fim de semana seguinte e por questões de segurança a empresa cancelou todos os passeios. E nos aconselhou a não fazê-lo por contra própria. Claro que, mesmo com muita vontade, achamos melhor seguir o conselho dos moradores da cidade. 😦

E assim, um pouco frustrado, terminou o nosso segundo dia em Lima! Nosso dia seguinte já seria o voo para Cusco, mas não sem antes apreciar o Sitio Arqueológico de Huaca Puclana. Aguardem! =)

O nosso roteiro completo pelo Peru pode ser visto aqui! E para acompanhar nossa visitação ao Peru, nossa despedida de Lima e chegada em Cusco.


Banner 2


+ Veja mais sobre o Peru:

PERU: ROTEIRO 7 DIAS E PRIMEIRAS INFORMAÇÕES

CHEGADA EM LIMA, PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS E PASSEIO POR MIRAFLORES

CENTRO HISTÓRICO DE LIMA

HUACA PUCCLANA E CHEGADA EM CUSCO

TEMPLOS E RUÍNAS INCAS EM CUSCO

VALE SAGRADO E CAMINHO PARA MACHU PICCHU

MACHU PICCHU – DICAS PRÁTICAS PARA ASSISTIR AO NASCER DO SOL NA CIDADE PERDIDA DOS INCAS

DESPEDIDA DE CUSCO

DICAS DE RESTAURANTES NO PERU – LIMA E CUSCO

DICAS DE HOSPEDAGENS NO PERU – LIMA, CUSCO E MACHU PICCHU


*Esse é um blog independente e todas as opiniões, recomendações e sugestões são baseadas em experiência própria.Reservando através de algum link do programa de afiliados no nosso blog, você não pagará nada a mais por isso e ainda contribuirá com uma comissão para ajudar o blog a melhorar cada vez mais.*


Na hora de planejar e reservar as viagens, lembre-se que você pode fazer as reservas de hotéis, carros e seguro viagem diretamente no nosso blog. Você não paga nada a mais por isso e ainda contribui com uma comissão para ajudar o blog a melhorar cada vez mais.

Nós só indicamos os serviços que testamos e aprovamos.

28 comments

  1. Aline, adorei seu relato, fiquei besta com os valores e também por ter que pagar para visitar as igrejas… Eu particularmente fujo de museus, nem aqui em São Paulo onde vivo me recordo da última vez que entrei em um… mas é super bacana para conhecermos a história e raízes do país que estamos visitando, não é? A cidade é linda e pelas fotos me fez lembrar um pouco o Chile… Adorei! Bjs e sucesso!

    Curtir

  2. Que legal o roteiro! Olha tô querendo fazer um mochilão que inclua o Peru e até então nenhum post tinha me convencido a conhecer Lima. Pelo seu post, achei uma cidade bastante histórica e como curto história estou tentada a acrescentá-la na minha viagem. heheheh

    Curtir

  3. É muito comum ouvir as pessoas dizendo que em Lima não tem nada pra fazer, aí eu fico pensando, em que Lima estes caras estiveram??? Lima é uma cidade muito legal, cheia de coisas pra ver! Eu gostei muito!!! Que delicia foi relembrar minha passagem por lá através de seu excelente post! Que pena que estava fechado o museu da Inquisição, eu gostei bastante, apesar de ser realmente muito sinistro… Um abraço!

    Curtir

  4. Adorei Seu post sobre Lima. Estive em Lima 5 dias em 2014 e fiquei boba de ver o caos no transito e o estado dos onibus. Eu e meu marido circulamos de BRT um onibus que anda em via expressa. So pegamos taxi para transfer para aeroporto ja contratado daqui, tipo Uber. Adorei rever Lima atraves do Seu post.

    Curtir

  5. Fiquei curiosa para ver essa troca da guarda em Lima. Vi a de Santiago do Chile e até gravei tudinho. Muito linda mesmo!

    Adorei as dicas do Peru. Tá aí um lugar bacana e nada caro para render uma boa história de viagem. 🙂

    Beijos!

    Curtir

  6. Ahh o Peru.. somos doidos para conhecer o país. Ele está no top da nossa listinha! Infelizmente ainda não conseguimos visitar, mas salvei seu post aqui. Adorei seu roteiro e só me deu mais vontade ainda de ir!! Espero que a visita seja em breve! =)

    Curtir

  7. Quando estive em Lima, fiquei três dias e não consegui entrar nos prédios todos. São tão lindos, e as suas fotos me deixaram com vontade de voltar lá para entrar em casa um deles! A Plaza de Armas também é um dos lugares mais bonitos do Peru. Fiquei curiosa pela resenha do restaurante! 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s