Petrópolis - RJ

PETRÓPOLIS / RJ – ROTEIRO 2 DIAS

*viagem de 5 adultos e 2 crianças em janeiro de 2016.

Sempre tive vontade de levar minha filha a Petrópolis e sempre adiei esse passeio por ser uma viagem muito demorada (aproximadamente 6 horas de carro) para pouco tempo no destino.

Aproveitando que em Janeiro estaríamos uns dias no Rio, decidimos subir a serra para fazer nossas 24 horas em Petrópolis.

Roteiro de 2 dias em Petrópolis:

Petrópolis tem a vantagem de ter todos os seus principais pontos turísticos localizados no Centro Histórico o que facilita muito fazer todo o percurso a pé.

Eu sou “a louca do Google maps”. Não faço nenhuma viagem sem consultá-lo, sem traçar rotas (a pé ou de carro), sem ver as distâncias e os tempos previstos, e tudo o mais que o Google Maps possa me oferecer.

Para não perder nenhuma postagem, que tal seguir o Vem que te Conto no Facebook, no Instagram e no Twitter?

Então não podia ser diferente: coloquei todos os pontos turísticos de cada dia em um mapa e assim ficou:

Dia 1 em Petrópolis:

Nesse dia saímos cedo do Rio, por volta de 8:30.

Em nossa chegada à Petrópolis, nossa primeira parada foi no Hotel Quitandinha para já aproveitarmos a manhã, antes do check in no hotel. Indico que esse passeio seja feito realmente na chegada à cidade, ou na saída da cidade, pois ele fica fora do Centro Histórico, assim fica melhor para otimizar o tempo e os trajetos. Já temos um post sobre o  Quitandinha.

Saindo do Quitandinha, fomos ao hotel fazer nosso check in e guardar o carro, passamos no Museu Imperial para comprar os ingressos e seguimos para o almoço em um self-service no centro da cidade.

Após o almoço retornamos para seguir nosso roteiro que incluía o Museu Imperial, a Câmara Municipal, o Palácio da Princesa Isabel, o Palácio Rio Negro, a Casa de Santos Dumont, o Relógio de Flores, o Museu de Cera, a Praça 14 Bis e o Palácio de Cristal. Tudo planejado para ser feito a pé, com tranquilidade:

Dia 2 em Petrópolis:

Nosso segundo dia seria destinado ao “lado direito” do hotel. Faríamos a Catedral São Pedro de Alcântara, a Igreja Luterana, a Casa da Ipiranga e o Parque Natural Municipal de Petrópolis.

Um passeio mais leve, pois sairíamos de Petrópolis logo após o almoço para descermos a serra cedo e ainda dar uma parada do novo Premium Outlet da BR 040.

Hospedagem em Petrópolis – Hotel CasaBlanca Imperial.

Como seria pouco tempo na cidade, queria um hotel bom e confortável, com piscina para as crianças se refrescarem no fim do dia (era janeiro, previsão de calor!), com estacionamento e bem localizado para facilitar o deslocamento. E com preço adequado, lógico!

Não pensem que foi fácil escolher!!! Algumas opções não tinham estacionamento, outras não tinham piscina e muitas cobravam os olhos da cara!

Para minha surpresa achamos uma ótima promoção do CasaBlanca Imperial no booking. E o melhor: ao lado do Museu, o que facilitaria (e muito!) nossa ida ao Espetáculo Som e Luz a noite com as crianças.

O hotel é bom, os quartos são espaçosos, banheiro grande, cama confortável.

Mas o hotel possui 2 alas. Uma no prédio antigo (prédio histórico) e outra numa construção mais nova nos fundos. Não sei qual o critério para alocar as famílias nas alas. Minha família ficou na ala nova. Mas a família de amigos ficou na ala antiga.

Nessa ala antiga estranhamos o sistema do elevador muiiiiito lento, o que fazia ser infinitamente mais rápido descer de escada. Além do quarto deles ter sido numa espécie de 2º andar/ sótão, com o pé-direito do quarto (altura) reduzindo conforme a inclinação do telhado. Também não tinha janela, só um pequeno basculante. O quarto era uma graça, parecia quarto de filme! Só que um tanto quanto claustrofóbico. Então, se puderem, peçam para ficar na ala dos fundos. 😉

Procurando outras opções de hospedagem em Petrópolis? Utilize o banner do Booking localizado na lateral direita do blog, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

Refeições em Petrópolis.

Aqui em casa amamos pizza! Sempre que viajamos vamos atrás da melhor pizza da vida! Além de ser prático, rápido, e agradar as crianças.

Em Petrópolis não foi diferente e, seguindo indicações, conhecemos o Restaurante do Luiggi. Na verdade são 2 restaurantes: a a La carte e o de rodízios.

Fomos no a La carte. Ambiente bonito e aconchegante. Pizza DI-VI-NA! (quero de novo!!!) e o preço super normal.

Vale muito a pena!

Nossas impressões sobre Petrópolis.

  • Sou simplesmente apaixonada pela subida da Serra de Petrópolis. Acho essa estrada linda! E para minha surpresa e felicidade, apesar dessa viagem ter sido em Janeiro, pegamos uma linda neblina. *.*

Acima tem um pequeno vídeo de como estava a subida da serra nesse dia.

  • Nossa primeira parada em Petrópolis, no Quitandinha, mereceu uma postagem só para ele. Pode conferir aqui.
Quitandinha - Petrópolis/RJ
Palácio Quitandinha – Petrópolis/RJ
  • O Museu Imperial também merece uma postagem só para ele. Farei em breve =)
Museu Imperial - Petrópolis/RJ
Museu Imperial – Petrópolis/RJ
  • A Praça da Águia fica bem em frente ao Museu Imperial, onde hoje funciona a câmara de vereadores de Petrópolis.
  • Nesse momento do passeio as crianças já estavam cansadas de andar. Então trocamos o nosso passeio a pé pela Rua da Imperatriz, por um passeio de trenzinho.

O trenzinho sai em frente ao Museu Imperial e custava (se não me engano) R$12,00 por adulto. As crianças não pagaram.

Esse trenzinho faz todo o trajeto principal, passando pela casa da Princesa Isabel, pelo Palácio de Cristal, pela Praça 14 Bis, retornando ao Museu Imperial. E o que achei bem legal é que o motorista e o cobrador fazem o papel de guias: ficam com um microfone contando histórias rápidas de várias casas durante o percurso. No fim, achei até mais interessante do que se tivéssemos feito tudo a pé.

Mas nós não queríamos simplesmente retornar ao museu. Queríamos descer na Praça 14 Bis para visitar a casa de Santos Dumont, o relógio de Flores e o museu de cera. Então combinamos com eles que desceríamos na Praça e no retorno do trem, na nova volta que ele daria, eles nos pegariam na praça novamente para terminarmos o percurso.

Mas isso não foi possível, pois no nosso retorno, enquanto esperávamos pelo trem, desabou uma senhora chuva! E acabamos voltando ao hotel de táxi, não completando nosso passeio. 😦

  • A casa de Santos Dumont, apesar de bem pequena e de ser uma visita rápida, também vai ganhar uma postagem só para ela. Parecia bem diferente da casa que eu havia visitado quando criança. A visita é realmente muito rápida, afinal, a casa é minúscula. Mas muito interessante, principalmente para as crianças que ficam bem curiosas com a escada que só tem espaço para 1 pé de cada vez 🙂 Ao final da visitação é feita uma apresentação de um filme contando um pouco da história de Santos Dumont. Excelente visita cultural.
Casa de Santos Dumont - Petrópolis/RJ
Casa de Santos Dumont – Petrópolis/RJ
  • O relógio de Flores, que já foi cartão postal da cidade, está abandonado. Como ele fica em frente ao prédio da PUC, não sei se a responsabilidade pela conservação e manutenção é da Prefeitura ou da Universidade. Mas em todo caso, não vale mais nenhuma foto. 😦
Relógio de Flores - Petrópolis/RJ
Relógio de Flores – Petrópolis/RJ
  • Desistimos de visitar o Museu de Cera na bilheteria. Achamos o preço de R$32,00 por adulto alto para o que se propõe (valor de Janeiro/2016). Havíamos visitado o museu de cera de Orlando poucos meses antes e achamos que não valeria a pena repetir por esse valor.
  • Retornamos para a praça esperar o trenzinho, quando caiu a chuva que falei anteriormente e voltamos de táxi para o hotel para nos arrumarmos para jantar e depois assistir ao espetáculo Som e Luz no Museu Imperial. Esse espetáculo é maravilhoso. Achei bem emocionante. Dá uma sensação que você está participando ao vivo de uma parte da história do Brasil. 🙂
  • Infelizmente a chuva não deu trégua durante o fim do dia, nem a noite, e amanheceu o dia seguinte ainda com bastante chuva. O que nos fez abortar todo o roteiro do dia 2 e descer a serra antes do almoço. 😦 Assim, acabamos por ver a Catedral de São Pedro de Alcântara de longe.
Catedral São Pedro de Alcântara - Petrópolis/RJ
Catedral São Pedro de Alcântara – Petrópolis/RJ

E as nossas 24 horas em Petrópolis terminaram com gostinho de quero mais. E sem chuvas da próxima vez!!!


+ Outros passeios pelo Rio de Janeiro:

Passeio pelo Museu do Amanhã

Museu do Palácio Quitandinha/Petrópolis

Penedo: Dicas e Restaurantes

Penedo: Passeios e Hospedagem

Ecoturismo no Parque Nacional do Itatiaia

Dica de Hospedagem em Búzios: Pousada Pontal da Ferradura


*Esse é um blog independente e todas as opiniões, recomendações e sugestões são baseadas em experiência própria. Reservando através de algum link do programa de afiliados no nosso blog, você não pagará nada a mais por isso e ainda contribuirá com uma comissão para ajudar o blog a melhorar cada vez mais.*


Na hora de planejar e reservar as viagens, lembre-se que você pode fazer as reservas de hotéis, carros e seguro viagem diretamente no nosso blog. Você não paga nada a mais por isso e ainda contribui com uma comissão para ajudar o blog a melhorar cada vez mais.

Nós só indicamos os serviços que testamos e aprovamos.

23 comments

  1. Eu adoooro Petropolis, já fui sozinha, com amigos, viagem de casal, com turmas quando dava aula no Rio de Janeiro e recentemente levamos amigos gringos quando fomos ao Brasil.
    Simplesmente um local que vale a pena, é lindo e agradável!

    Adoro!

    Curtir

  2. Petrópolis é realmente uma gracinha de lugar né.
    Eu sempre quis conhecer fui a pouco tempo e fiz um roteiro bem rápido também, na verdade fiquei morrendo de vontade de ficar mais tempo curtindo aquele climinha gostoso.
    Adorei o post, ótimas dicas

    Curtir

  3. Que lugar mais gracinha! Nunca estive, mas só pela sua experiência e as fotos, já deu pra sentir que é um lugar que vale a pena conhecer. Quem sabe numa próxima ao Rio eu também faça uma parada por lá! 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s